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8 alimentos para emagrecer, mas que vão é fazer você ganhar quilos e quilos.

O mundo da alimentação é cheio de mentiras, mitos e conceitos errados, e frequentemente acredita-se em algo que na verdade terá efeito contrário, especialmente no que tange aos chamados “alimentos para emagrecer”.

Por exemplo, alguns produtos deste grupo, na verdade podem facilmente ser engordativos.

Neste artigo você vai descobrir:

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1- O que significa de verdade a frase “enriquecido com vitaminas e minerais”

2- Por que pão integral não é tão melhor assim que o pão branco

3- Por que a maioria das granolas não preenche critérios para ser um dos alimentos para emagrecer

4- Por que você provavelmente consome o tipo de iogurte errado

5- Boas alternativas para os molhos da sua salada

6- Por que emagrecer tomando suco é lenda

7- Por que, por incrível que pareça, bebidas zero ou light podem fazer você engordar até

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8- Como misturas de nozes e frutas secas são um coquetel de engorda

 

Então confira os 8 “alimentos para emagrecer” que podem engordar

1. Cereais de café da manhã

alimentos para emagrecer

Eles são chamados de saudáveis, de bons alimentos para emagrecer,  mas na verdade são opções bastante ruins para comer no início do seu dia.

Isso porque são repletos de açúcar e carboidratos refinados, substâncias de alto poder engordativo.

Começar seu dia com uma refeição dessas vai fazer disparar sua glicose sanguínea e picos de insulina.

Com isso, você não só terá mais facilidade para armazenar gordura, como sentirá uma fome louca pouco tempo depois.

Mesmo quando o rótulo diz ser light, integral ou com baixo teor de gordura, confira a tabela nutricional e verá açúcares e carboidratos em abundância.

Aliás, é bastante comum encontrar a seguinte informação nos pacotes desses cereais:

Enriquecido com vitaminas, ferro e minerais

Paremos para pensar um pouco: se o produto fosse nutritivo de verdade, não precisaria ser “enriquecido” com porcaria nenhuma!

O motivo desse enriquecimento dos cereais é porque naturalmente eles são completamente despossuídos de nutrientes, não tem para onde correr!

Mal comparando, é como se você tivesse uma parede construída com tijolos de péssima qualidade, cheia de infiltrações, caindo aos pedaços, mas a pintasse com a mais moderna das tintas.

Claro que você focaria apenas na aparência da parede para “vender seu peixe”, mas no fundo, ela continua sendo uma parede de péssima qualidade.

 

2. Pão integral

O pão integral realmente é recomendado como uma alternativa melhor que o pão branco refinado, dentre os alimentos para emagrecer.

Só que o problema é que em boa parte dos casos ele não é fabricado exatamente com grãos integrais.

Quase sem exceções, os grãos foram transformados em uma farinha que acaba sendo tão digerível e contendo um índice glicêmico tão alto quanto o pão branco.

Como você já deve saber, a ingestão de carboidratos dispara os níveis de insulina no organismo, e isso terá consequências como acúmulo de gordura e fome, em última análise.

Emagrecer assim é como rolar uma pedra gigante montanha acima. Você sempre remará contra a maré!

O pão integral contém sim um pouco mais de fibras e nutrientes, mas tais nutrientes são facilmente encontrados em outros alimentos.

O ponto é que a diferença de impacto entre o integral e o refinado, se falarmos de efeitos no organismo, não é tão grande quanto se pensa.

 

3. Granola

Se a granola for feita com ingredientes de verdade, certamente pode ser saudável.

Mas em se tratando de produto industrializado, com a adição de açúcares e óleos, e o acondicionamento em pacotes que estimulam um superconsumo, fica difícil falar em alimento para emagrecer nesse caso.

Muitas vezes a granola vem carregada de frutas cristalizadas ou secas, como as passas. Leia-se “granola cheia de açúcar”.

Certamente você já está cortando açúcar de um lado, mas sem querer estará adicionando, de outro.

Não torne as coisas mais difíceis para você mesmo!

 

4. Iogurte com baixo teor de gordura

alimentos para emagrecer

O iogurte é saudável sim, mas a maioria que encontramos atualmente é o chamado light ou com baixo teor de gordura.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

E estes são verdadeiros lixos, não merecendo fazer parte do grupo dos alimentos para emagrecer.

Isso porque quando a gordura natural é retirada do iogurte, ele se torna intragável.

E para compensar, outros componentes são adicionados.

E quando tais componentes são açúcares, frutose ou outro tipo de adoçante artificial, a coisa complica.

À luz de estudos recentes, as gorduras saturadas contidas no iogurte natural são comprovadamente saudáveis.

Daí elas são retiradas para dar lugar a componentes piores, e cada um pode tirar suas conclusões.

Sem falar que não existe evidência que o consumo de laticínios com gordura contribuam para a obesidade.

5. Molhos industrializados para saladas

Saladas são excelentes para sua alimentação, e também emagrecimento.

Entretanto, muita gente acaba adicionando molhos em suas saladas, por não gostar do sabor puro dos vegetais.

Só que a maioria dos molhos para saladas comercializados são repletos de ingredientes engordativos, como açúcares e óleos.

Isso também os torna altamente calóricos, e fáceis de serem consumidos aos baldes.

Uma boa dica é fazer seus molhos em casa, à base de iogurtes naturais  com temperos, ou à base de azeite de oliva, também com temperos e ervas.

 

6. Sucos de frutas

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Uma das maiores pegadinhas do mundo dos alimentos para emagrecer é quanto ao uso de sucos.

Eles são comumente vistos como emagrecedores.

Afinal, vêm de frutas, não?

Para começar, como já comentamos aqui , um copo de suco vai conter o açúcar de várias frutas, e quase não terá fibras.

Ou seja, você vai acabar ingerindo uma tonelada a mais de açúcar, e sem as fibras para lentificar a absorção destes.

Basta pensar em quantas laranjas são necessárias para um copo de suco. Vamos chutar umas 4 ou 5?

Ao tomar o suco, você está ingerindo o açúcar de 4 ou 5 frutas, ao passo que se comesse a fruta, era o açúcar de uma só. E as fibras ainda fariam você absorver menos desse açúcar.

Outro problema é a questão do volume.

Comer a fruta inteira ocupa espaço no seu estômago, e causa um gasto energético maior para a digestão.

Com o suco, você não terá trabalho algum e sequer se sentirá satisfeito, o que permite o consumo de grandes quantidades.

E a coisa piora se falarmos de sucos industrializados.

Esses contém ainda mais açúcar.

Em muitos casos, o conteúdo artificial não é muito diferente de um refrigerante, por exemplo.

 

7. Bebidas light ou diet

Ué, mas trocando as bebidas comuns pelas light ou diet, o consumo de calorias não vai a zero?

De fato, é uma estratégia efetiva para reduzir tanto açúcar como calorias em seu emagrecimento.

Entretanto, diversos estudos não dão suporte a este possível fato, que isso seja uma vantagem para perder peso.

Este, por exemplo, não demonstrou uma vantagem significativa nesse aspecto.

E a razão pode ser que os adoçantes artificiais acabam mantendo a sensação doce nas papilas gustativas, impedindo a dessensibilização, e podem estimular tentações por doces ou mesmo fazer a pessoa comer outros alimentos que engordam.

Isto, claro, varia dependendo do indivíduo, mas é um fator a se considerar.

Muita gente pode inclusive engordar com isso.

Outra linha de pensamento acredita que o consumo de bebidas zero pode grosso modo preparar o organismo, através do gosto doce, para a recepção de calorias.

E como a bebida é zero, elas não vem. Mas como a expectativa foi criada no sistema nervoso central, seu cérebro vai “trabalhar nos bastidores” para compensar isso.

E mais cedo ou mais tarde, você se sabota ou cai na tentação. E nem vai saber por quê.

 

8. Misturas de nozes e frutas secas

Essas misturas acabam contém frutas secas, nozes ou amendoins, às vezes até com chocolate.

E são altamente energéticas.

As frutas secas possuem alto teor de açúcar concentrado, e as nozes contém gorduras.

Em que pese o consumo de nozes com moderação ser bom e saudável, este tipo de mistura é adequado para situações que você precisa de muita energia, como ao fazer trilhas ou escaladas.

Mas que não é o caso do nosso dia a dia comum.

Se você quer emagrecer, a combinação de nozes e frutas secas é terrível para seu objetivo, pelo alto teor de carboidratos e gorduras ao mesmo tempo.

É tipo você botar a gordura para dentro e ainda disparar o sinal para ela ser absorvida. Você jogou totalmente contra seus esforços!

 

Concluindo

O marketing da indústria alimentícia em relação à certos “alimentos para emagrecer” é bastante eficaz.

Ao menos em criar desinformação, aumentar o consumo e frustrar mais e mais pessoas.

E a melhor coisa que você pode fazer, em primeiro lugar, é saber disso, como foi exposto neste artigo.

E procurar os verdadeiros alimentos para emagrecer.

 


 

Referências:

 

1-Effect of cereal test breakfasts differing in glycemic index and content of indigestible carbohydrates on daylong glucose tolerance in healthy subjects.

2- Does the consumption of caloric and non-caloric beverages with a meal affect energy intake?

3- Artificial sweeteners produce the counterintuitive effect of inducing metabolic derangements.

2 comentários

  1. Meus parabéns o site esta ótimo!!!!
    Muita qualidade!!
    E é uma grande verdade, existem muitos mitos relacionados ao mundo dos alimentos e de como emagrecer, prejudicando milhares de pessoas. Mais pessoas tem que divulga mais a verdade.
    Abs.

  2. Maria Aparecida Rezende

    Obrigada pelas dicas, estão sendo de grande importância para mim, aprendo a cada dica. sou grata. Um abraço a todos vocês.

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