Sucos para emagrecer: o maior golpe do século (e que ainda está fazendo muita gente de trouxa).

Sucos para emagrecer: o maior golpe do século (e que ainda está fazendo muita gente de trouxa).

15 de dezembro de 2015

O uso de sucos para emagrecer é uma tendência que nunca sai da moda.

Afinal de contas, de forma semelhante às sopas, eles provêm certa quantidade de nutrientes, ajudando a saciar a fome, e pelo fato de serem usados em substituição a refeições, acabam por diminuir o número de calorias ingeridas.

Mas e se você soubesse que existem alternativas melhores e mais completas o uso de sucos para emagrecer, para um emagrecimento mais saudável e duradouro?

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Pior… E se te disséssemos que usar sucos para emagrecer não é tão bom quanto você pensa?

 

Neste artigo, você vai descobrir:

1- Por que os benefícios dos sucos para emagrecer não resistem a uma análise mais detalhada

2- Qual o princípio que pessoas que emagrecem com sucesso utilizam em relação às bebidas

3- Por que a tão badalada “saciedade” que os sucos causariam na verdade é falsa

4- Por que substituir refeições por sucos vai fazer seu organismo compensar isso posteriormente

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5- Quantas colheres de açúcar uma lata de refrigerante contém (e alguns sucos industrializados têm mais do que isso)

6- Como o consumo de suco ou da fruta inteira impactam de forma totalmente contrária um do outro, os riscos de diabetes.

7- Qual o componente que é perdido no preparo de um suco de fruta fresca, e como isso impacta seus esforços para emagrecer

8- E qual a diferença do conteúdo de açúcar entre um copo de suco de fruta e a fruta inteira, e como saber disso torna absolutamente estúpido consumir suco

Por que usamos sucos para emagrecer?

sucos para emagrecer

Sucos para emagrecer costumam ser usados para prover certa satisfação e ao mesmo tempo nutrientes.

O uso de sucos para emagrecer baseia-se na premissa que um copo – ou alguns – pode prover um bom número de nutrientes e ao mesmo tempo ser delicioso, e isso nos traz satisfação e nos mantém saciados por certo tempo.

Sendo assim, eles são usados em substituição a outras refeições.

Na imensa maioria das vezes, eles são menos calóricos que as refeições, portanto, em teoria, a coisa funciona bem.

O problema é quando começamos a analisar mais profundamente.

 

Problemas no uso de sucos para emagrecer

sucos para emagrecer

Sucos costumam acumular muitas frutas, o que aumenta a quantidade de açúcar ingerido.

Um princípio utilizado com muito sucesso pela imensa maioria das pessoas que emagrecem e depois conseguem manter seu emagrecimento, é o de não beber calorias.

Ingerir calorias na forma de líquidos é mais ou menos como jogar contra o próprio time.

Isso porque a ingestão de líquidos não tem a mesma capacidade de causar saciedade que os alimentos sólidos.

Sim, os líquidos podem distender o estômago a ponto de provocar o estímulo que vai fazer o cérebro receber a mensagem da saciedade, só que o esvaziamento gástrico dos líquidos é extremamente mais rápido que dos sólidos. Ou seja, essa “saciedade” acabará logo.

Por mais que os sucos até consigam trazer um bom número de nutrientes, na forma líquida, o seu organismo terá bem menos trabalho (leia-se você perderá uma boa oportunidade para gastar mais energia) para digerir os alimentos.

E uma digestão mais demorada significa menos fome!

Isso é pior ainda se observado o fato que muita gente toma suco junto com as refeições.

Basta comparar o número de calorias do conjunto refeição + suco, com o outro conjunto refeição + água, para ver que isso não é uma boa ideia.

Um outro problema na substituição de refeições por sucos é que normalmente isso é feito na busca de um emagrecimento acelerado.

O que já sabemos que é um tiro no pé, pois o corpo cobrará um preço, muitas vezes elevado, depois.

Ao invés de colocar o foco no balanceamento adequado das refeições, as pessoas preferem substituí-las por alternativas menos calóricas, e claramente menos nutritivas.

No final das contas, elas até conseguem emagrecer o que querem.

Para depois “voltarem ao normal”, comendo o que comiam antes – afinal, ninguém vai conseguir viver substituindo refeições pelo o resto dos seus dias – e depois não será surpresa se recuperarem o peso perdido, e quem sabe um pouco mais.

Cabe uma menção rápida aos chamados sucos industrializados: eles são hiperconcentrados e possuem uma quantidade imensa de açúcar.

Às vezes até mais que refrigerantes – estes possuem até inacreditáveis NOVE colheres de açúcar, em uma lata.

Esses devem ser completamente descartados da sua dieta.

E aí restam aqueles que você faz em casa, da fruta, ou misturando outros ingredientes.

Mas mesmo esses ainda não são as melhores alternativas.

Estudos recentes indicaram que o consumo de frutas em forma de sucos aumentam as chances do desenvolvimento de diabetes em média de 8%, enquanto o consumo da fruta inteira reduz esse risco em até 26%.

Leia mais abaixo!

Alternativas para os sucos para emagrecer

frutas e sucos para emagrecer

Uma alternativa para os sucos para emagrecer é ingerir a fruta inteira.

Quando você prepara um suco de frutas em casa, fatalmente cometerá dois “erros” cruciais, que acredite, vão contra os seus esforços para emagrecer.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

O primeiro é que, no preparo do suco, você acabará perdendo a imensa maioria das fibras da fruta.

Por exemplo, se você preparar um suco de maçã, a tendência é que você use apenas a polpa da fruta.

E a maioria das fibras está na casca.

Outro exemplo é um suco de laranja.

Muita gente prefere tomar o suco sem os “gominhos”, e eles são pura fibra.

Sem falar naquele “bagaço” que fica no resto da laranja espremida, que você fatalmente teria comido caso estivesse ingerindo a fruta em si.

Essas fibras são peça importantíssima tanto na regulação do funcionamento do intestino, como em dois efeitos muito interessantes para quem quer emagrecer:

  1. Reduzem a velocidade de absorção de açúcares: Isso acaba por prevenir a formação dos picos de insulina, que ocorrem em resposta a um aumento abrupto da concentração de glicose no sangue. Em última análise, os picos de insulina vão fazer seu organismo acelerar o armazenamento de gorduras.
  2. Reduzem a absorção de gorduras: Essa é autoexplicativa.

E mais um problema no preparo dos sucos é que você, no final das contas, terá mais açúcar neles, afinal, será o açúcar de várias frutas.

Quando você toma um copo de suco de laranja, estará ingerindo açúcar de pelo menos 3-4 laranjas.

Compare isso com o ato de comer uma laranja inteira.

Se você, ao invés de tomar o suco da fruta, comer a fruta inteira, terá todas as fibras (e seus benefícios) que a fruta proporciona, e uma quantidade muito menor de açúcar.

Essa sim é a melhor alternativa aos sucos.

Dê preferência a comer a fruta inteira (de preferência as com baixo índice glicêmico, como: abacate, limão, e frutas vermelhas).

Concluindo

Como pudemos ver, apesar de toda a notoriedade dos sucos para emagrecer, é preciso tomar certos cuidados.

Colocar o foco em soluções aparentemente milagrosas, ao invés de procurar reeducar e balancear sua alimentação, parece tentador, mas nem de longe é a melhor alternativa.

Com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios, simplesmente não faz sentido substituir refeições por sucos.

E é melhor que você coma a fruta inteira do que sucos para emagrecer.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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Uma pessoa comentou aqui

  1. É muito difícil, porque a gente acaba sentindo fome.

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