Xilitol: após conhecê-lo, você vai esquecer do açúcar comum.

Xilitol: após conhecê-lo, você vai esquecer do açúcar comum.

25 de novembro de 2016

Uma alternativa ao açúcar que está conquistando a cozinha de muitas pessoas é o xilitol, adoçante natural que é encontrado nas fibras de muitos vegetais.

Entre eles, milho, bétula (vidoeiro), framboesa, ameixa, entre outros, inclusive de algumas espécies de cogumelos.

Neste artigo, você vai descobrir:

banner método emagrecimento fácil

1- As vantagens e desvantagens do uso de xilitol no lugar do açúcar

2- Como é produzido o xilitol

3- O papel do xilitol na prevenção das cáries e até reconstrução dos dentes

4- Por que quem tem cachorro em casa deve tomar cuidado com o xilitol

5- Os efeitos colaterais do xilitol

6- E um alerta sobre qualquer tipo de adoçante na sua alimentação

O Xilitol é tão doce quanto a sacarose (açúcar de mesa), no entanto, é aproximadamente 40% menos calórico, além disso, não aumenta os níveis de açúcar no sangue.

O seu gosto e aparência é bastante semelhante ao produto que substitui – um pó branco e cristalino.

banner método emagrecimento fácil

Desse modo, é bem aceito para as mais diversas receitas.

O Xilitol tem ainda uma série de vantagens, como colaborar com a saúde dos dentes.

Embora pouco conhecida, a substância já é usada em muitos produtos, inclusive, nos destinados ao público diabético, como em doces, gomas de mascar, balas e até mesmo em produtos de higiene bucal.

Como é produzido o Xilitol.

O Xilitol pertence à categoria dos álcoois de açúcar (ou poliálcool), os quais funcionam como substâncias híbridas de uma molécula de açúcar e molécula de álcool.

É obtido por meio do processo químico de hidrogenação catalítica da xilose.

Quanto a sua estrutura, estimula os receptores de sabor doce na língua.

O ser humano também produz essa substância, porém, em poucas quantidades, através do seu metabolismo.

Por outro lado, o Xilitol, assim como o açúcar comum, é um edulcorante refinado, assim, não possui vitaminas, minerais e nem proteínas, tratando-se de um alimento rico nas chamadas calorias vazias.

Mesmo assim, é mais saudável do que o açúcar de mesa, uma vez que não eleva os índices de glicose no sangue, o que significa que não possui carboidratos líquidos.

Vantagens de substituir o açúcar de mesa pelo Xilitol.

xylitol

O Xilitol tem um índice glicêmico muito baixo, ao contrário do açúcar tradicional e do xarope de milho, os quais contem grande quantidade de frutose, que leva à resistência à insulina e colabora para os problemas metabólicos, quando consumidos em excesso.

Enquanto isso, o Xilitol contém frutose zero. E isso é ótimo.

Para explicar melhor, vale dizer que o índice glicêmico refere-se a uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam o açúcar no sangue.

No caso do Xilitol é de apenas 7, em comparação com o açúcar comum, que tem índice glicêmico de 60-70.

xilitol dica drm

Além de ser ideal para pessoas que desejam emagrecer, pois é menos calórico, esse adoçante natural também é indicado a diabéticos, pré-diabéticos, obesos e portadores de outros problemas metabólicos.

Embora os estudos ainda não estejam concluídos, pesquisadores apontam mais vantagens do Xilitol.

Entre elas, melhorar os sintomas de diabetes, reduzir a gordura da barriga e até mesmo prevenir o ganho de peso em uma dieta para aumentar a massa muscular.

Outras pesquisas apontam benefícios quanto à redução de infecções de ouvido em crianças e do desenvolvimento do fungo Candida Albicans.

Isso porque a boca, o nariz e os ouvidos estão todos interligados.

Assim, as bactérias que vivem na boca podem causar infecções do ouvido, um problema comum em crianças, e como o Xilitol “mata de fome” algumas destas bactérias, elas não migram para as demais partes do organismo.

 

Benefícios do Xilitol para a saúde bucal.

Os estudos dos benefícios do adoçante natural para a saúde dental já estão adiantados e apontam para a prevenção de cáries.

Isso acontece porque uma das responsáveis pelas cáries é um tipo de bactéria chamada Streptococcus mutans, que formam as placas, as quais em excesso dão começo à inflamações da gengiva.

Para que as bactérias se desenvolvam, elas devem se alimentar da glicose dos alimentos, mas isso não acontece ao se ingerir produtos com Xilitol.

A substituição de açúcar pelo adoçante natural, portanto, reduz a disponibilidade de combustível para as bactérias nocivas, matando as bactérias de fome.

Pesquisas realizadas utilizando goma de mascar adoçadas com Xilitol reduziram as bactérias ruins entre 27% e 75%, ao mesmo tempo em que não afetaram as bactérias boas da boca.

Mas os benefícios não param por aí, a sua ingestão ajuda na absorção de cálcio, o que é bom para os dentes e protege contra a osteoporose.

O Xilitol aumenta, ainda, a produção de saliva, que contém cálcio e fosfato, os quais são apanhados pelos dentes e ajuda na remineralização (reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo).

A substância também reduz a acidez da saliva, que ajuda a combater a degradação impulsionada pelo ácido do esmalte dentário.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Confira o mecanismo de prevenção de cáries e remineralização dos dentes no infográfico abaixo:

xilitol infografico remineralizaçao

Clique na imagem para ampliar

 

Cuidados com o Xilitol.

O Xilitol é altamente tóxico para os cães, pois quando é ingerido por eles o organismo começa a produzir grandes quantidades de insulina. Por consequência, pode levar a níveis baixos de açúcar no sangue, hipoglicemia e até a morte.

