Tapioca engorda? Como obter justamente o contrário.

Tapioca engorda? Como obter justamente o contrário.

23 de Maio de 2016

Por se tratar de um alimento à base de uma farinha, é comum pensar que tapioca engorda, mas, na realidade, esse alimento é muito mais saudável do que o pão tradicional, de farinha de trigo.

Além de não possuir glúten, é um alimento que sacia a fome por mais tempo.

O que não quer dizer que não engorda, como muita gente pensa.

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Neste artigo, você vai descobrir:

1- O que é e de onde vem a tapioca

2- Por que é difícil enjoar dela

3- Um enorme benefício da tapioca causado pela ausência de uma certa substância

4- Porque o excesso (como qualquer coisa) é prejudicial

5- Por que a tapioca é indicada para quem pratica exercício

6- Como a tapioca pode ajudar a emagrecer

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7- Um plano de ação para começar a ter hoje mesmo os benefícios da tapioca para emagrecer

O que é a tapioca?

A tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco, feita com a fécula extraída da mandioca (substância farinácea também conhecida como tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce), que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida aglutina-se e se transforma em um tipo de panqueca ou crepe seco.

O nome mais correto para a tapioca é beiju.

A tapioca é extremamente versátil, combinando com diferentes recheios.

Assim, é possível investir nesse alimento sem enjoar.

Porém, um dos seus maiores benefícios é justamente o de não possuir glúten, o que é especialmente importante para pessoas com intolerância à substância.

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No entanto, mesmo quem pode comer glúten sem problema consegue ter os benefícios da tapioca.

A a farinha da tapioca não conta com a gliadina, uma proteína presente no glúten, que ajuda a aumentar a inflamação do organismo.

Com isso, ocorre o crescimento de gordura na região do abdômen.

Porém, mesmo sendo uma alternativa tão atraente, assim como qualquer outro alimento, o excesso é prejudicial.

Isso principalmente porque a tapioca é basicamente composta de carboidratos, mesmo sendo de boa qualidade, o chamado carboidrato complexo.

De qualquer forma, ela se torna açúcar no sangue.

Por isso, é um alimento benéfico para quem pratica atividades físicas e precisa de bastante energia.

Desse modo, o recomendado é apenas uma tapioca por dia, sendo que ela substitui uma refeição, como o café da manhã.

Quem busca a perda de peso ou mesmo a sua manutenção também deve escolher bem o seu recheio, para que a tapioca não se torne calórica demais.

 

Como a tapioca ajuda a emagrecer.

Para ajudar a perder peso o melhor é que o recheio da tapioca seja saudável, sendo que existem diferentes combinações.

Para tapiocas salgadas, pode-se usar atum, queijos magros, como o cottage, e carnes magras, sendo bons exemplos o frango desfiado e o peito de peru.

Já na hora de preparar uma tapioca doce a dica é apostar no sabor das frutas, como morangos e banana.

Outras dicas de recheios de tapioca saudáveis são com semente de chia, pasta de gergelim, mel e mesmo misturando sabores doces e salgados.

Se a ideia for colocar uma fruta, pode-se acrescentar amaranto, quinoa ou aveia.

Por outro lado, evite reduzir os benefícios da tapioca, o que pode ser feito se você acrescentar à receita ketchup, mostarda e maionese.

Doce de leite, leite condensado e chocolate devem ser evitados também.

Para dar o sabor final a sua receita salgada, acrescente um fio de azeite de oliva e temperos como orégano ou manjericão.

 

Mais benefícios da tapioca.

tapioca engorda

Veja abaixo mais benefícios da tapioca.

A farinha da tapioca tem como base a mandioca, por isso, é um amido seguro, ou seja, um carboidrato que quando ingerido com inteligência, ou seja, com moderação, faz muito bem ao organismo.

É possível compará-la com o arroz integral, o milho (desde que não seja transgênico) e demais tubérculos, como a batata doce e o inhame.

Além disso, a tapioca quase não contém antinutrientes, que são os responsáveis por transformar alguns carboidratos em vilões do organismo.

Isso porque prejudicam o sistema digestivo e a absorção dos minerais, além de provocar doenças autoimunes.

Quem deseja perder peso pode substituir o pão pela tapioca, mas isso não significa que pode comer o alimento em demasia.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Como você já deve saber, carboidratos engordam, e a tapioca contém bastante deles.

Confira o infográfico abaixo para entender como você pode engordar se exagerar nos carboidratos:

infografico tapioca engorda

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A tapioca possui baixa quantidade de nutrientes, mais um motivo para escolher recheios saudáveis na hora de prepará-la, inclusive, com receitas que tenham vegetais, proteína e gorduras boas.

Além disso, a tapioca é extremamente fácil de preparar.

O produto é encontrado em supermercados, consistindo na goma da tapioca já hidratada.

Mas também é possível também comprar a fécula da mandioca, peneirá-la e hidratá-la.

 

Concluindo, um plano de ação!

E agora que você já entendeu que tapioca engorda só se você exagerar, deixamos aqui um plano de ação para começar a obter os benefícios hoje mesmo.

Implemente já e aproveite!

plano de acao tapioca engorda

 

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Referências: 

1- Non-celiac gluten sensitivity: literature review.

2- Low-carbohydrate diets: nutritional and physiological aspects

3- Gliadin, zonulin and gut permeability: Effects on celiac and non-celiac intestinal mucosa and intestinal cell lines.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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