Spinning: Benefícios, história, e o incrível guia que vai garantir emagrecimento rápido e diversão ilimitada sem causar dano aos seus joelhos.

Spinning: Benefícios, história, e o incrível guia que vai garantir emagrecimento rápido e diversão ilimitada sem causar dano aos seus joelhos.

4 de Janeiro de 2016

Hoje você vai conhecer mais sobre o spinning,  benefícios de sua prática, sua história, orientações, etc. 

Pedalar em uma bicicleta ergométrica pode ser bastante tedioso.

Mas e se acrescentássemos algumas variações na intensidade e ritmo das pedaladas, na sua posição (sentado ou em pé) na bicicleta, colocássemos uma música energizante e tudo isso orientado por um profissional que está lá para estimular você a gastar um número enorme de calorias, durante 45 minutos a uma hora?

banner método emagrecimento fácil

Neste artigo você vai descobrir:

1- Por que o spinning queima tantas calorias (e quantas)

2- Como o spinning pode promover queima prolongada de gordura e elevar seu metabolismo

3- Como surgiu o spinning

4- Uma descrição detalhada do treino de spinning

5- Quais os equipamentos necessários

6- Um guia prático de como ajustar sua bicicleta

banner método emagrecimento fácil

7- E por que a questão dos danos que supostamente o spinning poderia causar aos seus joelhos é um tanto quanto falaciosa

Spinning: Benefícios

O primeiro benefício do spinning é óbvio: por ser uma atividade com pelo menos 30 minutos de duração e bastante exigente, promove intensa queima de calorias.

Uma hora de spinning pode fazer você gastar entre 500 a 700 calorias, dependendo da intensidade.

Ou seja, spinning emagrece.

O spinning também tem características semelhantes a exercícios intervalados de alta intensidade, e com isso, pode aumentar a queima de gordura por tempo considerável mesmo depois do exercício.

Sua capacidade respiratória e condicionamento físico também terão melhora considerável se você praticar spinning regularmente.

E como qualquer atividade física, atua na melhora da saúde e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso, você fortalecerá e definirá melhor as pernas, glúteos, panturrilha e também o abdomen, e como você já deve saber, além de uma melhor definição corporal, mais músculo eleva o metabolismo e ajuda a emagrecer mais rápido.

História do spinning

O spinning é um treino feito em bicicletas ergométricas, criado pelo sul africano Jonathan Goldberg, conhecido como Johnny G.

Ele era um ciclista que estava treinando, em 1987, para uma corrida de cross-country entre Los Angeles e Nova York, e num treino noturno, quase foi morto em uma estrada.

Ali ele teve a ideia de fazer o treinamento noturno dentro de casa, em uma bicicleta fixa no chão.

E posteriormente, simulando as dificuldades de uma pedalada ao ar livre, adaptou e desenvolveu um programa de treinamento comercial, que ficou conhecido como spinning.

 

Como é o treino de spinning?

spinning beneficios

Normalmente essas aulas estão no programa da imensa maioria das academias.

E costumam ser bastante disputadas.

Dentro de uma sala, estão diversas bicicletas ergométricas adaptadas para esse tipo de treino, em fileiras.

À frente da sala, fica o professor, com uma bicicleta voltada para os alunos, onde ele pode subir para demonstrar o ritmo ou postura que quer.

O som ambiente é feito com música energizante, e normalmente o professor prepara as músicas de acordo com os diferentes ritmos de pedalada que vão acontecer durante a aula.

Essa variação do treino acontece porque as bicicletas permitem alteração de carga e velocidade, assim como elevação de tronco.

Isso porque o guidom possui diferentes níveis de pegada.

Ou seja, em alguns momentos, você vai pedalar em pé, em outros, sentado.

Em alguns momentos terá que fazer muita força para pedalar, em outros, poderá pedalar acelerado.

Isso permite toda uma combinação de cargas, velocidades e posições, que variam os estímulos e esforços, criando um treino exigente e nada monótno.

E claro, o objetivo é forçar o aluno a se esforçar ao máximo, simulando percursos imaginários, como uma subida îngreme de montanha, ou uma reta longa.

 

Equipamentos necessários e como ajeitar sua bicicleta

O mínimo básico são roupas adequadas para a prática de qualquer atividade física.

É desejável ter um frequencímetro, para calibrar o esforço exercido, de acordo com as suas necessidades.

Os assentos da bicicleta podem ser desconfortáveis para algumas pessoas, e nesses casos, existem capas de assentos em gel para colocar por cima do assento da sua bicicleta e gerar mais conforto.

Quanto aos calçados, podem ser usadas sapatilhas apropriadas para pedalar, ou tênis comum.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Um cuidado importante é colocar os cadarços do tênis para dentro, para impedir que eles se enrosquem nos pedais e causem acidentes.

Também é importante, por ser um exercício intenso, manter a sua hidratação.

O professor vai orientar você a se hidratar nos intervalos, por isso, leve a sua garrafinha com água.

Existe um suporte para ela na parte da frente da bicicleta. E ter uma toalha para enxugar o suor.

Agora é hora de aprender a ajeitar sua bicicleta:

1- Fique de pé ao lado da bicicleta e posicione o banco para que esteja à altura dos seus quadris. Quando você sentar na bicicleta, seus joelhos deverão ficar em leve flexão, no ponto mais baixo da pedalada.

2- Agora ajeite a distância do banco em relação ao guidão. A medida é do seu antebraço, ou seja, do cotovelo até a mão na posição fechada. Quando sentar, confira se o joelho passa da linha da ponta do pé, o que não pode ocorrer.

3- A altura do guidão também é importante, e deve ficar mais alto que o banco, com a pedalada confortável.

4- Os pedais possuem fitas de segurança, onde você deve encaixar seus pés e regular o ajuste com firmeza.

Condromalácia patelar e spinning, pode?

Um último ponto é sobre as articulações, especialmente a dos joelhos.

No geral, o fortalecimento muscular ao redor de qualquer articulação melhora o deslizamento e com isso diminui a possibilidade de dores ou outras consequências.

Muitas pessoas deixam de praticar spinning por causa de uma condição chamada condromalácia (ou condropatia) patelar, por acharem que o spinning vai agravar essa condição.

O que realmente ocorre é que uma pessoa com um pouco de condromalácia começa a fazer spinning, sente dores, e acaba parando.

Com isso ele logo rotula que não pode fazer spinning por dores no joelho, e justifica que isso vai piorar a condromalácia.

Mas como o fortalecimento muscular, que no final das contas, iria fazer essa dor parar, leva um certo tempo, não acontece uma coisa nem outra.

Então o recomendado é, ou tomar cuidado com os aumentos de carga na aula de spinning, usando menos se você sentir dores no joelho, e persistir na prática, até sua musculatura gradualmente se fortalecer e eliminar as dores, ou então, fazer um trabalho fisioterápico de fortalecimento na coxa, especialmente do músculo vasto medial, e depois fazer o spinning.

Spinning só causa danos no joelho se for praticado exageradamente e/ou sem as precauções citadas acima.

 

Referências:

 

1- Metabolic and perceptual responses during Spinning cycle exercise.

2- Physiologic responses during indoor cycling.

3- Muscle activation patterns and patellofemoral pain in cyclists.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Para quem este site foi criado.   Como você pôde ver no post em que nos apresentamos, nós criamos este site com o desejo de ajudar outras pessoas a perderem peso, emagrecendo c...
Dietas para emagrecer: guia para encontrar a corre... Deixa eu adivinhar: deve ser a ducentésima vez que você está procurando algum texto sobre dietas para emagrecer, acertei?Foi a vez 150? Estamos qu...
Reeducação alimentar para emagrecer. Para perder peso e depois manter o corpo em dia, a melhor maneira de conseguir isso é a através da reeducação alimentar. A reeducação alimentar tem um...
3 hábitos fundamentais para um emagrecimento saudá... Emagrecer não é algo tão simples, não é apenas fechar a boca e parar de comer. Erradíssimo quem pensa que é só isso.Saber dosar o que come e em qu...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *