Aeróbico ou anaeróbico – Quem emagrece mais?

Aeróbico ou anaeróbico – Quem emagrece mais?

3 de abril de 2018

Há muito debate sobre que tipo de exercício é melhor para sua saúde (e emagrecimento): aeróbico ou anaeróbico.

O exercício aeróbico, como caminhar, andar de bicicleta ou correr, significa que você está movimentando seu corpo, respirando mais rápido e aumentando o fluxo sanguíneo.

É um nível de atividade que você pode manter por um longo período de tempo.

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Por exemplo, se você puder manter uma conversação confortavelmente durante o exercício, sem falar como se não estivesse se exercitando, mas capaz de falar enquanto está um pouco sem fôlego, você está em um nível aeróbico.

O exercício anaeróbico, como o sprint ou o levantamento de peso, é uma atividade curta e intensa que faz com que você trabalhe ao máximo e não pode ser mantido por muito tempo.

 

Qual é melhor para perda de peso, Aeróbico ou anaeróbico?

aerobico ou anaeróbico

O duelo!

 

Seja qual for, aeróbico ou anaeróbico, ambos têm benefícios, e você deve incorporar cada um em sua rotina.

Mas, se sua principal preocupação é perder gordura, o exercício anaeróbico é o caminho a percorrer.

A diferença entre aeróbico e anaeróbico o exercício se reduz aos níveis de oxigênio.

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Em exercícios aeróbicos ou “com oxigênio”, seus músculos têm oxigênio suficiente para produzir a energia necessária para o desempenho.

Exercício anaeróbico “sem oxigênio” significa que a demanda de oxigênio é maior que a oferta de oxigênio e você não consegue acompanhar a energia que seu corpo está exigindo.

Isto leva à produção de lactato e, eventualmente, a cessação do exercício.

Por que o exercício anaeróbico é melhor para perda de gordura

 

E o vencedor é…

 

O exercício aeróbico (ou cardio) é realizado em um ritmo constante, baixo a moderado.

Este tipo de exercício, que utiliza fibras musculares de contração lenta, é ótimo para condicionamento cardiovascular e melhora da resistência muscular.

Embora seja comum pensar que esse exercício de baixa intensidade seja ideal para perda de gordura, pense novamente.

Apesar de usar uma porcentagem maior de gordura como energia em oposição ao glicogênio muscular, a quantidade total de energia queimada nesse nível é menor do que durante o exercício anaeróbico durante um determinado período de tempo.

Isso significa que, para a maioria das pessoas, períodos de exercício aeróbico prolongados são necessários para alcançar perda significativa de gordura. Isso geralmente resulta em um patamar máximo, afinal, não é todo mundo que tem paciência para ficar horas na esteira, né?

O exercício anaeróbico é realizado na forma de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), em que você gira intervalos de alta intensidade com intervalos de recuperação. Se você parar para pensar, a musculação não deixa de ser um HIIT, com períodos mais intensos de esforço, intercalados com pausas para recuperação.

Isso é benéfico por vários motivos.

1- Economizar tempo – Primeiro, você pode fazer um treino intenso em uma fração do tempo. Se o tempo é uma limitação para você, uma sessão HIIT é uma ótima opção. Você esgotará seus músculos e queimará mais calorias do que na mesma quantidade de tempo fazendo exercícios aeróbicos.

Economize no tempo, nunca no esforço

2- Queimar mais calorias – Segundo, você queimará mais calorias nessa quantidade de tempo. No final do dia, quanto mais difícil for o seu exercício, mais calorias você vai queimar. HIIT fará com que seu gasto calórico seja maior do que se você simplesmente andasse ou casualmente andasse de bicicleta pelo mesmo período de tempo.

3- Aumentar o metabolismo –  Terceiro, você construirá músculos e aumentará seu metabolismo. HIIT requer que as fibras musculares de contração rápida se envolvam, através de exercícios como sprinting, pliometria e levantamento de peso, que aumentam o tamanho e a força muscular. Isso significa que você estará aumentando a massa muscular, o que, por sua vez, acelera seu metabolismo, pois o músculo queima mais calorias que a gordura.

4- O efeito afterburn (queima prolongada)-  Em quarto lugar, você experimentará o efeito de pós-combustão. O nome científico do efeito pós-queima é o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC). EPOC é a quantidade de oxigênio necessária para trazer o corpo ao seu estado de repouso. As sessões do HIIT estimulam um EPOC mais alto porque você consome mais oxigênio durante o treinamento, o que cria um déficit maior para substituir o pós-treino. Isso significa que você continuará a queimar calorias mesmo depois que sua sessão HIIT terminar. Nisso está incluso a reparação de um dano muscular mais intenso, o que obviamente requer energia.

 

Contras de HIIT

 

Embora o HIIT como exercício anaeróbico seja benéfico para a perda de gordura, existem alguns contras.

A maior desvantagem é que não é para todos. Você precisará de um nível básico de condicionamento físico antes de se envolver no HIIT com segurança e eficácia.

Se você é novo no exercício, pode ser muito intenso para o seu corpo, especificamente seu coração.

Se você conseguir realizar o HIIT, exercícios como pliometria, corrida e levantamento de peso criam uma chance maior de lesões, pois esses movimentos explosivos são rápidos e exigem muita força.

E por último, o HIIT pode ser doloroso durante a sessão, devido à alta intensidade, ou depois por causa da dor.

Concluindo

Sempre faça uma visitinha ao médico antes de fazer exercício.

Enquanto os exercícios aeróbicos e anaeróbicos têm seu lugar em uma rotina de exercícios bem equilibrada, o exercício anaeróbico como o HIIT pode ser mais eficaz perda de peso.

Se você está incorporando o HIIT e o treinamento de força, lembre-se de que a perda total de peso não é um indicador preciso do progresso.

Com esse exercício, seu corpo passará por recomposição, o que significa perder gordura e adicionar músculos.

Para acompanhar seu progresso, meça a perda de gordura, pois o músculo é mais denso e ocupa menos espaço para um determinado peso.

E sempre é bom lembrar, verifique com seu médico antes de se envolver em qualquer exercício de alta intensidade.

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Sim, eu quero.

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