Série: Desculpas esfarrapadas para não emagrecer (quem vive fazendo dieta ou viaja muito não pode deixar de ler).

Série: Desculpas esfarrapadas para não emagrecer (quem vive fazendo dieta ou viaja muito não pode deixar de ler).

21 de agosto de 2015

E aqui estamos com o segundo episódio da série sobre desculpas esfarrapadas, onde nós facilitaremos sua vida, ao desconstruir e demolir, de forma lógica, essas justificativas que as pessoas dão para seus tropeços, e que acabam se tornando verdadeiras sentenças de fracasso.

Aqui vão mais duas desculpas:

“Tentei muitas dietas e estou com medo de tentar de novo e falhar”

Mulher usando desculpa para não iniciar o processo emagrecer.

Medo de falhar faz com que você desista de continuar tentando perder peso.

Esta desculpa é diferente porque indica que você não está satisfeita com seu peso atual e que gostaria de fazer algo a respeito. Esta é a parte boa.

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Porém… É uma desculpa muito perigosa em alguns níveis. Primeiro, e mais importante, é sinal que você já vinha utilizando essa desculpa para simplesmente desistir. Isto claramente leva à inação, e continuação no caminho da mediocridade e infelicidade. Se você está lendo este post, esperamos que não esteja sequer pensando em desistir. Lembre-se que a diferença entre o vencedor e o perdedor é que o primeiro simplesmente não desistiu. Vale lembrar que não é raro alguém estar a poucos centímetros ou minutos de conseguir o seu tão sonhado resultado, e sem saber disso, a pessoa desiste. Tão perto…

Conforme já explicamos anteriormente, no artigo “Por que dietas não funcionam”, sem as informações adequadas sobre esse assunto, a chance de falha é imensa, e fica cada vez mais difícil. Primeiro porque a cada fracasso, você registrou em sua mente uma série de mensagens negativas, como “não consigo fazer dieta”, “não tenho força de vontade” e afins. Dessa forma, seu cérebro vai trabalhar contra você, da próxima vez, e será ainda mais fácil se desmotivar, ou sequer começar. Segundo, porque como explicamos no mesmo artigo, cada vez que você emagrece e volta a ganhar peso, você provavelmente perdeu músculo e ganhou gordura, e com menos músculos, a tarefa é dificultada.

Só que agora é diferente: Você já possui essas informações e sabe exatamente o que fazer, diferente das vezes anteriores!

O medo de falhar é na verdade uma ilusão, na qual as pessoas não estão verdadeiramente com medo de falhar (E quem nunca falhou numa dieta?). Estão apenas com medo de não saber como obter sucesso, algo que agora você já sabe.

Um outro ponto de vista interessante é assumir a falha como parte do aprendizado. Em qualquer área da vida humana, cometer erros, e assumir a responsabilidade por eles, sempre foi uma das melhores formas de evoluir. Aceite seus erros e fracassos, e passe a encará-los como feedback, ou seja: “ok, errei aqui, mas o que posso aprender com isso para não fazer mais?”.

Pode apostar que da próxima vez, você estará melhor preparada para superar isso. Claro, alguns erros são pré-requisitos para outros, por exemplo, se você não sabe o básico da tabuada (e quem nunca errou nisso e aprendeu com os erros?), é óbvio que não chegará no nível de resolver uma regra de três simples. Deixar de errar (e aprender) a tabuada impediu você de errar na regra de três, e também impediu você de evoluir, quem sabe até um ponto onde você não cometerá mais erros e será um físico nuclear de renome, por exemplo. Ou então, voltando ao nosso tema principal, alguém que emagreceu com sucesso!

E finalizando: Desta vez você não estará fazendo uma simples dieta, mas mudando completamente seus hábitos e sua mente. Pode pesquisar por aí, quem emagreceu com sucesso usou essa fórmula, aplicável a todo e qualquer ser humano. Aplique, erre o quanto puder, descubra e pare de cometer os erros, e o sucesso é mera questão de tempo!

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“Eu viajo muito”

Viajar muito é uma desculpa utilizada para não começar a dieta.

A chance de entrar em uma rotina engordativa é grande. Aproveite as oportunidades para manter sua saúde e perder peso.

Mas que maravilha! Muitas pessoas ficariam com inveja que você pode viajar e elas não.
Quando estamos em viagens, alguns fatos podem nos distrair e tirar o foco do emagrecimento. Por exemplo:

  • Comemos mais o que normal;
  • Fazemos menos exercícios e ficamos menos ativos;
  • Vamos mais a restaurantes;
  • Bebemos mais álcool que o normal;
  • As refeições tendem a ser menos saudáveis.

Tudo o que citamos acima faz parte de comportamentos que saem do seu processo de perda de peso, e a quebra de sua rotina “emagrecedora” contribui imensamente para tal.

O que você precisa ter em mente é tentar manter o processo de perda de peso durante a viagem. Claro, mais fácil dizer do que fazer, mas ter esse princípio em mente já é o primeiro passo.

Algumas dicas que podem ajudar enquanto você estiver viajando:

  • Aproveite toda e qualquer oportunidade para caminhar ou correr;
  • Verifique se o seu hotel tem academia ou piscina. E use-os;
  • Alugue uma bicicleta e pedale pela vizinhança;
  • Tome cuidado com os cafés da manhã suntuosos;
  • Se você gosta de pular corda, leve a sua. 10 minutos pulando corda é um ótimo exercício;
  • Capriche nos vegetais em suas refeições;
  • Se está onde tem praia, corra na areia, nade, faça alguma atividade;
  • Não use a viagem como desculpa para “justificar a grana que paguei nas refeições” ou “encher a pança às custas da empresa”;
  • Dependendo de onde estiver, você pode pagar para usar uma academia nos arredores;
  • Se você exagerar em um dia, controle-se no seguinte;
  • Cuidado com as refeições nos aeroportos;
  • Evite o álcool nos aviões.;
  • Controle as porções que come! Sempre;
  • Se possível, planeje de antemão o que vai comer, de forma que não saia pegando a primeira coisa que aparece em sua frente;
  • Faça com que os outros saibam o quão importante é o seu programa de emagrecimento;
  • Evite locais onde existam buffets fartos;
  • Escolha uma acomodação que tenha cozinha, assim você controla seus alimentos;
  • Se o hotel não tiver academia, você pode malhar no quarto mesmo. Polichinelos, abdominais, flexões, agachamentos, exercícios de resistência com elásticos, tudo isso pode ser feito enquanto assiste televisão;
  • Vá ao supermercado assim que chegar ao hotel, compre o que precisa (e deve) comer, e leve para seu quarto.

Concluindo, você viu que existem inúmeras medidas e soluções que podem ser utilizadas para combater essa desculpa esfarrapada sobre viajar muito. Basta estar consciente e assumir a responsabilidade de controlar o seu destino.

E se ainda duvidar, pense conosco: Artistas de cinema, modelos, atletas, executivos, pilotos de avião, militares, famosos da TV, em todo o mundo, também viajam bastante. E a maioria é magra e saudável.

O que eles estão fazendo, que você não faz?

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Sim, eu quero.

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