Dieta Atkins: perca muito peso sem sofrer!

Dieta Atkins: perca muito peso sem sofrer!

26 de janeiro de 2015

A dieta Atkins é uma dieta com baixo teor de carboidratos, que se afirma muito eficaz para a perda de peso. Para tanto, quem adere a ela prioriza no seu cardápio diário a ingestão de proteína e gordura. Nos últimos anos, mais estudos têm reforçado a eficácia das dietas de baixo carboidrato com o objetivo de emagrecer.

Além disso, especialistas afirmam que reduzir a quantia de carboidrato na dieta pode levar a várias melhorias na saúde. A Dieta Atkins foi recomendada pela primeira vez pelo médico Dr. Robert C. Atkins, que escreveu um livro best-seller sobre a dieta em 1972.

Desde então, a Dieta Atkins se tornou muito popular em todo o mundo. Porém, inicialmente, ela foi considerada insalubre e foi demonizada pelas autoridades de saúde tradicionais, principalmente devido ao alto teor de gordura saturada. No entanto, novos estudos mostraram que a gordura saturada é inofensiva.

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Desde então, a dieta tem sido estudada mais a fundo, até porque embora ela seja rica em gordura, os seus defensores afirmam que ela não aumenta o LDL (o “mau” colesterol). A principal razão para que as dietas de baixo carboidrato sejam eficazes para a perda de peso é que, quando se reduzem o consumo de carboidratos e come-se mais proteínas, o apetite diminui.

Como funciona a Dieta Atkins.

A dieta de Atkins é dividida em quatro fases distintas:

Fase 1 (Indução): nesse período quem adere à dieta consome menos de 20 gramas de carboidratos por dia, ao longo de duas semanas. Por outro lado, é preciso comer alimentos com alto teor de gordura e ricos em proteínas.

Fase 2 (Equilíbrio): lentamente, adicionam-se alguns alimentos, como nozes, legumes ricos em carboidratos e pequenas quantidades de frutas.

Fase 3 (Ajuste final): quando você está muito perto de sua meta de peso, adicione mais carboidratos à dieta até que a perda de peso chegue a sua meta.

Fase 4 (Manutenção): aqui você pode comer mais carboidratos saudáveis (complexos), já que o seu corpo pode tolerá-los, sem recuperar o peso.

No entanto, essas fases são um pouco complicadas e podem não ser obrigatórias. Você deve ser capaz de perder peso e mantê-lo enquanto mantem o plano de refeição. Algumas pessoas optam por ignorar a fase de indução por completo e incluir a abundância de legumes e frutas desde o início.

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Essa abordagem pode ser muito eficaz para algumas pessoas.Outros preferem ficar apenas na fase de indução por tempo indeterminado, o que é menos recomendado.

O que não comer na Dieta Atkins.

dieta atkins: o que não comer.

Veja abaixo uma lista de alimentos a serem evitados na dieta atkins.

 

Para entender melhor o que ingerir em cada fase da Dieta Atkins, veja quais são os alimentos que devem ser evitados:

  1. Açúcar: refrigerantes, sucos de frutas, bolos, doces, sorvetes, etc.
  2. Grãos: trigo, centeio, cevada, arroz.
  3. Óleos vegetais: óleo de soja, óleo de milho, óleo de algodão, óleo de canola e outros.
  4. Gorduras Trans: encontrada em alimentos processados com a palavra “hidrogenada” na lista dos ingredientes.
  5. Alimentos classificados como “diet” e “baixo teor de gordura”: geralmente muito ricos em açúcar.
  6. Vegetais com alto teor de carboidratos: cenoura, nabo, etc (não comer apenas na fase indução).
  7. Frutas com alto teor de carboidratos: banana, maçã, laranja, pera, uva (evitar apenas na indução).
  8. Amidos: batata, batata doce (só indução).
  9. Legumes: lentilhas, feijão, grão de bico, etc (indução).

O que comer na dieta Atkins.

dieta atkins: o que comer.

Alimentos como peixes, nozes e sementes e outros são recomendados na dieta atkins.

 

  • Carnes: carne de porco, cordeiro, frango, bacon, etc.
  • Peixes ricos em gordura e frutos do mar: salmão, truta, sardinha, etc.
  • Ovos.
  • Legumes com baixo teor de carboidratos: couve, espinafre, brócolis, aspargos, etc.
  • Laticínios: manteiga, queijo, creme de leite, iogurte integral.
  • Nozes e sementes: amêndoas, nozes, sementes de girassol, etc.
  • Gorduras saudáveis: azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, abacate e óleo de abacate.

Dicas para fazer a Dieta Atkins.

É importante saber equilibrar os alimentos na hora de preparar as refeições. Assim, é mais indicado que em cada uma delas você escolha uma fonte de proteína com legumes ou nozes. Apesar do que você pode ter ouvido, a dieta Atkins é realmente muito flexível.

É apenas durante a fase de indução de duas semanas que você precisa para minimizar mais o consumo de fontes de carboidratos. Porém, a ideia para que seja possível fazer a manutenção do seu peso, depois de ter emagrecido o que desejava, é que continue ingerindo menos carboidratos de forma permanente.

Se você começar a comer os mesmos alimentos que anterioremente, com as mesmas quantidades, o peso perdido vai voltar. Isso é verdade para qualquer dieta de emagrecimento. A Dieta Atkins funciona como uma reeducação alimentar, com restrição ao carboidrato, que deve ser ingerido com moderação para sempre.

Nessa hora, é preciso usar a criatividade na cozinha e preparar refeições com alimentos variados, principalmente, com aqueles que possuem baixo teor de hidratos de carbono. Além disso, você deve ingerir bastante água todos os dias, café moderadamente e chás naturais, inclusive, chá verde.

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