Os 7 piores alimentos processados que não vão deixar você emagrecer de jeito nenhum.

Os 7 piores alimentos processados que não vão deixar você emagrecer de jeito nenhum.

2 de janeiro de 2017

Os alimentos processados têm a vantagem da economia de tempo, e isto os torna práticos para quem tem um estilo de vida muito ocupado, e para aqueles que não gostam de cozinhar.

O preço também costuma ser mais baixo, o que torna o produto um tanto quanto irresistível.

No entanto, em algum momento, teremos que observar as consequências ocultas que esses alimentos causam para nossa saúde.

banner método emagrecimento fácil

E é justamente aí que o barato pode sair bem caro.

Não é segredo que a maioria desses alimentos não é saudável.

Em geral, eles tem baixíssima quantidade de bons nutrientes, e enorme quantidade de calorias.

Também possuem ingredientes artificiais que podem ser tóxicos ao organismo.

Sem falar em substâncias que podem causar vício, bloquear mecanismos de saciedade no organismo e fazer o seu paladar só aceitar essas coisas com as quais a natureza não pode competir.

O resultado disso é uma pessoa esfomeada e sem controle, que vai voltar para consumir mais e mais, enriquecendo quem fabrica esse produto. Conveniente, não?

Assista a versão em vídeo:

banner método emagrecimento fácil

 

Aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube clicando na imagem abaixo

Eliminar todos os alimentos processados de sua dieta pode ser bem difícil.

No entanto, você pode fazer um enorme progresso apenas eliminando os piores alimentos processados.

Compilamos uma lista com os 7 piores para a saúde:

Nuggets de Frango

Nuggets de frango, alimentos processados.

Os nuggets industrializados típicos, têm mais de 50% de gordura.

Você pode até achar que os nuggets são em sua maior parte, compostos de proteína.

Mas os nuggets industrializados típicos, têm mais de 50% de gordura, e uma quantidade de carboidratos bem maior que a de proteína.

E saiba que essa parte de carboidratos é composta do tipo mais insalubre deles.

A maioria dos nuggets é frita, e frequentemente em óleos que contém gordura trans e com os quais você nunca deveria cozinhar (para saber quais são os óleos mais adequados para cozinha, confira este artigo).

Esse tipo de gordura causa deformidades nas membranas celulares que contribuem para o desenvolvimento de doenlas metabólicas como o diabetes do tipo 2.

Isso sem falar nos aditivos cujos nomes soam como verdadeiros palavrões, como a butil-hidroquinona terciária.

 

Refrigerantes

coca-cola

Não existe absolutamente nada nutritivo em refrigerantes, são apenas calorias vazias.

Não existe absolutamente nada nutritivo em refrigerantes, são apenas calorias vazias.

Uma lata de refrigerante contém nove colheres de açúcar, uma quantidadade astronômica, que além de estimular a ingesta de ainda mais açúcar, pode causar picos de glicemia.

No caso dos refrigerantes zero, os adoçantes artificiais, além de estimular o gosto por mais bebidas doces, também estão associados ao risco de doenças.

O buraco, aliás, é mais embaixo, pois na verdade, o refrigerante vicia mesmo.

As substâncias doces dos refrigerantes atuam no cérebro gerando uma sensação de bem estar da mesma maneira que drogas.

Isso explica porque você vê tanta gente que simplesmente não consegue largar essa bebida.

Isso porque ainda não falamos da acidez dos refrigerantes.

Como consequência, o pH normalmente alcalino do nosso organismo pode se acidificar.

Isso cria um ambiente ótimo para células cancerosas, que têm mais dificuldade em sobreviver num ambiente mais alcalino.

Um pH mais ácido também torna o organismo mais vulnerável a infecções virais e bacterianas, por enfraquecer as defesas naturais do sistema imunológico.

Salsichas e outras carnes processadas

salsichas-carnes-processadas

A imensa maioria das salsichas e outras carnes processadas contém toneladas de sal e outros elementos não saudáveis.

A imensa maioria das salsichas e outras carnes processadas contém toneladas de sal, nitrato de sódio e outros conservantes, aromatizantes artificiais e alguns enchimentos baratos.

A maioria das pessoas não se dá conta que o preparo destes alimentos se dá sob temperaturas e pressão tão extremas, que qualquer valor nutricional que as carnes tinham no começo foi perdido durante o preparo.

De acordo com o livro Nutritional Value of Food Processing, de Karmas e Harris, que é utilizado por quimicos que trabalham com alimentos, quando as proteínas são expostas a temperaturas elevadíssimas (vale ressaltar que não estamos falando de temperaturas altas apenas, que causam a desnaturação da proteína, o que não tira o valor nutricional) durante o processamento ou cozimento, formam-se ligações resistentes à enzimas entre cadeias de aminoácidos.

O organismo então não consegue separá-los, não os digere e então os elimina. Pior, em alguns casos, esse resíduo pode ser até tóxico.

Biscoitos e bolos

bolos-biscoitos

Além dos altos teores de açúcar e sal, a maioria desses produtos também contém gordura trans.

Aqui se incluem todas as variantes comuns de biscoitos, cookies, muffins, bolos, crackers, etc.

Afinal, o efeito na saúde é praticamente o mesmo para todos eles. Além dos altos teores de açúcar e sal, a maioria desses produtos também contém gordura trans.

Ela é adicionada por ser muito mais barata que as gorduras saudáveis, o que torna o produto final mais lucrativo. E também prolonga a vida útil do produto nas prateleiras e melhora a textura.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Na verdade, existe toda uma “ciência” envolvida em aperfeiçoar como o uso de gordura trans e outros componentes artificiais pode ajudar a alcançar a textura perfeita para esses produtos.

E o que está escrito nas tabelas nutricionais não é totalmente confiável, mesmo que lá diga que o produto tem zero gordura trans.

Na verdade é permitido que, ao atingir um limite máximo de gordura trans, o fabricante diga que o produto não a contém.

Mas aqui vem o truque: Muitos fabricantes simplesmente diminuem a quantidade de uma porção do alimento, para que esta atinja o número mágico.

Para descobrir se o produto contém gordura trans de fato, leia a tabela nutricional e procure as palavras “hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada”. Se elas estiverem lá, o produto certamente contém gordura trans.

Segundo a ANVISA, os produtos podem conter o máximo de 0,2g de gordura trans por porção, para que possam estampar “zero gordura trans”.

Ou seja, mesmo que o rótulo mostre que o produto teoricamente não tem nada, você estará ingerindo alguma gordura trans sim.

E de porção em porção, pode facilmente superar a quantidade diária máxima. Todo o cuidado é pouco!

A maioria dos cereais para café da manhã

cereais-matinais

Muitos cereais matinais possuem uma quantidade alta de açúcar.

Sabe por que a imensa maioria dos cereais são “enriquecidos” com vitaminas e minerais? O motivo é porque, se não fosse assim, eles seriam tão pobres em nutrientes que ninguém os compraria.

“Enriquecido” significa que os nutrientes são adicionados artificialmente durante o processamento do alimento.

E não quer dizer que esses nutrientes adicionados sejam bons, por exemplo, os cereais frequentemente oferecem uma forma de vitamina D que não é facilmente usada pelo nosso organismo.

Isso sem falar na quantidade de açúcar que grande parte dos cereais contém.

Se o cereal for feito de milho, você pode apostar que é um tipo de milho geneticamente modificado, porque esse milho é bem mais barato e aumenta os lucros.

Os riscos de câncer causados por esse tipo de milho não foram descartados, e estudos mais profundos sofrem ameaças de indústrias de biotecnologia. Na dúvida, é melhor não correr o risco.

Barras de cereal

barra-cereal

Quase toda marca de barra de cereal contém uma relevante quantidade de açúcar.

Você pode achar surpreendente ver barras de cereal entre os 7 piores alimentos processados, mas de fato elas merecem estar aqui.

O marketing dessas barras é bem enganador.

Elas são apresentadas como alimentos excepcionalmente saudáveis, quando são o oposto.

Isso significa que você tende a comer mais, pensando que está ingerindo algo conveniente, gostoso, saudável, quando a verdade está longe disso.

Quase toda marca de barra de cereal tem quantidades consideráveis de açúcar, nas mais diversas formas, por exemplo, melado de cana.

Deve-se estar alerta, porque parece saudável, mas não é muito diferente de comer um doce ou um chocolate, principalmente se você acreditar que está comendo algo que não engorda, e exagerar.

Também contém muitas gorduras, especialmente trans, e sódio.

 

Molhos pré-prontos e para saladas

molho-salada

A maioria desses molhos contém açúcar, sem contar os aditivos e até gordura trans.

 

A maioria desses molhos contém grandes quantidades de açúcar, pois é uma forma fácil dos fabricantes poderem dar consistência e sabor aos produtos, com um custo baixo.

Muitos também contém gorduras trans e aditivos.

Outro fator que os torna insalubre é que tendemos a não pensar sobre o que eles contém quando os colocamos em nossos alimentos.

Uma salada fresca e saudável pode rapidamente se tornar uma bomba calórica se adicionarmos esses molhos.

Uma forma boa de lidar com isso é preparar os seus próprios temperos e molhos, pois assim você controla os ingredientes.

Dá para armazenar molhos de salada ou ketchup feito em casa por ao menos uma semana na geladeira.

Finalizando, um dos passos mais importantes para uma vida mais saudável é eliminar, ou ao menos reduzir substancialmente os alimentos processados que você ingere.

Também é importante que você leia cuidadosamente as tabelas nutricionais quando estiver fazendo compras, e não depender apenas do que está dito na parte da frente da embalagem.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

24 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Ai você acaba com a alegria.

  2. É notório que refrigerantes e farináceos fazem mal.
    Também todos sabem que aditivos químicos e adoçantes devem ser evitados.
    Só não viaje reclamando que a temperatura desnatura as proteínas das carnes porque isso é irrelevante, uma vez que elas precisam ser transformadas em aminoácidos para serem absorvidas e utilizadas e a própria acidez estomacal já ajuda no processo.

    • O tema é algo controverso, Carlos. Você tem razão em relação às proteinas serem digeridas em aminoácidos para então ocorrer a absorção. Mas de acordo com o livro Nutritional Value of Food Processing, de Karmas e Harris, que é utilizado por quimicos que trabalham com alimentos, quando as proteínas são expostas a temperaturas elevadíssimas durante o processamento ou cozimento, formam-se ligações resistentes à enzimas entre cadeias de aminoácidos. O organismo então não consegue separá-los, não os digere e então os elimina. Pior, em alguns casos, esse resíduo pode ser até tóxico.

  3. Hummmm… que fominha que me deu agora….

  4. Bacon não está na lista. Ótimo.

    • Falou tudo!

  5. se for assim nada eh saudavel de acordo com essa materia kkkk nao eh tanto assim tmb ninguem vai morrer por comer umas bolachas ou um sucrilhos no cafe da manha

    • Pois é, Adison, quem já é magro pode ter essa liberdade sim. E para quem quer emagrecer mesmo, é bom evitar.

  6. O mais importante é as pessoas procurarem saber quais são as qualificações de uma pessoa que disponibiliza um blog como este, posando de autoridade absoluta do conhecimento daquilo que é bom ou mau na alimentação das pessoas.
    Certamente ela esquece de informar que em cada fábrica de alimentos processados como as duas maiores do Brasil, trabalham nutricionistas, engenheiros de alimentos e até Químicos trabalhando em prol do bem-estar da alimentação humana, estudando, dosando, testando e analisando cada etapa da preparação destes mesmos alimentos, e isso tudo seguindo a severa regulamentação da ANVISA – cuja desobediência custa multas altíssimas!, para que o melhor chegue com muita qualidade na mesa da população. Dessa maneira a indústria produz o melhor e mais duradouro alimento, com qualificação profissional selecionadíssima, e não com gente que “acha” ou segue modismos bebendo em fontes de duvidosa autoria de conhecimentos.
    Fica o meu protesto!

    • Olá, Augusto. Obrigado pelo comentário!

      Sobre a qualificação profissional, eu sou médico.

      Creio que o você relatou refere-se à segurança dos alimentos processados. E não temos dúvida alguma que a indústria tenha todo o interesse do mundo em prover alimentos que sejam seguros, de qualidade, e que sigam todas as legislações vigentes. Mas, uma conversa é segurança alimentar, e outra coisa é saudabilidade dos alimentos. Apesar de um ter ligação com o outro, não necessariamente o alimento seguro é saudável, especialmente no longo prazo.

      Estão aí os níveis de obesidade crescentes na população brasileira e os resultados positivos de quem deixa de ingerir os alimentos citados no artigo, como evidências do que nos referimos aqui.

    • Esse foi o comentário mais ridículo que eu já li. Achei que ele estava sendo irônico mas a ignorância desse individuo não tem limites…

      • Concordo plenamente com vc! Esse Augusto acredita em Papai Noel e em contos da carochinha. Que idiota!!!

    • Para qual indústria o Augusto trabalha?

  7. Parabéns pela matéria!

  8. Augusto você é um ignorante mesmo!
    A matéria alertou sobre os males de alguns alimentos ingeridos de forma ocasional ou rotineira. Sobre o que a população ingeri e nem sabe que estar ingerindo na verdade.
    A mídia manipula, esconde, disfarça… O que importa são os lucros finais!
    Que nas fabricas tem químicos, engenheiros, nutricionistas… Todos sabem! E daí? São alimentos disfarçados que fazem mal assim como o liberado e famoso cigarro!
    E pra completar você termina falando do “rigor” da ANVISA. Tão corrupta como a polícia do RJ!
    Augusto sua interpretação de texto e pior do que uma criança do 5º ano ensino fundamental.
    E infelizmente você nada entende sobre o assunto.
    Comente em blogs sobre futebol ou carro, lá talvez sua opinião tenha alguma relevância.

    • Concordo plenamente com vc! Esse Augusto acredita em Papai Noel e em contos da carochinha. Que idiota!!!

  9. Lendo a matéria acima e também os comentários a respeito, fica claro que nós temos que nos preocuparmos com a qualidade dos alimentos ingeridos no nosso dia á dia: os alimentos industrializados com certeza em alugum momento de sua formulação tem ingredientes nocivos a saúde, a nós os consumidores, cabe ficarmos atentos a que tipo de alimentação ingerimos, para tal é necessário que estejamos sempre procurando informações em fontes seguras.
    A matéria nos chama atenção do risco referente ao consumo demasiado e por vez desnecessáros.
    Atenciosamente:
    Hélio Mendes de Souza.
    Leitor.

  10. emagreci 5 kilos deixando de comer o itens mencionados pelo medico ,Augusto pare de trabalhar nesta industria, e o pricnipal pare de comer nuggets seu gordão

  11. Estou num processo de emagrecimento a 3 meses e particularmente acho que as informações são sempre bem vindas . É claro que com as variações no que diz respeito ao organismo e metabolismos de cada um , vale a pena também testar o que é dito . Não custa nada . Obrigada pela dica , muito legal esse artigo .

  12. Lá em casa já fiz mudanças…
    Açúcar é mascavo ou mel, farinha só de milho, arroz e aveia, meu queijo hoje é ricota, alimentos processados, congelados, enlatados não tem mais vez.
    Tenho um filho de 4 anos e tenho que presar pela saúde dele também, me preocupo com isso!

  13. Quer ter uma vida saudável? Se alimente com qualidade e exercite mais, a atividade física ajuda a manter o corpo com saúde.

  14. O artigo é bastante esclarecedor. Um dos comentários foi muito oportuno e deve ser, sempre, lembrado pelas pessoas: o alimento industrializado em pequenas pode ser ingerido por todos,principalmente pelas pessoas magras. Agora, quem já está acima do peso normal e precisa emagrecer, com certeza, tem de evita-los.

  15. adorei o video

  16. to morrendo de fome

Trackbacks/Pingbacks

  1. 6 dicas para uma dieta balanceada. - Comece a Emagrecer - […] começar, evite alimentos processados, especialmente aqueles ricos em açúcar, gorduras, grãos refinados, corantes e conservantes. Dê […]
  2. 7 VILÕES QUE VOCÊ DEVERIA EVITAR EM SUAS REFEIÇÕES - […] Fonte: Comece a Emagrecer […]
  3. Dieta paleo. - Comece a Emagrecer - […] Processados: Desse grupo nem é preciso desenvolver muito. Veja esse artigo sobre alimentos processados para saber […]
  4. Por que engordar está cada vez mais fácil? | Comece a Emagrecer - […] tipo de alimento, não se refere apenas aos hamburgueres de grandes redes de restaurante, mas aos alimentos processados, inclusive,…
  5. 13 dicas de nutrição que todos deveriam saber. | Comece a Emagrecer - […] Os alimentos que passam por processos industriais têm os seus nutrientes eliminados, além de receb…. A dica é entender…
  6. Gordura saturada: por anos foi vilã, mas ela jamais fez mal para você, muito pelo contrário. - […] óleos comestíveis, como: soja, girassol e milho e certos cortes de aves). Evite, também, alimentos processados que os contém.…
  7. Dieta para secar: como garantir seus resultados. - […] Os alimentos industrializados, cheios de conservantes e outros produtos químicos, devem ser reduzid…. A única gordura proibida é a…
  8. Dieta Mediterrânea: todos os incríveis e simples segredos do seu sucesso. - […] Não coma: Bebidas adoçadas, açúcares quaisquer, carnes processadas, grãos refinados, óleos refinados e alimentos processados. […]
  9. Como perder gordura abdominal: livre-se daquela barriga que teima em não sumir. – Comece a Emagrecer - […] os alimentos processados, bebidas adoçadas e refrigerantes, dar preferência a frutas, legumes e vegetais na sua dieta, […]
  10. 7 mitos sobre o consumo de carne na dieta (vegetarianos que nos desculpem, mas vale sim a pena). – Comece a Emagrecer - […] alimentos processados em geral, são bastante prejudiciais à […]

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *