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Alimentos permitidos na dieta cetogênica – lista completa

Uma lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica pode ser bastante útil para quem fica perdido e não sabe exatamente o que comer.

Por conta dessas dúvidas, muitas pessoas acabam adotando estratégias erradas e comendo o que não deveriam comer.

E aí o resultado vai pro beleléu. Nada bom!

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Por isso, trazemos aqui a lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica do Comece a Emagrecer.

E de bônus, você ainda vai saber quais alimentos são no máximo tolerados na dieta, e quais são proibidos.

Mais ainda, você também vai descobrir algumas regras práticas para quantificar o que você come.

Tão práticas que parece mentira. Mas vamos lá.

 

O que comer (e o que não comer) na dieta cetogênica

 

alimentos permitidos na dieta cetogênica
O que comer?

 

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Primeiro, vamos listar os alimentos proibidos.

Esses não devem jamais (se possível para sempre) entrar no seu prato.

Não será surpresa quando você ler a relação. Tem muita porcaria envolvida.

Depois, listamos os alimentos tolerados na dieta cetogênica.

Esses alimentos podem ser consumidos com bastante moderação.

Porque eles são mais ricos em carboidratos, e consumi-los de forma exagerada pode atrapalhar (aliás provavelmente vão atrapalhar) seus resultados.

Então é comer desses aqui e ali apenas.

 

Na sessão seguinte, antes de falar da lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica, daremos as instruções para que você componha o seu prato.

Inclusive com as tais regrinhas práticas que citei no começo.

Seguindo essas regras, você terá 99% de chances de estar comendo as quantidades corretas e claro, de estar em cetose e emagrecer.

E por fim, encerramos com a lista dos alimentos permitidos na dieta cetogênica.

Esses devem compor 95% do que você come.

 

Então sem mais delongas, vamos ao que você deve passar longe:

 

Alimentos Proibidos na Dieta Cetogênica

 

alimentos permitidos na dieta cetogênica 2
Caia fora!

 

1- Açúcares e adoçantes:

Açúcar refinado

Açúcar fit

Açúcar de coco

Açúcar cristal

Açúcar demerara

Açúcar mascavo (onde estiver a palavra açúcar, saia correndo)

Maple Syrup

Mel

 

2- Leite e Derivados

Leite

Iogurtes em geral

Leite fermentado

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

 

 

3- Carnes

Salsicha

 

4- Farinhas e Pós

Aveia (em qualquer formato)

Achocolatados

Chocolate em pó

Fubá

Mandioca

Milho

Polvilho

Farinha de rosca

Tapioca

Trigo (integral ou não)

 

5- Frutas

Abacaxi

Banana

Maçã

Uvas

Laranja

Kiwi

Goiaba

Melancia

(em geral se a fruta é doce, caia fora)

 

 

6- Óleos e gorduras

Margarina

Óleo de canola

Óleo de girassol

Óleo de milho

Óleo de soja

 

7- Coco e derivados

Açúcar de coco

Água de coco

 

8- Vegetais

Batata

Batata doce

Beterraba

Inhame

Mandioca (aipim, macaxeira)

Mandioquinha

Yacon

 

9- Temperos e molhos

Molhos prontos vendidos no mercado muitas vezes contém muitos carboidratos por porção, fique atento.

Ketchup

 

10- Leguminosas

Feijão (todos os tipos)

Grão de bico

Lentilha

Soja

 

11- Grãos

Todos os grãos, em qualquer forma, integrais ou não, como:

Amaranto

Arroz

Aveia

Centeio

Cevada

Granola

Milho

Quinoa

Trigo (esse é seu inimigo mortal)

 

 

Achou a dieta muito restrita?

Bom, na verdade o que se come atualmente é que é permissivo demais, vejamos pelo outro lado.

Basta notar que 70% da população brasileira encontra-se acima do peso.

Então vamos agora aos alimentos tolerados.

 

Alimentos tolerados na dieta cetogênica

 

alimentos permitidos na dieta cetogênica
Aprecie com moderação!

 

1- Leite e Derivados

Iogurte grego (verdadeiro)

 

 

2- Queijos e variações

Queijo Brie

Queijo Minas

Queijo Frescal

Queijo Tofu

 

3- Carnes

Linguiça

Mortadela

Peito de peru

Peito de frango

Presunto

Salame

Outros embutidos

 

4-Farinhas e Pós

Whey protein (de preferência o whey isolado)

 

5- Frutas

Frutas vermelhas, como:

Amora

Cereja

Framboesa

Mirtilo

Morango

 

6- Oleaginosas

Amêndoa

Avelã

Castanha

Castanha de caju

Coco

Macadâmia

Nozes

Pistache

 

7- Óleos e gorduras

Maionese industrializada

Óleo de amendoim

Óleo de cártamo

Óleo de gergelim

 

8- Vegetais

Abóbora

Cebola

Cenoura

Gengibre

Nabo

Pimentão

Rabanete

Vagem

 

9- Temperos e molhos

Mostarda

Pimentas em geral

Shoyu

Temperos prontos e processados

10 – Outras manteigas e cremes

Pasta de amendoim

 

11- Leguminosas

Amendoim

 

As 3 regras para acertar o quanto comer na dieta cetogênica.

alimentos permitidos na dieta cetogênica
Tá, mas quanto boto no prato?

 

 

Esqueça fórmulas para calcular o quanto você precisa comer na dieta cetogênica.

Eu vou deixar aqui 3 regrinhas básicas para você ter sucesso na sua empreitada rumo à uma saúde plena e um corpo melhor.

São elas:

 

Regra 1: Atenha-se à lista dos alimentos permitidos.

Quanto menos você tropeçar nas próprias pernas, colocando o que não deve no seu prato, melhor, não acha?

Óbvio uluante.

Então como diria Arnaldo Cezar Coelho, a regra é clara: coloque os alimentos permitidos, de vez em quando (ou nunca) os tolerados, e absolutamente nunca os proibidos.

Mas então quanto coloco dos permitidos? E quantas vezes como por dia?

 

Regra 2: Coma apenas quando tiver fome

Uma enorme vantagem da dieta cetogênica é a sua capacidade de prover saciedade.

Gordura bate e entope. Principalmente quando ela é maioria no seu prato, e a quantidade de carboidratos ingerida é baixa.

Isso joga os seus níveis de insulina lá para baixo.

E por que isso seria bom?

Porque a insulina elevada joga contra.

Em resumo, ela faz você guardar toda e qualquer gordura que comer.

E de quebra, sabota seus mecanismos de saciedade.

Você vai querer comer mais… E mais… E mais…

Mesmo sem precisar, caloricamente falando.

Mas isso não é problema na cetogênica. A não ser quando você come por costume.

Exemplo: Você não tem um pingo de fome no almoço, mas come… porque é hora de almoço.

Erro grave. Muita gente deixa de emagrecer por conta disso.

Então se você ficar 8, 9, 10 horas sem um pingo de fome, respeite, porque isso é o seu organismo dizendo para você que não precisa da sua ajuda para arrumar nutrientes.

Ao menos naquele momento.

E com isso você dá espaço para que seu corpo use as reservas de gordura acumuladas.

Que é justamente o que você quer.

Bom, respondemos a quantas vezes se deve comer, mas e quanto e o que botar no prato?

 

Regra 3: Dieta cetogênica é uma dieta vegetariana… Suplementada com carnes.

Caraca, enlouqueceu?

Não mesmo.

Um erro muito comum na cetogênica é (graças ao marketing da dieta) achar que é uma dieta baseada em carnes, peixe, frango e afins.

Daí você só come isso.

E graças à capacidade do seu corpo transformar excesso de proteína em glicose, a sua cetose vai pro beleléu, você ingere caloria demais, e não emagrece nadinha.

Um dos erros mais comuns que se vêem por aí.

Por isso a regra 3 se aplica.

Na hora de compor o seu prato, ocupe 70% dele com vegetais, e quanto mais verde, melhor.

Esses vegetais você vai regar com alguma gordura boa, como o azeite. Seja generoso na dose.

E o espaço que sobra no prato, esse sim você ocupa com carne, peixe, frango, ovo, bacon, etc.

Fazendo seus pratos dessa forma (e seguindo as 3 regras), você em 99% dos casos estará:

1- Ingerindo menos calorias do que gasta

2- Mantendo-se saciado por longos períodos

3- Ficando dentro das porcentagens de calorias recomendadas para cada macronutriente (proteínas, gorduras e carboidratos) da dieta cetogênica – Caso não saiba, 70% gorduras, 20% proteínas e 10% no máximo carboidratos.

 

Não parece tão complicado agora, não é?

Então para encerrar, vamos ao que colocar no seu prato efetivamente, e é com prazer que apresento a lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica:

 

Lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica:

 

alimentos permitidos na dieta cetogênica
Agora vai!

 

1- Adoçantes

Eritritol

Stevia

Sucralose

Xilitol

 

2 – Leite e Derivados

Manteiga

Creme de leite

Chantilly (sem açúcar)

 

3- Queijos e variações

Azul

Catupiry

Cheddar

Coalho

Cottage

Cream Cheese

Feta

Gorgonzola

Gouda

Muçarela

Parmesão

Prato

Provolone

Requeijão

Ricota

Roquefort

Suíço

 

4- Ovos

Avestruz

Codorna

Galinha

Pato

Cozido

Frito

Mexido

Omelete

Poché

 

5- Carnes

Bovina (todas)

Suína (todas)

de Aves (todas)

de Peixes (todas)

 

6- Farinhas e Pós

 

Amêndoas

Castanhas

Cacau em pó (sem açúcar)

Coco

Linhaça

 

7- Frutas

Abacate

Azeitona (isso mesmo)

Coco

Limão

Tomate (sim, tomate é fruta)

 

8- Frutos do mar

Camarão

Caranguejo

Lagosta

Lula

Ostra

Polvo

Marisco

Mexilhões

9- Oleaginosas /Sementes

Chia

Linhaça

 

10- Óleos e gorduras

Azeite de oliva

Banha animal

Manteiga

Maionese caseira

Óleo de coco

Óleo de peixe

11- Coco e derivados

Creme de coco

Farinha de coco

Leite de coco

Manteiga de coco

Óleo de coco

Polpa (castanha)

12- Verduras e saladas

Abobrinha

Acelga

Aipo

Alface

Alho

Berinjela

Brócolis

Couve

Couve-flor

Chuchu

Escarola

Espinafre

Pepino

Quiabo

Repolho

Rúcula

…e tudo o que for verde.

13- Temperos e molhos

Açafrão da terra (cúrcuma)

Alecrim

Canela

Cebolinha

Coentro

Colorau

Manjericão

Pimenta do reino

Orégano

Sal

14- Outras manteigas e cremes

Sour cream (creme azedo)

Manteiga de amêndoas

 

 

82 comentários

  1. Muito interessante.
    Gostaria de saber o porque da polpa do coco estar na lista tolerável e também na permitida.
    Desde já grato.

  2. Solange Aparecida dos Anjos

    Por que o coco é permitido e a água de coco não é?
    Por que o leite é proibido e os queijos não são?
    Por que as frutas como a uva, por exemplo é proibida e os adoçantes como o xilitol por exemplo não ?
    Tenho tireoidite de hashimoto e o médico passou essa dieta e não sei mais o que fazer!

    • Oi solange!
      O coco concentra a parte das gorduras benéficas para a dieta, principalmente os MCT, uma das melhores fontes possíveis de gordura. Ja a agua tem bastante açúcar simples, por isso é cortada.
      A frutose nao é seu aliado, por isso as frutas doces como a uva também sao proibidas, o que faz dos adoçantes uma boa opção pra quem nao vive sem doce mas segue na dieta. É valido lembrar que seria ótimo se voce nao precisasse nem dos adoçantes e procurasse corta-los ja que alguns podem ser um pouco tóxicos pelos níveis altos de sódio e outras substancias danosas ao seu corpo (aspartame por ex)

    • Porque a água do coco concentra todo o açúcar, e o coco seco as fibras e a gordura. Leite tem lactose, que é o açúcar do leite, no processo de maturação dos queijos a lactose é eliminada, por isso quanto mais amarelo o queijo, melhor. Uva tem frutose, açúcar, eleva a insulina, os adoçantes permitidos, não

  3. Fibra de Trigo pode ,vi num site gringo que Fibra de Trigo pode

  4. Requeijão são todos?

  5. Muito confuso isso aí.. muitas coisas pode e ao mesmo tempo não pode.

  6. Eu gostaria de saber do palmito que não foi citado.Pode?

      • Gostaria de saber sobre bebidas alcoólicas permitidas? Se o vinho seco e a Skol beats que se diz zero carbo se pode pelo seu conhecimento na dieta cetogenica.
        Grata

        • O álcool tem um impacto na perda de peso em uma dieta cetogênica, mesmo quando você ingere bebidas low-carb ou zero-carb. Isso é porque o corpo pode usar álcool como fonte de combustível. Ele não é armazenado como glicogênio, como os carboidratos, então uma vez que tenha sido queimado, você volta direto para a cetose – entretanto, isso significa que você está perdendo tempo de queima de gordura enquanto bebe. O quanto isso afeta a sua perda de peso varia individualmente. Algumas pessoas notam que a perda de peso estaciona se elas bebem qualquer coisa alcoólica, enquanto outras descobrem que podem beber quantidades responsáveis de vinho, destilados ou cerveja low-carb (elas existem!) e continuam a perder peso.

    • Pouco Pq tem muito carboidrato

  7. cogumelos, pode comer na dieta ?

  8. As três regras para acertar o que comer na dieta cetogênica são excelente . Gostei muito ! .

  9. Pq a cebola esta como tolerável somente, salsinha não aparece como pode, sou alérgica a leite mas pra mim é bom assim não caio na besteira de ficar comendo só gorduras. Posso tomar leite de coco e leite de amêndoas?! Tomo óleo de linhaça para ajudar na prisão de ventre posso continuar?! Obrigada

  10. Pao Integral pode ser ingerido na dieta cetogenica?

  11. Também achei algumas coisas contraditórias, como as citadas nos comentários anteriores.

  12. Estou amando , só as pessoas q estão me alimentando não acha bom mas eu estou amando estou ativa bem melhor e meu objetivo é perder a barriga obgda só queria ficar sabendo quanto tempo se faz essa redução alimentar? Obgda

  13. Bom como já disse eu e minha filha de 16 anos fazemos a dieta ,a minha filha há uns 3 meses e eu aos 15 dias mais ou menos ,bom para mim vejo que perdi medidas e me sinto mais disposta , inclusive as cochiladinhas depois do almoço não faço mais ,pois não tenho sono sinto – me com mais disposição, a minha filha nesses dois meses eliminou dois quilos ,mas como já disse a nutri liberou água de coco e maçã , minha filha consome muita água de coco eu já não pois não gosto então tomo água com limão , até então tô conseguindo fazer a dieta e estou muito satisfeita ,mas a minha filha acha que não está perdendo medidas como eu ,por que será ?

  14. Sou do Pará e aqui consumimos muito açaí puro sem nada e charque assado ou frito,podemos?

  15. Minha dúvida é quanto ao iogurte grego. Há muito substituí o iogurte por kefir de leite e faço o grego dele. Posso usar o kefir na cetogenica??

  16. Anderson Moreira Mantovani

    gostaria de saber sobre a maionese, ela é feita de òleo de soja, ainda assim é permitida??? e colorau?refrigerante zero pode? sacia minha vontade de doce.

  17. Pode comer abóbora e abóbora japonesa

  18. Como posso saber se entrei em cetose?

  19. Como muito ovo e frango posso compensar no dia seguinte comendo chuchu e abobrinha

  20. Bom dia bebida alcoolica pode alguma?

  21. Estou consumindo alimentos exatamente como sugeridos. O ajuste agora é na proporção de verduras, o que será muito fácil de fazer. O que não foi comentado até agora, é que manter esse Estilo de Vida é MUITO mais barato!

  22. Olá!Já foi perguntado aqui, mas não houve resposta. Tb quero saber: cogumelos pode?

  23. por favor digam que pode Pipoca ! Não citou na lista , mas é fibra !!! Alguem sabe dizer se pode mesmo ?

  24. GOSTARIA DE SABER DO KEFIR

  25. Nem sei como agradecer esse post tem me ajudado e muitooooo! tem dias que como apenas 1 vez pois não sinto fome e tbm bebo em media 3 litros de água adeus fome rs
    só uma duvida depois da cetônica e chegar no peso desejado posso volta para lowcarb ( que é menos restritiva) ? e manter o peso ?

  26. Mamão é permitido?

  27. Posso comer um mega staker 4.0 atômico do burguer King sem o pão e sem molho?

  28. Boa noite!
    Gostaria de saber se leite em pó é permitido na dieta cetogênica..

  29. cachaça da brava pode? haha

  30. Toda dieta tem seu lado rasical, e essa não é diferente. Porém ela realmente funciona para quem a segue corretamente. Gostei muito dos esclarecimentos e, principalmente do jeito bem humorado como o assunto é abordado.

    Obrigada

  31. Feijão verde pode !!! Pois também olhei em alguns grupos que poderia , por ter baixo índice glicêmico ??

  32. boa tarde,

    melão e quinoa podem?

    qual bebida alcóolica é menos pior? Gym ou vinho tinto?

  33. Não pode óleo de soja, mas pode maionese caseira? Não entendi… maionese é feita com óleo de soja…

  34. Olá, o peito de frango e de peru estão na lista de alimentos tolerados. No entanto, na lista dos permitidos você menciona TODAS AS CARNES. Obrigada

  35. Eu percebi que errei muito com a proteina, basicamente minha LowCarb foi regada a frango e peixe (500g) por dia! NADA de verde, nada de fruta e nem verdura. Era só carne, carne e carne, nem mesmo um ovo! Claro que emagreci, mas não da forma correta e além disso, minha imunidade foi pro espaço! Muito obrigada pelas regras, agora vou seguir desta forma! 70% gordura 25% proteínas 5% Carboidratos (aquela quantidade tolerável de 1xc de Cenoura) 😉

  36. Esse peito de peru, Cream Cheese não é alimento e produto alimentícios que o homem das cavernas comeriam

  37. Adorei!!! Cogumelo shitake preparado na manteiga, shoyu e limão!! Pode???

    • 🔴 Gente pelamor!
      Se tem açúcar não pode!
      Se tem farinha não pode!
      Nada de carboidratos!
      Alguns alimentos com baixíssimo nível de carbo são permitidos.
      Se atenham a lista!
      E não confundam:
      DIETA CETOGENICA NÃO É A MESMA COISA QUE A DIETA DA PROTEÍNA!!!!
      Se informem! Entendam o que estão fazendo!
      👍🏻

  38. O leite de amêndoasé permitido na dieta cetogênica?

  39. Oi gostaria de saber se coca zero e refrigerantes zero pode? pq ele mata minha vontade de comer doce.
    Obrigada

  40. Vou completar 15 dias. Estou fazendo certinho.Minha dificuldade é o pão, mas estou resistindo bravamente. Bebo 3 litros de áfua por dia.Sinto-me bem mais disposta. Posso continuar fazendo por quanto tempo?

  41. Fiz por 6 dias e perdi 4kg ainda quero eliminar mais 6 kg e vou fazer mais 7 dias de dieta… não comi nada de açúcar e nada de carboidratos

  42. gostaria de saber se o levedo de cerveja é permitido e também polivitamínico e colágeno 1 e 3 é permitido.

  43. Excelente Matéria!! Muito bem elaborada, Muito Clara e sem Dar Voltas

    eu Li em certo Site que se eu pretendo fazer a Dieta por lonfo tempo, preciso sempre dar pausa de uma semana a cada duas semanas, isso Procede? pois engordei 1,5kg durante a pausa,e mesmo comendo pouco, percebi que o efeito da ingestão de careboidratos em meu corpo (só comi Feijão, sem arroz) foi instantânea pra me fazer inchar.

  44. excelente texto, muito bem elaborado, sem delongas e objetivo.
    achei muito interessante.
    tenho uma duvida sobre por quanto tempo fazer a dieta, pois tive a informação que sempre devo a cada duas semanas dar uma pausa de uma semana, gostaria de saber se isso procede, e realmente se faz necessãrio, pois em 5 dias, ganhei de volta 1,5kg, e pude perceber que meu corpo incha rapidamente com a ingestão de carboidratos (so cacrescentei feijão nas refeições) peguei muito leve nos demais alimentos,

  45. RAFAELLA FIGUEIRA DE FIGUEIREDO CARLOS

    nao é o ideal, mas pode sim hahaha o problema dos hamburguers de fast food é que sao processados, e mtas vezes contém oléos vegetais e açucar na composiçao. se puder optar por um hamburuger artesanal, a procedência da carne será bem melhor e aí sim, vc tá dentro da dieta. peça pra substituir o pao por folhas de alface, em volta. fica otimo e faço sempre

  46. Porque o queijo pode e o leite não pode?
    O leite de soja pode?

  47. Lia França Silva Magalhães

    Os acompanhamentos foram salada de alface, courgette e dois ovos cozidos.tudo regado a azeite e limão.

  48. Esse foi o site mais completo a nível de alimentos permitidos e não permitidos que encontrei até agora, os outros falam o blá blá blá mas não especificam os alimentos como essa página especificou. Obrigada por ter ido direto ao que realmente interessa!!
    Sucesso pra vc Dr.!

  49. Adorei todo o conteúdo, muito bom mesmo. Parabéns por abordar assuntos importantes como esse!

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