Sementes de chia: como esse super alimento melhorará sua saúde em 1000%.

Sementes de chia: como esse super alimento melhorará sua saúde em 1000%.

20 de Janeiro de 2016

Se existe um alimento que de uns tempos para cá entrou de vez para o grupo dos mais badalados, tanto em matéria de saúde como de emagrecimento, são as sementes de chia.

E não poderia ser diferente, elas possuem inúmeros nutrientes que são benéficos para seu corpo e seu cérebro.

Neste artigo você vai descobrir:

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1- De onde vem a chia, e por que ela era tão importante na alimentação de povos antigos

2- Os componentes nutricionais que tornam a chia tão nutritiva

3- 8 benefícios incríveis da chia para sua saúde

4- Por que as sementes de chia vão te ajudar a emagrecer

5- Por que é tão fácil incluir a chia na sua dieta

6- Como a chia pode ajudar a combater o diabetes tipo 2

7- 3 formas para incluir a chia na sua alimentação

Curiosidades sobre as sementes de chia

Acredita-se que a chia é originária do México, onde as civilizações a consumiam desde antes do descobrimento e conquista da América pelos europeus.

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Ela era colhida em sua forma selvagem, e então convertida numa forma comestível.

Então ela foi domesticada, e isso acabou levando obviamente ao seu cultivo.

Não era utilizada apenas como alimento, sendo também usada como oferenda aos deuses, e também como óleo base para tinrura corporal.

Com o passar dos anos, as sementes de chia adquiriram importância vital para as economias pré-Colombianas.

Mas por que era tão importante?

Basicamente porque, em comparação com outros alimentos, a semente de chia têm um valor nutricional extremamente superior.

Vamos dar uma olhada em alguns dos nutrientes contidos em 100g de sementes de chia:

 

Calorias: 472 kcal

Proteínas: 16g

Gorduras: 26,25g

Fibras: 38g

Carboidratos: 47,87g

Fibras: 38g

Vitamina B1: 0,87mg

Vitamina B2: 0,17mg

Vitamina B3: 5,82mg

Vitamina B5: 0,94 mg

Vitamina B9: 114 mcg

Vitamina C: 15,7 mg

Vitamina A: 36 UI

Cálcio: 529 mg

Magnésio: 77 mg

Fósforo: 604 mg

Potássio: 1031 mg

Sódio: 39 mg

Zinco: 5,32 mg

Cobre: 1,66 mg

Manganês: 1,36 mg

 

Eis o porquê de a chia ter sido um alimento importantíssimo para as culturas pré- Colombianas.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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E pela mesma razão, ela acabou se tornando um produto natural que, sempre que possível, deve ser incorporado na sua alimentação diária.

 

Confira então 8 benefícios das sementes de chia.

sementes de chia e seus benefícios

 1. Possuem uma quantidade enorme de nutrientes e poucas calorias;

Apesar do aspecto pequeno, as sementes de chia são riquíssimas em nutrientes.

Como já descrito na tabela nutricional acima, uma porção de sementes de chia (28g), contém impressionantes 11g de fibras, 4g de proteínas, 9g de gorduras, e diversos minerais como cálcio, manganês, magnésio, fósforo, zinco e potássio, além de vitaminas B1, B2 e B3. E tudo isso com apenas 137 calorias, e se considerarmos que as fibras são calorias não digeridas, esse número cai para 101 calorias.

2. As sementes de chia são recheadas de antioxidantes;

Os antioxidantes obtidos na alimentação combatem a produção de radicais livres, que podem danificar as moléculas celulares, e com isso contribuir para o envelhecimento precoce e aparecimento de doenças como o câncer. E as sementes de chia possuem muitos antioxidantes, cuja função na semente é proteger o conteúdo gorduroso.

3. Possuem alto teor de fibras;

As fibras são um tipo especial de carboidrato. Seria um carboidrato do bem, grosso modo, porque não aumenta a glicose no sangue, não dispara picos de insulina e com isso também não engorda, além de melhorar a função intestinal, diminuir a absorção especialmente de gorduras, e promover mais saciedade, fazendo você comer menos no total.

Uma porção de sementes de chia contém 12g de carboidratos, sendo que 11g são de fibras. Logo, são bastante adequadas para dietas que requerem redução de carboidratos, como a cetogênica.

4. São ricas em proteínas de qualidade;

As sementes de chia possuem 14% do seu peso compost de proteínas, o que é bem alto, se comparado a outras plantas. E como já sabemos, uma ingestão adequada de proteínas é capaz de reduzir o apetite e tentações alimentares em até 60%.

5. Elas ajudam você a emagrecer;

Este item é um somatório dos quatro anteriores. Prover muitos nutrientes, antioxidantes, ser rica em fibras e proteínas, faz das sementes de chia grandes aliados em qualquer processo de emagrecimento.

Entretanto, não espere um milagre. É óbvio que isso deve ser associado a um processo de reeducação alimentar e prática de atividades físicas.

6. Elas ajudam a fortalecer os ossos;

As sementes de chia são ricas em nutrientes que são importantes para a saúde dos ossos. Isso inclui cálcio, magnésio e proteínas. Uma porção de chia pode prover 18% das suas necessidades diárias de cálcio, e a chia pode ser uma fonte de cálcio importante para pessoas que não comem derivados do leite.

7. Elas atuam de forma eficaz no combate ao diabetes tipo 2;

Em um estudo realizado com pacientes portadores de diabetes tipo 2, metade deles recebeu 37g de sementes de chia, e a outra metade, 37g de farelo de trigo, durante 12 semanas. Os que receberam as sementes de chia apresentaram melhoras em diversos parâmetros, como pressão arterial, marcadores inflamatórios, e redução de um fator de risco, conhecido como vWF, em 21%. 

8. É muito fácil incluir sementes de chia na sua dieta.

Considerando que a praticidade é um fator que limita a adesão de muita gente à programas de reeducação alimentar, este benefício das sementes de chia tem que ser incluído aqui.

O fato de as sementes de chia terem gosto absolutamente neutro permite que você as adicione a praticamente qualquer coisa. E elas também não precisam ser tostadas, o que facilita ainda mais o preparo.

Seja comendo-as cruas, misturando em sucos ou shakes, adicionando em alimentos cozidos, espalhando por cima de cereais, iogurtes e afins, ou ainda, elas também podem ser usadas para engrossar molhos. O fato é que essa facilidade toda vai acabar aumentando dramaticamente o valor nutricional de sua refeição.

Enfim as sementes de chia podem geralmente ser incluídas de qualquer maneira.

Deixamos aqui alguns métodos, no entanto, incluindo três opções perfeitas para torná-la parte da sua rotina diária:

  • Opção # 1: Mergulhe as sementes em água, porque isso faz com que elas se tornem uma espécie de caldo gelatinoso sem gosto. Você também pode misturá-la com sucos vegetais ou shakes.
  • Opção 2: Estas sementes podem também ser secadas e moídas, o que produz uma farinha com um sabor intenso, conhecido pelo nome de pinole. Você pode fazê-la como uma sobremesa.
  • Opção # 3: As sementes de chia podem ser simplesmente comidas cruas ou salpicadas em saladas, assim como é feito com o gergelim.

Referências:

1- The Promising Future of Chia, Salvia hispanica L.

2- Chia seed supplementation and disease risk factors in overweight women: a metabolomics investigation.

3- Phytochemical profile and nutraceutical potential of chia seeds (Salvia hispanica L.) by ultra high performance liquid chromatography.

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4 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Nos sabemos como é difícil , mas si paramos para observar temos inúmeras coisas a avaliar e aceitar que podemos cambiar na nossa dieta diária , sei que a tentações e muitas coisas gostosas mas priorizo a mia saúde tentando o equilíbrio quando as minhas condições econômicas permitem, e quando não tento evitar ao máximo diminuendo a quantidade e seleçionando as opções menos caloricas.

  2. Sinto muita fome a noite

  3. Olá!
    Já lí em alguns outros lugares que a chia não traz benefício algum pra nós se consumida crua porque nosso corpo não é capaz de degradá-la. Isso é verdade?
    Nestes lugares a sugestão era consumí-la somente através da hidratação das sementes.
    Desde já, obrigada!

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