Vinagre de maçã emagrece: um suplemento natural e seguro.

Vinagre de maçã emagrece: um suplemento natural e seguro.

13 de Fevereiro de 2015

Você já deve ter ouvido falar que vinagre de maçã emagrece, não é mesmo? E sabe como é que funciona o seu mecanismo no organismo, além dos seus demais benéficos? Por séculos, o vinagre é utilizado para diversos fins domésticos e culinários. O alimento é também um remédio popular antigo.

O vinagre mais popular na comunidade de saúde natural é o de maçã. Entre os seus principais benefícios está o de ajudar na perda de peso, já que diminui os níveis de açúcar no sangue, melhorando, inclusive, os sintomas da diabetes. O vinagre de maçã é rico em ácido acético, que tem potentes efeitos biológicos.

Para entender melhor, vale dizer que o vinagre de maçã é feito num processo de dois passos. No primeiro, as maçãs esmagadas são expostas para as leveduras que fermentam os açúcares e os transformam em álcool. No segundo passo, as bactérias são adicionadas à solução de álcool, que fermentam ainda mais o álcool até torná-lo ácido acético, o composto principal do vinagre.

banner método emagrecimento fácil

Em francês, a palavra “vinagre” na verdade significa “vinho azedo”. O vinagre de maçã contém apenas três calorias por colher de sopa, o que é muito pouco. Não há muitas vitaminas ou minerais, no entanto, possui uma pequena quantidade de potássio, além de aminoácidos e antioxidantes.

Outro benefício do vinagre de maçã é que o ácido acético é um antimicrobiano potente e pode matar alguns tipos de bactérias, como agentes patogênicos. O produto tradicionalmente é usado para a limpeza e desinfecção, tratamento de fungos nas unhas, piolhos, verrugas e infecções de ouvido.

Principais benefícios do vinagre de maçã.

vinagre de maca emagrece

Para ter ideia de quão é antiga a popularidade do vinagre de maçã, Hipócrates, o pai da medicina, usava o produto para limpar feridas, mais de dois mil anos atrás. Além disso, o vinagre é utilizado como um conservante de alimentos e estudos mostram que ele inibe as bactérias (como E. coli) que se desenvolvem em alimentos estragados.

Existem relatos de pessoas que usaram o vinagre de maçã para tratar a acne quando aplicado sobre a pele, embora não existam confirmações científicas. A verdade é que nem todos os seus usos estão confirmados, mas a cultura popular faz uso dele para uma série de finalidades. De qualquer forma, outras de suas aplicações já foram estudadas.

É o caso de ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, o que é muito útil para diabéticos. De longe, essa é a aplicação mais bem sucedida do vinagre até então. A diabetes do tipo 2 caracteriza-se pela alta concentração de açúcares no sangue, quer no âmbito da resistência à insulina ou uma incapacidade para produzir insulina suficiente.

O açúcar elevado no sangue também pode ser um problema de quem não têm diabetes. Acredita-se ser uma das principais causas do envelhecimento e de várias doenças crônicas. Assim, praticamente todos se beneficiam ao manter os seus níveis de açúcar no sangue estáveis.

banner método emagrecimento fácil

A maneira mais eficaz (e saudável) para fazer isso é evitar carboidratos refinados e açúcar, mas o vinagre de maçã pode ajudar em muito, uma vez que mantem os níveis de função da insulina e de açúcar no sangue equilibrados. Também melhora a sensibilidade à insulina durante uma refeição rica em carboidratos.

Por que incluir o vinagre de maçã na sua dieta.

Existem alguns estudos que mostram que vinagre de maçã pode ajudar com a perda de peso, inclusive, por que ao consumi-lo a pessoa se mantem saciada por mais tempo, mesmo se for consumido junto com carboidratos durante a refeição. Um estudo realizado em indivíduos obesos mostra que o consumo diário de vinagre levou a redução de gordura da barriga, circunferência da cintura, menor índices de triglicerídeos e perda de peso.

No geral, parece que o vinagre de maçã pode ser útil como uma ajuda à perda de peso, principalmente através da promoção da saciedade e diminuição dos níveis de glicose e insulina. Mas isso não vai funcionar sozinho, é preciso aliar ao dia a dia um cardápio saudável e a prática de exercícios.

Também há indícios de que o vinagre de maçã conta com benefícios para a saúde do coração. A doença cardiovascular (doença cardíaca e acidente vascular cerebral) é atualmente a maior causa mundial de morte. Sabe-se que vários fatores biológicos estão ligados à redução ou aumento do seu risco.

Embora não existam estudos completos, o vinagre de maçã pode reduzir o colesterol e os triglicerídeos, reduzindo os casos dessa doença. Existem ainda estudos que mostram que o vinagre reduz a pressão arterial (um importante fator de risco para a doença cardíaca), mas também incompletos. Por fim, o vinagre pode proteger contra o câncer, doença caracterizada por um crescimento descontrolado de células.

Alguns estudos mostram que o vinagre pode matar células cancerosas e encolher tumores. Não são conclusivos, mas mostram evidências de seu poder, inclusive, à diminuição do câncer de esôfago. Além disso, o vinagre não filtrado é o mais saudável e você pode usá-lo de forma moderada, temperando as saladas.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Como perder peso: o guia rápido e definitivo. Não é nenhum mistério saber como perder peso.Mesmo que possa ser mais difícil para umas pessoas do que para outras, a verdade é que a mudança de a...
Emagrecimento rápido: por que você está armando um... Um emagrecimento rápido é o que muitas dietas malucas prometem, e isso até pode acontecer.No entanto, elas não dizem quais são os verdadeiros peri...
Obesidade na adolescência: um texto obrigatório pa... Entre os problemas de saúde que acometem a população dessa nova geração está o risco com a obesidade na adolescência.Os maus hábitos, alimentação ...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

Uma pessoa comentou aqui

  1. Eu fiz uns tempo mas não vi resultado,mas vou tenta fazer denovo

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vinagre emagrece (e não, não precisa beber vinagre). - […] essas pessoas, uma dica é usar o vinagre de maçã, que possui ainda mais benefícios do que os vinagres…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *