Alimentos permitidos na dieta cetogênica – lista completa

Alimentos permitidos na dieta cetogênica – lista completa

25 de outubro de 2017

Uma lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica pode ser bastante útil para quem fica perdido e não sabe exatamente o que comer.

Por conta dessas dúvidas, muitas pessoas acabam adotando estratégias erradas e comendo o que não deveriam comer.

E aí o resultado vai pro beleléu. Nada bom!

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Por isso, trazemos aqui a lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica do Comece a Emagrecer.

E de bônus, você ainda vai saber quais alimentos são no máximo tolerados na dieta, e quais são proibidos.

Mais ainda, você também vai descobrir algumas regras práticas para quantificar o que você come.

Tão práticas que parece mentira. Mas vamos lá.

 

O que comer (e o que não comer) na dieta cetogênica

 

alimentos permitidos na dieta cetogênica

O que comer?

 

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Primeiro, vamos listar os alimentos proibidos.

Esses não devem jamais (se possível para sempre) entrar no seu prato.

Não será surpresa quando você ler a relação. Tem muita porcaria envolvida.

Depois, listamos os alimentos tolerados na dieta cetogênica.

Esses alimentos podem ser consumidos com bastante moderação.

Porque eles são mais ricos em carboidratos, e consumi-los de forma exagerada pode atrapalhar (aliás provavelmente vão atrapalhar) seus resultados.

Então é comer desses aqui e ali apenas.

 

Na sessão seguinte, antes de falar da lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica, daremos as instruções para que você componha o seu prato.

Inclusive com as tais regrinhas práticas que citei no começo.

Seguindo essas regras, você terá 99% de chances de estar comendo as quantidades corretas e claro, de estar em cetose e emagrecer.

E por fim, encerramos com a lista dos alimentos permitidos na dieta cetogênica.

Esses devem compor 95% do que você come.

 

Então sem mais delongas, vamos ao que você deve passar longe:

 

Alimentos Proibidos na Dieta Cetogênica

 

alimentos permitidos na dieta cetogênica 2

Caia fora!

 

1- Açúcares e adoçantes:

Açúcar refinado

Açúcar fit

Açúcar de coco

Açúcar cristal

Açúcar demerara

Açúcar mascavo (onde estiver a palavra açúcar, saia correndo)

Maple Syrup

Mel

 

2- Leite e Derivados

Leite

Iogurtes em geral

Leite fermentado

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

 

 

3- Carnes

Salsicha

 

4- Farinhas e Pós

Aveia (em qualquer formato)

Achocolatados

Chocolate em pó

Fubá

Mandioca

Milho

Polvilho

Farinha de rosca

Tapioca

Trigo (integral ou não)

 

5- Frutas

Abacaxi

Banana

Maçã

Uvas

Laranja

Kiwi

Goiaba

Melancia

(em geral se a fruta é doce, caia fora)

 

 

6- Óleos e gorduras

Margarina

Óleo de canola

Óleo de girassol

Óleo de milho

Óleo de soja

 

7- Coco e derivados

Açúcar de coco

Água de coco

 

8- Vegetais

Batata

Batata doce

Beterraba

Inhame

Mandioca (aipim, macaxeira)

Mandioquinha

Yacon

 

9- Temperos e molhos

Molhos prontos vendidos no mercado muitas vezes contém muitos carboidratos por porção, fique atento.

Ketchup

 

10- Leguminosas

Feijão (todos os tipos)

Grão de bico

Lentilha

Soja

 

11- Grãos

Todos os grãos, em qualquer forma, integrais ou não, como:

Amaranto

Arroz

Aveia

Centeio

Cevada

Granola

Milho

Quinoa

Trigo (esse é seu inimigo mortal)

 

 

Achou a dieta muito restrita?

Bom, na verdade o que se come atualmente é que é permissivo demais, vejamos pelo outro lado.

Basta notar que 70% da população brasileira encontra-se acima do peso.

Então vamos agora aos alimentos tolerados.

 

Alimentos tolerados na dieta cetogênica

 

alimentos permitidos na dieta cetogênica

Aprecie com moderação!

 

1- Leite e Derivados

Iogurte grego (verdadeiro)

 

 

2- Queijos e variações

Queijo Brie

Queijo Minas

Queijo Frescal

Queijo Tofu

 

3- Carnes

Linguiça

Mortadela

Peito de peru

Peito de frango

Presunto

Salame

Outros embutidos

 

4-Farinhas e Pós

Whey protein (de preferência o whey isolado)

 

5- Frutas

Frutas vermelhas, como:

Amora

Cereja

Framboesa

Mirtilo

Morango

 

6- Oleaginosas

Amêndoa

Avelã

Castanha

Castanha de caju

Coco

Macadâmia

Nozes

Pistache

 

7- Óleos e gorduras

Maionese industrializada

Óleo de amendoim

Óleo de cártamo

Óleo de gergelim

 

8- Vegetais

Abóbora

Cebola

Cenoura

Gengibre

Nabo

Pimentão

Rabanete

Vagem

 

9- Temperos e molhos

Mostarda

Pimentas em geral

Shoyu

Temperos prontos e processados

10 – Outras manteigas e cremes

Pasta de amendoim

 

11- Leguminosas

Amendoim

 

As 3 regras para acertar o quanto comer na dieta cetogênica.

alimentos permitidos na dieta cetogênica

Tá, mas quanto boto no prato?

 

 

Esqueça fórmulas para calcular o quanto você precisa comer na dieta cetogênica.

Eu vou deixar aqui 3 regrinhas básicas para você ter sucesso na sua empreitada rumo à uma saúde plena e um corpo melhor.

São elas:

 

Regra 1: Atenha-se à lista dos alimentos permitidos.

Quanto menos você tropeçar nas próprias pernas, colocando o que não deve no seu prato, melhor, não acha?

Óbvio uluante.

Então como diria Arnaldo Cezar Coelho, a regra é clara: coloque os alimentos permitidos, de vez em quando (ou nunca) os tolerados, e absolutamente nunca os proibidos.

Mas então quanto coloco dos permitidos? E quantas vezes como por dia?

 

Regra 2: Coma apenas quando tiver fome

Uma enorme vantagem da dieta cetogênica é a sua capacidade de prover saciedade.

Gordura bate e entope. Principalmente quando ela é maioria no seu prato, e a quantidade de carboidratos ingerida é baixa.

Isso joga os seus níveis de insulina lá para baixo.

E por que isso seria bom?

Porque a insulina elevada joga contra.

Em resumo, ela faz você guardar toda e qualquer gordura que comer.

E de quebra, sabota seus mecanismos de saciedade.

Você vai querer comer mais… E mais… E mais…

Mesmo sem precisar, caloricamente falando.

Mas isso não é problema na cetogênica. A não ser quando você come por costume.

Exemplo: Você não tem um pingo de fome no almoço, mas come… porque é hora de almoço.

Erro grave. Muita gente deixa de emagrecer por conta disso.

Então se você ficar 8, 9, 10 horas sem um pingo de fome, respeite, porque isso é o seu organismo dizendo para você que não precisa da sua ajuda para arrumar nutrientes.

Ao menos naquele momento.

E com isso você dá espaço para que seu corpo use as reservas de gordura acumuladas.

Que é justamente o que você quer.

Bom, respondemos a quantas vezes se deve comer, mas e quanto e o que botar no prato?

 

Regra 3: Dieta cetogênica é uma dieta vegetariana… Suplementada com carnes.

Caraca, enlouqueceu?

Não mesmo.

Um erro muito comum na cetogênica é (graças ao marketing da dieta) achar que é uma dieta baseada em carnes, peixe, frango e afins.

Daí você só come isso.

E graças à capacidade do seu corpo transformar excesso de proteína em glicose, a sua cetose vai pro beleléu, você ingere caloria demais, e não emagrece nadinha.

Um dos erros mais comuns que se vêem por aí.

Por isso a regra 3 se aplica.

Na hora de compor o seu prato, ocupe 70% dele com vegetais, e quanto mais verde, melhor.

Esses vegetais você vai regar com alguma gordura boa, como o azeite. Seja generoso na dose.

E o espaço que sobra no prato, esse sim você ocupa com carne, peixe, frango, ovo, bacon, etc.

Fazendo seus pratos dessa forma (e seguindo as 3 regras), você em 99% dos casos estará:

1- Ingerindo menos calorias do que gasta

2- Mantendo-se saciado por longos períodos

3- Ficando dentro das porcentagens de calorias recomendadas para cada macronutriente (proteínas, gorduras e carboidratos) da dieta cetogênica – Caso não saiba, 70% gorduras, 20% proteínas e 10% no máximo carboidratos.

 

Não parece tão complicado agora, não é?

Então para encerrar, vamos ao que colocar no seu prato efetivamente, e é com prazer que apresento a lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica:

 

Lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica:

 

alimentos permitidos na dieta cetogênica

Agora vai!

 

1- Adoçantes

Eritritol

Stevia

Sucralose

Xilitol

 

2 – Leite e Derivados

Manteiga

Creme de leite

Chantilly (sem açúcar)

 

3- Queijos e variações

Azul

Catupiry

Cheddar

Coalho

Cottage

Cream Cheese

Feta

Gorgonzola

Gouda

Muçarela

Parmesão

Prato

Provolone

Requeijão

Ricota

Roquefort

Suíço

 

4- Ovos

Avestruz

Codorna

Galinha

Pato

Cozido

Frito

Mexido

Omelete

Poché

 

5- Carnes

Bovina (todas)

Suína (todas)

de Aves (todas)

de Peixes (todas)

 

6- Farinhas e Pós

 

Amêndoas

Castanhas

Cacau em pó (sem açúcar)

Coco

Linhaça

 

7- Frutas

Abacate

Azeitona (isso mesmo)

Coco

Limão

Tomate (sim, tomate é fruta)

 

8- Frutos do mar

Camarão

Caranguejo

Lagosta

Lula

Ostra

Polvo

Marisco

Mexilhões

9- Oleaginosas /Sementes

Chia

Linhaça

 

10- Óleos e gorduras

Azeite de oliva

Banha animal

Manteiga

Maionese caseira

Óleo de coco

Óleo de peixe

11- Coco e derivados

Creme de coco

Farinha de coco

Leite de coco

Manteiga de coco

Óleo de coco

Polpa (castanha)

12- Verduras e saladas

Abobrinha

Acelga

Aipo

Alface

Alho

Berinjela

Brócolis

Couve

Couve-flor

Chuchu

Escarola

Espinafre

Pepino

Quiabo

Repolho

Rúcula

…e tudo o que for verde.

13- Temperos e molhos

Açafrão da terra (cúrcuma)

Alecrim

Canela

Cebolinha

Coentro

Colorau

Manjericão

Pimenta do reino

Orégano

Sal

14- Outras manteigas e cremes

Sour cream (creme azedo)

Manteiga de amêndoas

 

 

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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46 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Muito interessante.
    Gostaria de saber o porque da polpa do coco estar na lista tolerável e também na permitida.
    Desde já grato.

  2. Por que o coco é permitido e a água de coco não é?
    Por que o leite é proibido e os queijos não são?
    Por que as frutas como a uva, por exemplo é proibida e os adoçantes como o xilitol por exemplo não ?
    Tenho tireoidite de hashimoto e o médico passou essa dieta e não sei mais o que fazer!

    • Oi solange!
      O coco concentra a parte das gorduras benéficas para a dieta, principalmente os MCT, uma das melhores fontes possíveis de gordura. Ja a agua tem bastante açúcar simples, por isso é cortada.
      A frutose nao é seu aliado, por isso as frutas doces como a uva também sao proibidas, o que faz dos adoçantes uma boa opção pra quem nao vive sem doce mas segue na dieta. É valido lembrar que seria ótimo se voce nao precisasse nem dos adoçantes e procurasse corta-los ja que alguns podem ser um pouco tóxicos pelos níveis altos de sódio e outras substancias danosas ao seu corpo (aspartame por ex)

  3. Fibra de Trigo pode ,vi num site gringo que Fibra de Trigo pode

    • Então coma e seja feliz.

  4. Requeijão são todos?

  5. Muito confuso isso aí.. muitas coisas pode e ao mesmo tempo não pode.

  6. Eu gostaria de saber do palmito que não foi citado.Pode?

  7. cogumelos, pode comer na dieta ?

  8. As três regras para acertar o que comer na dieta cetogênica são excelente . Gostei muito ! .

  9. Pq a cebola esta como tolerável somente, salsinha não aparece como pode, sou alérgica a leite mas pra mim é bom assim não caio na besteira de ficar comendo só gorduras. Posso tomar leite de coco e leite de amêndoas?! Tomo óleo de linhaça para ajudar na prisão de ventre posso continuar?! Obrigada

    • Pq é permitido farinhas de castanhas, amêndoas, coco e não é permitido leite de coco leite de amêndoa , oleganiosas tipo castanhas, amêndoas?!

      • Leite de coco é permitido, o que não é permitido é água de coco

  10. Pao Integral pode ser ingerido na dieta cetogenica?

    • Faço essa dieta a mais ou menos quinze dias ,mas a nutricionista, falou que maçã e água de coco podia .

    • Tá doido Fernando? Não pode pão nenhum

  11. Também achei algumas coisas contraditórias, como as citadas nos comentários anteriores.

  12. Estou amando , só as pessoas q estão me alimentando não acha bom mas eu estou amando estou ativa bem melhor e meu objetivo é perder a barriga obgda só queria ficar sabendo quanto tempo se faz essa redução alimentar? Obgda

  13. Bom como já disse eu e minha filha de 16 anos fazemos a dieta ,a minha filha há uns 3 meses e eu aos 15 dias mais ou menos ,bom para mim vejo que perdi medidas e me sinto mais disposta , inclusive as cochiladinhas depois do almoço não faço mais ,pois não tenho sono sinto – me com mais disposição, a minha filha nesses dois meses eliminou dois quilos ,mas como já disse a nutri liberou água de coco e maçã , minha filha consome muita água de coco eu já não pois não gosto então tomo água com limão , até então tô conseguindo fazer a dieta e estou muito satisfeita ,mas a minha filha acha que não está perdendo medidas como eu ,por que será ?

    • A água de coco é rica em açucar, o que impede do corpo entrar em cetose

    • Oi Selma, olha eu to fazendo a dieta e perdi dois kg em 1 semana, cada metabolismo é um, mas a agua de coco nao pode mesmo pq tem açucar e nao deixa o corpo entrar em cetose que é o que faz a gordura do corpo ser consumida, maça tb tem açucar, a minha nutri tirou frutas completamente.

    • Selma sua filha nao tá emagrecendo por causa da água de coco e da maçã ambas tem muita frutose que é um tipo de açúcar

  14. Sou do Pará e aqui consumimos muito açaí puro sem nada e charque assado ou frito,podemos?

  15. Minha dúvida é quanto ao iogurte grego. Há muito substituí o iogurte por kefir de leite e faço o grego dele. Posso usar o kefir na cetogenica??

  16. gostaria de saber sobre a maionese, ela é feita de òleo de soja, ainda assim é permitida??? e colorau?refrigerante zero pode? sacia minha vontade de doce.

  17. Pode comer abóbora e abóbora japonesa

  18. Pode tomar Kefir

  19. Como posso saber se entrei em cetose?

  20. Como muito ovo e frango posso compensar no dia seguinte comendo chuchu e abobrinha

  21. Bom dia bebida alcoolica pode alguma?

  22. Estou consumindo alimentos exatamente como sugeridos. O ajuste agora é na proporção de verduras, o que será muito fácil de fazer. O que não foi comentado até agora, é que manter esse Estilo de Vida é MUITO mais barato!

  23. Olá!Já foi perguntado aqui, mas não houve resposta. Tb quero saber: cogumelos pode?

    • Cogumelo pode!!

  24. por favor digam que pode Pipoca ! Não citou na lista , mas é fibra !!! Alguem sabe dizer se pode mesmo ?

    • Pipoca tem fibra mas tem bastante carboidrato. Sinto muito

  25. GOSTARIA DE SABER DO KEFIR

  26. Nem sei como agradecer esse post tem me ajudado e muitooooo! tem dias que como apenas 1 vez pois não sinto fome e tbm bebo em media 3 litros de água adeus fome rs
    só uma duvida depois da cetônica e chegar no peso desejado posso volta para lowcarb ( que é menos restritiva) ? e manter o peso ?

  27. Mamão é permitido?

  28. Posso comer um mega staker 4.0 atômico do burguer King sem o pão e sem molho?

  29. Boa noite!
    Gostaria de saber se leite em pó é permitido na dieta cetogênica..

  30. cachaça da brava pode? haha

  31. CACHAÇA DA BRAVA PODE?
    HAHA

  32. Toda dieta tem seu lado rasical, e essa não é diferente. Porém ela realmente funciona para quem a segue corretamente. Gostei muito dos esclarecimentos e, principalmente do jeito bem humorado como o assunto é abordado.

    Obrigada

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