Sinais de cetose: os 10 principais

Sinais de cetose: os 10 principais

9 de novembro de 2017

Saber os sinais de cetose é importante para muitas pessoas que seguem a dieta low carb ou cetogênica.

Afinal de contas, o fato de você estar seguindo a dieta não garante necessariamente que você tenha conseguido entrar no estado de cetose, onde você utiliza gordura como combustível e se tudo correr bem, facilita o uso da sua gordura corporal para esse fim.

Então volta e meia eu pego muita gente me perguntando “como sei se estou em cetose”.

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Por isso trago aqui os 10 principais sinais que você está em cetose. Ou não.

Vamos lá

 

Conheça os 10 sinais de cetose mais comuns

 

Sinal 1 – Mau hálito

sinais de cetose

Amigão, sinto cheirinho de emagrecimento aqui…

É um dos mais clássicos sinais de cetose.

Muitas vezes, as pessoas relatam mau hálito quando atingem a cetose completa.

Na verdade, é um efeito colateral comum.

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Muitas pessoas em dietas cetogênicas e dietas semelhantes, como a dieta de Atkins, relatam sentir um gosto ruim na boca, ou halitose plena mesmo.

Isso é causado por níveis elevados de cetona no seu sangue.

O culpado específico é a acetona, uma cetona que é eliminada pelo corpo através de urina e respiração.

Embora este mau hálito possa ser indesejado para sua vida social, pode ser um sinal positivo para sua dieta.

Algumas alternativas para aliviar o problema incluem escovar seus dentes várias vezes por dia, ou usar chiclete sem açúcar.

Se você estiver usando chiclete ou outras alternativas, como bebidas sem açúcar, verifique a quantidade de carboidratos contida.

Estes podem elevar os níveis de açúcar no sangue e reduzir os níveis de cetona. Daí você resolve o problema do mau hálito, mas reduz a eficácia de cetose e emagrecimento.

O mau hálito geralmente desaparece após algum tempo na dieta. Não é uma coisa permanente.

 

Sinal 2 – Perda de peso (inicialmente rápida)

sinais de cetose

Aeeeee, agora vai!

Dos sinais de cetose, esse é o que todo mundo deseja.

As dietas cetogênicas, juntamente com dietas normais de baixo teor de carboidratos, são altamente efetivas para perda de peso.

Em todos os estudos nos quais são comparadas com dietas com maior teor de carboidratos, elas vencem.

E você provavelmente terá perda de peso de curto e longo prazo ao mudar para uma dieta cetogênica.

Perda de peso bem acelerada inclusive pode ocorrer durante a primeira semana da dieta.

Embora algumas pessoas acreditem que isso é perda de gordura, é principalmente devido ao consumo dos carboidratos armazenados no organismo, que retém muita água consigo. Com sua eliminação, essa água é perdida.

Então é comum ver as pessoas felizes da vida com a perda de peso, mas pode apostar que 90% desse peso foi de água.

Gordura se perde de forma mais lenta. Não se empolgue no começo, porque esse ritmo não se sustenta.

Após a queda rápida inicial no peso, você deve continuar a perder gordura corporal de forma consistente, desde que fique com a dieta e permaneça em déficit calórico.

 

Sinal 3 – Aumento de cetonas no sangue

sinais de cetose

Eu meço suas cetonas, vamos furar esse dedo?

Tá na cara que um dos sinais de cetose tem que ser o aumento delas no sangue.

Uma das características de uma dieta cetogênica é a redução dos níveis de açúcar no sangue e um aumento nas cetonas.

À medida que avança para uma dieta cetogênica, você começará a queimar gorduras (e corpos cetônicos) como principais fontes de combustível.

O método mais confiável e preciso para medir a cetose é medir seus níveis de cetona no sangue usando um medidor especializado.

Ele mede os níveis de cetona calculando a quantidade de beta-hidroxibutirato no sangue.

Esta é uma das cetonas primárias presentes na corrente sanguínea.

De acordo com alguns especialistas sobre a dieta cetogênica, a cetose nutricional é definida como as cetonas de sangue variando de 0,5-3,0 mmol / L.

Medir as cetonas no sangue é a maneira mais precisa de testar e é usado na maioria dos estudos de pesquisa.
No entanto, o principal inconveniente é que requer uma pequena picada para extrair sangue do dedo, bem como acontece com os diabéticos que precisam medir a glicemia sanguinea.

Um kit de teste também tem um custo relativamente alto, e depois também há o preço das fitas específicas. Que também não são muito fáceis de se encontrar no Brasil.

Por esta razão, a maioria das pessoas apenas realizará um teste por semana, ou a cada duas semanas.

Ou então tentam realizar a aferição pelas fitas de urina, que têm um probleminha, como veremos no sinal a seguir.

 

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Sinal 4 – Aumento de cetonas na respiração ou urina

sinais de cetose

Isso é um aparelho para medir cetonas na respiração.

Outra maneira de medir os níveis de cetona no sangue é um analisador de respiração.

Monitora a acetona, uma das três cetonas principais presentes no seu sangue durante a cetose.

Isso ajuda a dar uma idéia sobre os níveis de cetona do seu corpo, uma vez que mais acetona deixa o corpo quando se encontra em cetose nutricional.

O uso de analisadores de sopro de acetona demonstrou ser bastante preciso, mas menos preciso do que o método do monitor de sangue.

Mas eu nunca vi esses medidores sendo comercializados no Brasil

Outra boa técnica inicialmente é medir a presença de cetonas na urina diariamente com tiras indicadoras especiais.

Estes também medem a excreção de cetona através da urina e podem ser um método rápido e barato para avaliar seus níveis de cetona diariamente.

No entanto, eles não são considerados muito confiáveis.

E com o tempo, perdem a sensibilidade.

Isso porque existem 3 cetonas que nosso organismo produz, e a cetona específica que é detectada pelas tiras tem sua produção reduzida à medida que o corpo permanece em cetose por periodos mais prolongados (semanas).

Ou seja, você estará em cetose, mas a fita deixa de detectá-la, justamente porque seu corpo parou de produzir a cetona pega pela fita.

Mas as outras cetonas estão lá, firmes e fortes.

 

Sinal 5 – Queda do Apetite

sinais de cetose

Isso sim é o programa Fome Zero!

Muitas pessoas relatam diminuição da fome enquanto seguem uma dieta cetogênica.

E isso se deve, dentre outros fatores, à ingestão de alimentos mais saciantes e à supressão hormonal de mecanismos que promovem a sabotagem dos sinais de fome do seu organismo.

Ou seja, os sinais que suprimem a fome começam a funcionar de verdade e você deixa naturalmente de comer como um boi.

Na minha opinião, dentre todos os sinais de cetose, o aparecimento específico desse sinal é uma bênção tão grande que, se você aproveitar os benefícios (leia-se não ficar comendo por comer), pode até esquecer o significado de cetose que vai emagrecer tranquilamente.

 

Sinal 6 – Aumento do foco e da energia

sinais de cetose

Foco, foco e foco

Muitas vezes, as pessoas relatam uma espécie de torpor cerebral, cansaço e sensação ruim ao iniciar uma dieta muito baixa em carboidratos.

Isso é conhecido como “gripe low carb” ou “gripe cetogênica”. O que não deixa de ser um dos sinais de cetose.
No entanto, as pessoas que estão em dietas cetogênicas de longa duração geralmente relatam maior foco e energia.

Quando você inicia uma dieta baixa em carboidratos, seu corpo deve se adaptar para queimar mais gordura em combustível, em vez de carboidratos.

Quando você entra em cetose, uma grande parte do cérebro começa a usar cetonas em vez de glicose.

Mas pode levar alguns dias ou semanas para que isso comece a funcionar corretamente.

As cetonas são uma fonte de combustível extremamente potente para o cérebro.

Eles até foram testadas em um ambiente médico para tratar doenças cerebrais e condições tais como concussão e perda de memória. Sem falar nos conhecidos efeitos de redução de crises de epilpesia.

Portanto, não é surpresa que praticantes de dieta cetogênica ou low carb, no longo prazo, relatem maior clareza e que melhoraram a função cerebral.

A eliminação de carboidratos também pode ajudar a controlar e estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Pensou naquela leseira após se entupir de sorvete ou doce? Pois é.

Isso pode aumentar o foco e melhorar a função cerebral.

 

Sinal 7 – Fadiga de curto prazo

sinais de cetose

Vai um cafezinho aí?

A mudança inicial para uma dieta cetogênica pode ser um dos maiores problemas para os novatos.

Seus efeitos colaterais bem conhecidos podem incluir fraqueza e fadiga.

Isso muitas vezes faz com que as pessoas abandonem a dieta antes de entrar em cetose completa e colherem muitos dos benefícios a longo prazo.

Esses efeitos colaterais são naturais.

Depois de várias décadas de correr em um sistema de combustível à base de carboidratos, seu corpo é forçado a se adaptar a um sistema diferente. De forma súbita.

Como você pode esperar, esta adaptação não ocorre do dia para a noite.

Normalmente requer 7-30 dias antes de você estar plenamente adaptado à cetose.

Mas vai passar.

 

Sinal 8 – Queda de curto prazo no desempenho físico

sinais de cetose

É por pouco tempo, não desista.

Conforme discutido acima, a remoção de carboidratos pode levar ao cansaço geral no início.

Isso inclui uma diminuição inicial no desempenho de atividade física.

É principalmente causada pela redução das reservas de glicogênio dos seus músculos, que fornecem a principal e mais eficiente fonte de combustível para todas as formas de exercícios de alta intensidade.

Depois de várias semanas, muitos praticantes da dieta afirmam que seu desempenho retorna ao normal.

Em certos tipos de esportes e eventos de ultra-resistência, uma dieta cetogênica pode realmente ser benéfica.

Há também alguns benefícios adicionais, principalmente uma maior habilidade para queimar mais gordura durante o exercício.

Um estudo famoso descobriu que os atletas que passaram para uma dieta cetogênica queimaram até 230% mais de gordura quando se exercitaram, em comparação com atletas que não estavam em dieta cetogênica.

Embora seja improvável que uma dieta cetogênica possa maximizar o desempenho para os atletas de elite, uma vez que você se torne adaptado às gorduras, deve ser suficiente para exercícios gerais e esportes recreativos.

 

Sinal 9 – Problemas digestivos

sinais de cetose

Daqui não saio, daqui ninguém me tira.

Esse sinal não é uma consequência direta da cetose, mas está incluido no pacote.

Uma dieta cetogênica geralmente envolve uma mudança importante nos tipos de alimentos que você come.

Problemas digestivos como constipação e diarréia são efeitos colaterais muito comuns no início.

Um dos motivos é que a qualidade dos nutrientes que você ingere aumenta demais.

Ao invés de porcarias e outras coisas contidas nos alimentos, que tendem a aumentar o bolo fecal e passar reto, você agora comerá nutrientes que serão absorvidos com mais eficiência.

E se você absorve mais… Elimina menos.

A maioria dessas questões deve diminuir após o período de transição, mas pode ser importante ter em mente diferentes alimentos que podem estar causando problemas digestivos.

Além disso, certifique-se de comer uma abundância de vegetais saudáveis com baixo teor de carboidratos.

Eles são baixos em carboidratos, mas ainda possuem muita fibra.

E essa quantidade de fibra pode fazer toda a diferença no seu ritmo de eliminação fecal.

Sinal 10 – Insônia

sinais de cetose

…35801, 35802, 35803, 35804, 35805…

Um grande problema para muitas pessoas com dieta cetogênica é dormir, especialmente quando eles mudam sua dieta pela primeira vez.

Muitas pessoas relatam insônia ou acordam à noite quando eles primeiro reduzem seus carboidratos drasticamente.

No entanto, isso geralmente melhora em questão de semanas.

Muitas dietas cetogênicas de longo prazo afirmam que dormem melhor do que antes depois de se adaptarem à dieta.

Porém uma dieta com teor muito baixo de carboidratos (menos de 20g por dia) pode causar insônia de uma forma persistente.

E nesse caso, os efeitos da insônia podem jogar contra o emagrecimento.

Será preciso, caso a insônia persista, aumentar um pouco a ingesta de carboidratos.

 

Concluindo sobre sinais de cetose

Vários sinais e sintomas importantes podem ajudá-lo a identificar se você está manifestando sinais de cetose.

Em última análise, se você está seguindo as diretrizes de uma dieta cetogênica e você permanece consistente, então você deve estar sob alguma forma de cetose.

Se você quer uma avaliação mais precisa, controle os níveis de cetona em seu sangue, urina ou respiração semanalmente.

Dito isto, se você está perdendo peso, curtindo sua dieta cetogênica e se sentindo mais saudável, então não há necessidade de obsessão com os níveis de cetona.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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