Quinoa: como ela fará você comer menos ainda.

Quinoa: como ela fará você comer menos ainda.

11 de maio de 2016

A quinoa é conhecida como um superalimento, o que significa que possui alto nível de nutrientes, muito maior do que outros alimentos comuns.

Sua composição conta com uma rica quantidade de proteínas, fibras e minerais.

No entanto, não contém glúten, o que confere à quinoa um diferencial, e para muitas pessoas, uma vantagem.

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Neste artigo você vai descobrir: 

1- Qual o principal benefício da quinoa para emagrecer

2- Por que a quinoa não é bem um cereal

3- A imensa quantidade de nutrientes contidos nela

4- Os benefícios das fibras da quinoa

5- As vantagens do baixo indice glicêmico da quinoa

6- Por que, apesar de tudo, a quinoa deve ser apreciada com moderação por quem quer emagrecimento

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7- Por que a quinoa pode atrapalhar a absorção de alguns minerais, e como evitar isso. 

E para quem deseja emagrecer, a quinoa pode ser ainda mais benéfica, pois ela é um cereal que causa saciedade, além de combinar com diferentes receitas, inclusive no preparo de saladas.

À bem da verdade, o mais correto seria dizer que a quinoa é um “pseudo-cereal”, pois se trata de uma semente que pode perfeitamente ser preparada e consumida de maneira similar aos grãos.

Quinoa – um superalimento nutritivo e completo.

Embora seja consumida há milhares de anos, apenas recentemente é que ela se tornou popular.

Em uma xícara de quinoa cozida, é possível encontrar 8 gramas de proteína, 5 gramas de fibra, além de altos níveis de manganês, magnésio, fósforo, folato, cobre, e em quantidades menores, mas nem por isso menos significativas, ferro, zinco, potássio e vitaminas B1, B2 e B6.

A quinoa possui também pequenos níveis de cálcio,vitamina B3 e vitamina E.

Essa mesma xícara da semente possui no total 222 calorias, sendo que apenas 4 gramas são de gordura e 39 gramas de carboidratos.

Outra vantagem da quinoa é que normalmente ela é cultivada organicamente, o que garante a sua alta qualidade.

Principais benefícios da quinoa. 

quinoa

Além de ser fonte de uma série de nutrientes, outro benefício do quinoa é que a semente contém substâncias bioativas, as potentes quercetina e kaempferol.

Esses componentes são moléculas de flavonóides, antioxidantes muito benéficos para a saúde, e estão em altas concentrações nas sementes de quinoa.

As suas propriedades são: anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena, bem como antidepressiva, segundo resultados preliminares de estudos.

Quando a semente é consumida crua, os benefícios são ainda maiores, já que ao cozinhar, a quinoa perde parte de seus nutrientes.

Assim, a quinoa crua possui entre 10 e 16 gramas de fibra a cada 100 gramas.

Por outro lado, a maior parte das suas fibras é insolúvel, sendo que são as fibras solúveis que conferem mais benefícios para a saúde.

Elas também estão na quinoa, mas em quantidade menor.

A fibra solúvel pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuir o colesterol e colaborar para a perda de peso.

Confira o papel das fibras na alimentação no infográfico abaixo:

infografico quinoa fibras

Clique na imagem para ampliar

Já quem não pode ingerir glúten ou mesmo prefere diminuir a sua ingestão, encontra na quinoa uma opção poderosa para incluir na sua alimentação.

Ela é realmente uma das melhores, pois quem opta por esse tipo de alimentação deve ingerir alimentos que são naturalmente sem glúten.

Além disso, a quinoa é muito rica em proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa, mas que o corpo humano não produz.

Nesse sentido, a proteína dessa semente é vista como um tipo completo, diferente de muitos outros alimentos de origem vegetal, que são deficientes em certos aminoácidos essenciais, como a lisina.

Efeitos positivos para a saúde. 

Já que a quinoa é um superalimento, os seus benefícios não param por aqui, sendo que ele possui um índice glicêmico baixo.

Isso quer dizer que a semente tende a elevar de forma mais lenta os níveis de açúcar no sangue, e em última análise, combatendo problemas como o diabetes e doenças do coração.

indice glicemico quinoa

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Outra vantagem em consumir a semente é que devido a essa característica, é um alimento que sacia a fome por mais tempo, mais um motivo para entrar na dieta de quem deseja emagrecer.

Por outro lado, a quinoa é rica em carboidratos e por isso deve ser consumida de forma moderada, combinando com outras farinhas integrais na preparação de bolos e pães, por exemplo.

Já pessoas que não precisam perder peso podem aderir à quinoa e desfrutar de seus outros tantos benefícios para a saúde.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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Como citado anteriormente, a semente conta com uma grande variedade de minerais, porém, vale ressaltar que nem todos os alimentos possuem essa mesma poderosa combinação.

Hoje em dia, é muito comum que no cardápio diário de um indivíduo faltem muitos minerais de extrema importância para o bom funcionamento do organismo, como é o caso do magnésio.

Pouco se fala dele, mas a sua relevância para a saúde é comprovada.

O mesmo acontece com o potássio, zinco e ferro.

E como um último alerta, a quinoa também possui o chamado ácido fítico, o qual pode atrapalhar a absorção desses minerais pelo organismo.

Para evitar que isso aconteça, uma dica é fazer a imersão da quinoa antes de cozinhar, o que vai reduzir o teor de ácido fítico e fazer estes minerais mais biodisponíveis para o corpo.


 

Referências:

1- Nutrition facts and functional potential of quinoa (Chenopodium quinoa willd.), an ancient Andean grain: a review.

2- Gastrointestinal effects of eating quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) in celiac patients.

3- Quinoa: Nutritional, Functional and Antinutritional Aspects.

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