6 mentiras sobre treino de hipertrofia feminino. E por que é praticamente impossível que você fique musculosa demais se treinar pesado.

6 mentiras sobre treino de hipertrofia feminino. E por que é praticamente impossível que você fique musculosa demais se treinar pesado.

2 de junho de 2017

É comum vermos por aí lendas e lendas sobre treino de hipertrofia feminino.

Um verdadeiro festival de desinformação, que impede muitas mulheres de atingir seus objetivos da forma mais eficaz.

Por exemplo, quantas mulheres por aí não têm a seguinte crença: “Não posso malhar pesado porque senão vou ficar musculosa demais”?

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Isso, como demonstraremos a seguir, não passa de balela.

Neste artigo você vai descobrir:

1- Por que você não vai virar uma montanha de músculos se treinar pesado, nem que você queira

2- Por que as fisiculturistas do sexo feminino são musculosas demais, e por que isso não vai acontecer com uma pessoa comum

3- O que realmente acontece quando você pega pesado (com foto)

4- Por que provavelmente o que você acredita sobre gordura localizada está errado

5- Como realmente se perde gordura localizada

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6- Por que treinar pesado é tão bom quanto exercícios aeróbicos se você quer emagrecer

7- Por que essa história de homens e mulheres terem que treinar diferente é conto da carochinha

8- Por que comer menos para emagrecer é um verdadeiro tiro no pé

9- Por que a idade avançada não é desculpa para abandonar o treino de força

10- A história de uma senhora simpática de 77 anos que tem um corpo de dar inveja a muita garota por aí

 

E é com prazer que apresentamos – e destruímos – seis mentiras sobre treino de hipertrofia feminino.

 

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Mentira número 1: Mulheres não devem treinar com muito peso, senão ficarão musculosas demais

Provavelmente é a maior e mais popular de todas as mentiras sobre treino de hipertrofia feminino.

Todos que nos acompanham no Comece a Emagrecer sabem dos benefícios da construção muscular, e do fato que homens costumam ter metabolismo maior que mulheres, justamente pela maior quantidade muscular que possuem.

Essa diferença nos gêneros, majoritariamente graças à testosterona, não significa que uma mulher não consegue construir massa muscular.

Porém, essa quantidade é LIMITADA.

Traduzindo: Uma mulher pode pegar o peso que for, ela não vai ficar musculosa igual aos fisiculturistas homens, ponto.

Aí você vai perguntar sobre as fisiculturistas mulheres.

Estas provavelmente comem, treinam e tomam suplementos específicos – quando não tomam anabolizantes – para ficar daquele jeito, que já é bem menos desenvolvido que os homens, diga-se de passagem.

E isso é fruto de anos e anos de disciplina e treinamento.

Aí perguntamos: O que leva você a crer que uma mulher comum, com alimentação normal e que está pegando pesos de forma progressiva na academia, vai ficar daquele jeito?

A verdade é que, quando você pega pesado, seus músculos vão se tornar mais fortes, mas não necessariamente maiores.

Se você fizer uso de anabolizantes e ingerir muito mais calorias do que consome, aí sim poderá ficar maior.

Mas se pega pesado e tem um deficit de calorias, com uma alimentação balanceada, seus músculos vão se tornar apenas mais fortes e densos;

Além disso, a gordura que recobre sua musculatura será queimada, obtendo uma aparência mais tonificada.

Algumas mulheres ainda podem argumentar sobre fazer muitas repetições com pouco peso.

Isso vai criar resistência na sua musculatura, mas para dar força e intensidade, é necessário colocar um bom peso, fazendo de forma progressiva.

Mas como sabemos que uma imagem vale mais que mil palavras, eis uma foto de como uma mulher comum que pega pesado na academia se parece.

Vai dizer que não é um corpo que você gostaria de ter?

Treino de Hipertrofia feminino, exemplo.

Mentira número 2: Você pode reduzir a gordura localizada

Essa mentira não é de todo uma mentira.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Você pode sim reduzir a gordura localizada no seu corpo, mas provavelmente não é da forma que está pensando.

Isso porque seu corpo simplesmente não consegue usar gordura localizada.

Ele utiliza gordura como um todo.

Desta forma, aquela barriguinha saliente não vai sumir se você fizer milhões de abdominais.

Seu corpo é geneticamente predisposto a armazenar gorduras em determinados locais e determinada ordem.

Quando você começa a emagrecer, essa gordura é consumida também em determinada ordem, dependendo da sua genética.

O fato é que isso não será alterado por exercícios localizados.

Para livrar-se da gordura localizada, é preciso livrar-se de gordura como um todo, portanto, comece alimentando-se melhor.

E o treino de hipertrofia com movimentos amplos e compostos, recrutando muitos grupamentos, fará que seu organismo precise reconstruir todo esse músculo utilizado, gastando calorias no processo.

 

Mentira número 3: Você precisa fazer aeróbicos para perder peso

Fazer exercícios aeróbicos vai sim lhe ajudar a perder peso.

Mas eles estão longe de serem imprescindíveis.

A não ser que você queira e goste de fazê-los, perder peso sem eles é perfeitamente possível.

Portanto, se você sofre só de pensar em esteira ou ergométrica, existe salvação!

E onde entra o treino de hipertrofia?

Ele é capaz de produzir um efeito de perda de peso tão ou mais eficiente que o aeróbico.

Seus músculos são reconstruídos nas 24-48hs seguintes ao treino, e isso requer energia.

Ou seja, esse treino cria um efeito de aceleração metabólica e queima calórica posterior, mesmo se você está sentada no sofá vendo televisão.

Sem falar em outros benefícios como melhora relacionada a colesterol, pressão alta, obesidade e diabetes, e indiretamente, doenças do coração.

Atualmente os cardiologistas estão incluindo treinamento de força para quem sofreu infarto, tão cedo como 3 semanas após o evento.

 

Mentira número 4: Treinos para homens e mulheres devem ser diferentes

variações no treino de hipertrofia feminino?

Treinos não precisam variar de acordo com o sexo.

A verdade é que, grosso modo, não há qualquer razão para que os treinos de homens e mulheres sejam diferentes.

Enquanto um homem pode levantar um peso de determinada forma para aumentar a massa muscular, uma mulher pode fazer o mesmo e construir uma musculatura densa e forte, ganhando uma aparência tonificada.

Graças às diferenças hormonais, genéticas e dietéticas, um homem e uma mulher que façam o mesmo exercício vão apresentar resultados drasticamente diferentes.

Mas assim as mulheres podem obter todos os benefícios dos exercícios que classicamente tanto beneficiam os homens.

 

Mentira número 5: Quer perder peso? Apenas coma menos

O senso comum diz que se quisermos perder peso, devemos comer menos.

E se quisermos que isso seja mais rápido, devemos comer menos ainda.

Mas isso só ajuda a causar fraqueza, frustração, irritabilidade, e acaba levando ao famoso efeito sanfona.

Porque isso significa uma dieta radical, e como vocês leitores já devem saber, dietas radicais nunca funcionam. Nosso organismo precisa de comida para funcionar otimizadamente.

Sem contar que seu organismo entrará em modo de economia, e seu emagrecimento vai diminuir de ritmo.

Será mais fácil recuperar o peso após o final da dieta também.

E sob uma restrição severa de calorias, dificilmente você conseguirá ter energia para fazer exercícios, e se tiver, sua performance fatalmente não será das melhores.

A estratégia correta é fornecer um bom aporte de calorias, e que as fontes dessas calorias sejam de boa qualidade.

Claro que você precisará gastar energia, portanto, combine isso com um bom treinamento, que faça músculos e coração trabalharem, e assim terá sucesso.

 

Mentira número 6: Idosas não devem fazer treino com pesos

Algumas mulheres, ao atingirem a menopausa e ver aumentado o risco de osteoporose, acabam evitando treinamento de força, por medo de lesionar-se.

Não poderia ser mais errado.

Pelo contrário, a hora é essa.

Estudos comprovam  que o treinamento de força em mulheres pós-menopáusicas ajuda a preservar a densidade óssea, e também melhoram a massa muscular, força e equilíbrio.

As mulheres não envelhecem e então precisam parar de treinar, elas envelhecem justamente porque param de treinar.

Veja essa reportagem (em inglês) sobre Edith Connor, considerada pelo Guiness Livro do Recordes como a fisiculturista mais velha do planeta.

Ou se preferir, acesse images.google.com e digite “Edith Connor”.

Se essa sorridente senhora consegue isso tudo aos 77 anos, por que você não conseguiria?

Idade é apenas um número.

 

Referências:

 

1- The Intensity and Effects of Strength Training in the Elderly

2- Effect of resistance training on women’s strength/power and occupational performances.

3- Strength training for women: debunking myths that block opportunity.

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Sim, eu quero.

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3 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Amei um dos sites mais esclarecedor que encontrei até então sobre o assunto.

  2. adorei as dicas , estarei sempre passando por aqui

  3. nossa fique surpresa agora , nao sabia que eram falsas informaçoes ! vcs tem artigos sobre ciclos? apenas estou curiosa em tirar algumas duvidas

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