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Dieta da fruta: manual completo do usuário.

A dieta da fruta oferece a seus adeptos toda a variedade de vitaminais e minerais que o organismo precisa. Ao montar um cardápio apenas com frutas, é possível variar e não enjoar, adicionando opções como maçã, caqui, goiaba, pêra, morango, ameixa, pêssego, abacaxi, manga, melão e até banana, melão e abacate ao seu cardápio diário.

Uma vantagem da dieta da fruta é que esses alimentos possuem poucas calorias, ao mesmo tempo em que são extremamente nutritivos (não todos os nutrientes, claro).

Algumas versões da dieta da fruta unem ao cardápio fontes de proteína, já que uma dieta pobre nesse nutriente obriga o organismo a usar as reservas que estão nos músculos, reduzindo o metabolismo e, por consequência, a queima de calorias.

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Por conta da restrição de nutrientes, não deve ser feita por quem pratica exercícios. Aconselha-se que essa dieta restritiva não dure mais do que 10 dias, mas é importante que a pessoa que não estiver passando bem pare a dieta.

As frutas são de extrema importância ao organismo, mas quando acompanhadas de todos os tipos de alimentos, para que exista um equilíbrio nutricional. Esse tipo de dieta é feito por quem deseja perder peso rapidamente, para entrar em um vestido, por exemplo.

No entanto, lembre-se que o organismo que ficou privado por dias de todos os nutrientes, quando voltar a sua dieta normal vai armazenar mais calorias que ingerir. Isso porque ele “quer se prevenir” se você voltar a comer menos. Isso significa que os quilos perdidos voltam.

Como funciona a dieta da fruta.

dieta da fruta: mirtilo

Outro problema da dieta da fruta é que ao aderir a ela o organismo não recebe mais as leguminosas, como o feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e outras, que são alimentos ricos em aminoácidos essenciais. Além de não ser fácil de seguir, essa dieta não é eficaz a longo prazo, já que depois que ela termina a pessoa simplesmente volta a comer o que ingeria antes.

Ou seja, ela não ensina a como montar um cardápio mais saudável, como a reeducação alimentar que é extremamente saudável ao organismo, menos difícil de seguir e oferece resultados em longo prazo. Porém, a dieta da fruta não se baseia apenas em comer essa categoria de alimentos, mas sim, a saber combiná-las.

Para tanto, é preciso saber como classificá-las. As frutas brancas (pêra, maçã, etc) possuem flavina, que age no metabolismo das proteínas, colaborando com a saúde dos ossos. Já as vermelhas devem ser consumidas todos os dias, devido ao licopeno, uma substância que funciona como depositador de vitamina C no organismo.

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As vermelhas também são antioxidantes naturais e combatem o estresse. Enquanto isso, as frutas roxas têm antoclanina, substância rica em vitamina B1, conhecida como vitamina da disposição, assim, oferece energia ao corpo. Por sua vez, as verdes contam com clorofila, um potente energético celular que não deve faltar na dieta.

Por fim, as frutas amarelas e as laranjas atuam na síntese do colágeno, o que lhe conferem a função de manter a pele bonita e saudável.

Cardápio para dieta da fruta.

dieta da fruta: abacate

Além das frutas, são consumidos alimentos fontes de proteína, como ovos, peixes, frango e carne vermelha, além de queijo, iogurte e leite. De manhã, a dica é comer duas porções de frutas e, ao meio dia, mais duas porções e uma porção de proteína.

No lanche da tarde, mais duas frutas e, na janta, duas porções de frutas e uma porção de lácteo (queijo, iogurte desnatado ou leite desnatado). Existem muitas combinações, para variar na dieta da fruta, algumas opções são, no café da manhã, bater uma fruta (meio abacate ou mamão papaia) com leite desnatado, comer salada de frutas com aveia ou amassar uma banana e colocar canela em pó.

No lanche da tarde, uma sugestão é comer uma fruta. De meio dia, salada com peito de peru ou queijo, frutas, e torradas integrais. Já no lanche da tarde da dieta da fruta outras opções são morangos com iogurte natural desnatado, frutas desidratadas, banana com granola ou amêndoas.

Na janta, iogurte desnatado batido com mamão ou manga, suco de frutas, gelatina com frutas, mousse de maracujá ou salada de frutas. É possível ainda comer antes de dormir uma pequena ceia contendo uma fruta ou um copo de leite desnatado com canela ou chá de frutas.

E então, está pronto para acrescentar essas delícias saudáveis no seu dia?

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