Embora os seres humanos tolerem bem a substância, algumas pessoas podem sentir efeitos secundários digestivos quando consomem muito.

Já que os álcoois de açúcar podem puxar a água para o intestino ou serem fermentados pelas bactérias intestinais, é possível ocorrerem inchaço e diarreia.

 

Concluindo, um último cuidado com qualquer tipo de adoçante

Embora o xilitol tenha vantagens em relação ao açúcar comum, há que se tomar cuidado com todo e qualquer tipo de substância que busca o gosto doce.

O primeiro motivo é que todo e qualquer gosto doce é capaz de gerar alguma secreção de insulina. Na verdade, até pensar em doce faz isso possível.

Como você deve saber, quem nos faz engordar é a ação da insulina. Então vale tudo para evitar que isso aconteça.

O segundo problema é que buscando sentir gosto doce, acabamos por alimentar a tentação de sentir mais.

E isso pode ser a fagulha para explodir uma compulsão contida, no futuro.

Sem contar que, no caso de adoçantes, nunca foi comprovado que eles ajudam a emagrecer.

Pelo contrário, alguns foram associados até a ganho de peso.

Definitivamente, o xilitol é melhor que o açúcar.

Mas o ideal é evitar os gostos doces. Até porque, tirando o prazer fugaz, não há benefício algum para sua saúde.

 


 

Referências:

1- Controversies around Xylitol

2- The effect of xylitol on dental caries and oral flora

3- Xylitol, sweeteners, and dental caries.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Como ter uma boa alimentação em 8 passos simples (... Vamos falar sobre como ter uma boa alimentação?Já abordamos a questão de uma alimentação balanceada aqui no Comece a Emagrecer, mas nunca é demais...
Regimes: por que embarcar nessa é praticamente gar... Até mesmo as pessoas mais esclarecidas, às vezes, caem nas tentações de fazer regimes malucos que prometem milagres.Hoje em dia, está na moda segu...
Como perder peso: o guia rápido e definitivo. Não é nenhum mistério saber como perder peso.Mesmo que possa ser mais difícil para umas pessoas do que para outras, a verdade é que a mudança de a...
Você provavelmente vai engordar. O que fazer? Responder por que engordar está cada vez mais fácil é tema de inúmeros estudos e pesquisas nos últimos anos, pois se percebe uma significante mudança ...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

20 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. to gostando da novidade

  2. Estamos no ano de 2014 e ainda não existe isso no Brasil? Parece piada!

  3. Quero adquirir o xilitol não pensando somente em emagrece mas, principalmente, em evitar a diabetes.

    • preciso comprar esse produto

      • Preciso comprar pq sou diabético

  4. A saúde está relacionado com alegria, seja feliz com seu corpo e passe a usar XILITOL. SAÚDE E ENERGIA

  5. Estou com dificuldade de encontrar o xilitol em Vitória ou Vila Velha/ES

    • Comprei por recomendação medica,quem quiser comprar peça net,a zona cerealista de sp envia pelo correio,sou pré diabetica e tenho comprado os integrais com eles,sai mais barato que supermercado

  6. Estou pensando seriamente em fazer uma bariátrica, tamanho é a desilusão com dietas

    • Fazer bariátrica sem mudar hábitos alimentares só vai levar a engordar no longo prazo.

      • Verdade o prova disso

  7. Estou desanimada com todas dietas, emagrece no primeiro momento depois engorda tudo de novo. estou sempre tentando, mudando ou substtuindo e nada acontece, acabo engordando.

    • Sou assim também triste

    • Nada melhor que o estilo alimentar LOW CARB. Dietas são temporárias e escravizantes. Estilo alimentar é a liberdade de poder manter o que se pode sustentar a longo prazo. Mesmo jacando algumas vezes, ainda assim é possível continuar magro com Low CARB, pois ela nos salva dos alimentos inflamatórios que são a causa de muitas doenças degenerativas, principalmente a temida obesidade. Controlar a glicose é o maior ponto chave desse estilo alimentar. Pois a glicose estando baixa, nada parará sua perda de peso. Busque informação e tenha a mente aberta para o novo. Me libertei a tempo daquilo que sempre foi dito sobre saúde. Agora ninguém me manipula mais, pois descobri a agulha no palheiro: A VERDADE sobre a verdadeira nutrição baseada em ciência e não em achismos. Tudo começa dentro de nós. Conhecimento é tudo. Até pra perder e manter o peso é preciso conhecimento. Uma sugestão: site Vida Low Carb. Assim como fui ajudada, espero ter feito o mesmo. Boa sorte 😉

  8. O xilitol é melhor que o adoçante stevia?

  9. o xilitol pode ser usado em forno e fogão?
    e ele é muito caro

  10. Acho uma injustiça custar mais de R$ 100,00 o Kiko(set/17)… Se natural, de plantas conhecidas… Haverá tanta tecnologia envolvida, para justificar seus custos?

  11. Prefiro nada pq o vicio pelo gosto doce me consome a anos fico ansiosa rh mto ruim ,cortei td de doce .forca de vontade em menos de uma semana VC fica limpo

  12. OK. Mas o custo/benefício? Vale a pena pagar por um produto tão mais caro por algumas calorias a menos?

    • pra mim vale a pena!! nao faz pico glicemico, praticamente nao tem calorias, não é prejudicial igual o açucar.
      Mas eu uso esporadicamente! uma receita no final de semana, uma ocasião especial como aniversário, natal… não uso o adoçante diariamente, até pq o ideal é desapegar do paladar doce! Ultimamente, considero que eu evolui mt!! nao tomo mais cafe com nenhum tipo de adoçante, as vezes como abacate sem precisar adoçar… ou seja, meus adoçantes duram bastante mesmo pagando R$40/kg

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *