Saladas para emagrecer: Você vai passar a gostar após ler esse texto.

Saladas para emagrecer: Você vai passar a gostar após ler esse texto.

18 de dezembro de 2015

Fazer dieta, emagrecer, regimes e afins, todos esses termos acabam remetendo a um tipo de refeição, que no caso, são as saladas para emagrecer.

Usamos as saladas para emagrecer com propriedade, pois trata-se de uma refeição, dependendo de como é preparada, com baixíssimo teor de calorias, alto teor de fibras, e principalmente, muito nutritiva.

Neste artigo, conheceremos um poucos mais sobre o porquê do uso de saladas para emagrecer ser uma escolha bastante inteligente, e no final, deixaremos 2 receitas de deliciosas saladas para o seu cardápio.

banner método emagrecimento fácil

Além disso, você vai descobrir:

1- Quais vegetais são mais ricos em fibras, e como estas ajudam a emagrecer

2- Como as fibras também reduzem a formação de um “fenômeno” que faz você engordar

3- O que adicionar na sua salada para fazê-la uma verdadeira refeição balanceada

4- Por que você deve colocar algumas gorduras na salada

5- Por que batatas, pães e frutas devem ser adicionados com extrema moderação à salada

6- Os perigos dos molhos prontos

banner método emagrecimento fácil

7- As melhores opções de molhos para sua salada

8- Uma dica para montar seu prato e torná-lo emagrecedor já de cara

 

Benefícios das saladas para emagrecer

Um dos principais benefícios das saladas para emagrecer está na presença abundante de fibras.

Vegetais como alface, brócolis, repolho, couve e outros, são bastante ricos nessas fibras, que além de prover uma saciedade prolongada (o que diminui a fome), ainda reduzem a velocidade de absorção tanto de glicose (proveniente dos carboidratos) como de gorduras, o que por si só já é bastante benéfico para o emagrecimento.

Ainda sobre fibras e glicose, essa absorção mais lenta da glicose impede a formação de picos de insulina.

Esses picos acabam mandando uma mensagem para o corpo armazenar nutrientes, e isso pode acabar acontecendo como acúmulo de gordura.

Além disso, os picos de insulina provocam a redução rápida dos níveis de glicose no sangue, e seu corpo vai responder a isso com um negócio chamado “fome”.

Deu para ver onde isso acaba, não?

Adicionalmente a essa maior saciedade, os componentes das saladas geralmente tem baixíssimo teor de calorias. Pense só, poucas calorias e satisfaz. Não poderia ser melhor para emagrecer!

 

Aumentando o valor nutricional

saladas para emagrecer

Procure adicionar proteínas e gorduras saudáveis na sua salada.

Quando pensamos em saladas para emagrecer, geralmente focamos só nos vegetais utilizados.

Só estes vegetais já vão trazer uma série de nutrientes diversos, que no final das contas, acabam por prover um melhor balanceamento da sua alimentação.

E uma alimentação balanceada é crucial para impedir que seu organismo manifeste a falta de algum nutriente – e uma das formas que ele usa para tal, chama-se fome.

E com a adição de alguns outros nutrientes, em especial proteínas e gorduras saudáveis, sua salada torna-se uma refeição mais do que completa.

Tanto as proteínas como as gorduras saudáveis irão lhe proporcionar ainda mais saciedade, pois estes nutrientes são digeridos mais lentamente.

Bons exemplos de proteínas para adicionar em suas saladas para emagrecer são: frango, ovos, queijo e atum.

E quanto às gorduras saudáveis (monoinsaturadas), adicionar nozes e sementes, e regar com um pouco de azeite proverá estas gorduras.

Com moderação, é claro, porque afinal, são saudáveis, mas ainda são gorduras.

Cuidado com outros ingredientes

Um ingrediente muito usado em saladas é a batata.

Porém, rica em carboidratos, ela se encaixa no grupo de alimentos que devem ser utilizados com extremo cuidado nas saladas para emagrecer.

Aqui também se incluem pães e massas.

Isso por causa da considerável quantidade calórica que os carboidratos destes alimentos possuem, o que aumenta a chance de formar picos de insulina e acumular gordura.

Se for adicionar algum carboidrato na sua salada, dê preferência aos integrais ou aqueles de baixo indice glicêmico, como a batata-doce.

Vale também uma palavra sobre a famosa salada de frutas: a imensa maioria das frutas contém açúcar, então não deve ser utilizada com frequência.

Por fim, sobre os molhos: fuja dos molhos industrializados.

Eles podem até ser saborosos, mas são ricos em tudo aquilo que você deve evitar, inclusive sódio e gorduras insalubres.

Maionese também deve ser evitada.

Se fizer questão de um molho na sua salada, uma boa dica é fazer em casa.

Por exemplo, um molho interessante para salada é feito com uma mistura de iogurte desnatado e alho amassado.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

O vinagre é uma boa pedida, assim como o azeite, que além de dar sabor, ainda tem gorduras saudáveis, como já citado anteriormente.

Concluindo e Receitas de saladas para emagrecer

As saladas para emagrecer são aliadas muito interessantes, porque fornecem uma refeição baixa em calorias e ao mesmo tempo, bastante nutritiva, além de saciente.

E mesmo que no começo você precise se acostumar, especialmente se seu padrão alimentar era, digamos, bem ruim, com o tempo seu paladar se adaptará, e você passará a ter prazer em preparar e comer suas saladinhas.

E claro, sem esquecer a melhor orientação de todas: nós abordamos aqui as saladas como refeições isoladas ou como substitutas de suas refeições comuns, mas na verdade elas devem ser parte integrante de todas – ou quase – as suas refeições.

Lembre-se de encher metade do seu prato com legumes e verduras sempre, e assim sobrará menos espaço para você colocar coisas menos recomendadas no seu prato.

Para encerrar, deixamos a receita para duas ótimas saladas para emagrecer.

Salada simples

Ingredientes
2 cenouras
1 alface americana
1 beterraba
1 tomate sem pele e sem semente
1 cebola cortada em rodelas ou picada

Molho
1 colher de sopa de azeite extra virgem de oliva
2 a 3 colheres de vinagre

Modo de preparo:
Lave bem todos os ingredientes. Rasgue as folhas do alface para que fiquem menores. Rale as cenouras e a beterraba. Pique o tomate. A cebola pode ser cortada em pedacinhos ou em rodelas, como preferir. Juntar tudo. Misturar o azeite e o vinagre em uma xícara e despejar sobre a salada.

Salada de feijão fradinho com atum

Ingredientes

250 g de feijão fradinho
2 latas de atum em água
1 pimentão amarelo pequeno picado
1 dente grande de alho amassado
1 cebola média bem picada
1 colher de sopa de óleo
1 tomate sem peles e sem sementes picados
1/2 lata de milho
1/2 xícara de chá de ervilhas frescas
Salsa picada a gosto
Azeitonas verdes a gosto
2 ovos cozidos picados
Azeite e sal a gosto
1 colher de sopa de vinagre branco

Modo de Preparo

Na panela de pressão coloque o óleo e o alho amassado. Espere dourar e acrescente o feijão. Cubra com água, acrescente sal a gosto e deixe cozinhar. Sem cozinhar muito, desligue o fogo, lave o feijão na água fria, escorra e deixe esfriar. Quando esfriar bem, coloque-o em uma tigela grande e tempere com sal, azeite e vinagre. Acrescente o atum escorrido e amassado grosseiramente, a cebola picada, o tomate, o pimentão, as azeitonas e a salsa à gosto. Misture tudo. Acrescente os ovos cozidos e cortados, misturando delicadamente. Coloque a salada em um refratário, decorando a gosto. Leve para gelar e sirva, regando com azeite.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Uma pessoa comentou aqui

  1. “Amei a matèria,enriquecera-me,em termos de conhecimento.Amo salada,mas,nao sabia como tornà-la,menos calòrica.
    Obrigada

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *