Home / Alimentação / Dieta DASH: opção para hipertensos que precisam emagrecer.

Dieta DASH: opção para hipertensos que precisam emagrecer.

Na constante busca pelo peso ideal muitas vezes procuramos testar as mais variadas dietas. Inclusive porque a cada dia surgem novas “fórmulas mágicas” que prometem emagrecimento rápido.

Cá para nós, nada mais do que reinvenção da roda, mas sigamos em frente. Uma dessas dietas que recentemente se tornou conhecida é a Dieta Dash.

Neste artigo você saberá tudo sobre a Dieta Dash e descobrirá se esse método é ideal e interessante para você.

banner método emagrecimento fácil

O que é e como funciona a dieta DASH.

dieta dash: alimentos
Conheça como funciona a Dieta Dash.

A Dieta Dash envolve a redução do consumo da gordura saturada e do colesterol para assim reduzir a pressão arterial.

Nela estão inclusos um maior consumo de alimentos como frutas, legumes, verduras e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

O plano alimentar também inclui peixes, aves e grãos integrais.

Alimentos como carne vermelha e doces podem ser ingeridos, mas em menor quantidade, já que a ideia principal dessa dieta é reduzir o consumo de açúcar e sal.

No entanto o melhor é que sejam cortados da alimentação, assim como o álcool.

O grande foco dessa dieta é a redução da hipertensão, sendo a perda de peso algo secundário, que ocorre devido aos alimentos consumidos serem mais saudáveis.

Tanto que sua sigla significa “abordagem dietética para impedir a hipertensão”, em livre tradução do inglês.

banner método emagrecimento fácil

Entre os alimentos permitidos você pode fazer a combinação que quiser e sem restrições de quantidade, enquanto que em uma dieta tradicional o objetivo é comer de tudo, porém aprendendo a trabalhar a quantidade correta.

Na Dieta Dash, o consumo total diário de alimentos se divide da seguinte maneira: a gordura total deverá representar 27%, sendo 6% o limite de gordura saturada e 150 ml o de colesterol.

Carboidratos correspondem a 55% e proteínas por 18%.

É recomendado também o consumo de aproximadamente 30g de fibras.

Vantagens da dieta DASH. 

Dieta Dash E Suas Vantagens
Veja abaixo uma lista de vantagens da Dieta Dash.

– Sem restrições aos grupos alimentares

– Maior consumo de frutas, verduras e legumes

– Diminui riscos de osteoporose

– Diminuição da pressão arterial

– Incentiva a mudança de estilo de vida

– Sem efeitos colaterais

– Baixo custo

– Fácil de seguir

Desvantagens da dieta DASH.

– Foco principal não é o emagrecimento

– Ingestão de fibras pode ser um problema

– Não ensina a balancear o consumo de todo tipo de alimento

– Para proporcionar emagrecimento deve estar aliada a exercícios físicos

Cardápio original da dieta DASH. 

Segundo essa dieta você trabalha com uma média de 2000 calorias por dia.

Portanto se o objetivo é o emagrecimento, você deve aliá-la a prática de exercícios físicos. Não tem para onde correr.

No dia você deve ingerir: de 4 a 5 porções de frutas e verduras, 2 a 3 porções de leites e derivados, óleos e gorduras, menos de 180 gramas de carnes magras, 6 gramas de sal, 6 a 8 porções de grãos integrais.

Os açucares devem ser ingeridos em menos de 5 porções por semana, enquanto que as sementes e oleaginosas podem ser consumidas de 4 a 5 porções por semana.

Sugestão de cardápio de 1 dia na dieta DASH.

Café da manhã: 1 copo de iogurte desnatado, 4 torradas integrais, 1 fatia de queijo branco, metade de uma maçã.

Lanche da manhã: 1 banana com granola

Almoço: salada crua, legumes cozidos, 4 colheres de sopa de arroz integral, um bife médio grelhado.

Lanche da Tarde: 1 barra de cereais light e um copo de suco de laranja

Janta: filé de peixe cozido, legumes e salada a vontade, 1 fatia de polenta assada.

Ceia: 1 copo de leite desnatado ou 1 iogurte desnatado ou light.

 

Seguindo corretamente a Dieta Dash é possível emagrecer de 2kg a 3kg por semana.

No entanto, essa mudança de hábito alimentar provavelmente deixará você mais disposto, se deseja aumentar a perda de peso semanal é só deixar o sedentarismo de lado e incluir algum exercício diário como a corrida, por exemplo, que também proporciona benefícios ao coração.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *