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Guia prático de como ter uma dieta equilibrada.

Uma dieta equilibrada é a forma mais amena de conseguir emagrecer os quilos desejados. Os resultados podem ser em médio ou longo prazo, no entanto, torna o emagrecimento muito mais saudável e duradouro.

Esse tipo de dieta é a ideal para quem deseja apostar na reeducação alimentar, que vai fazer com que os hábitos saudáveis sejam absorvidos no seu dia a dia, para sempre. Para aderir a ela, portanto, existe uma série de atitudes que você deve ter na hora de escolher os alimentos que vai ingerir.

Uma das dicas para uma dieta equilibrada é comer mais fontes de proteínas, que é o jeito certo de auxiliar a construção de músculos (isso claro, se você malha) e saciar a sua fome por mais tempo. Você pode ingerir esse nutriente através das suas diversas fontes, como ovos, laticínios integrais e os diferentes tipos de carnes.

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No entanto, as proteínas também estão presentes em fontes vegetais, como nos feijões, lentilhas e nos frutos secos. Elas são importantes ainda porque aceleram o metabolismo, o que é essencial para a perda de peso.

Outro hábito essencial de uma dieta equilibrada é sempre tomar café da manhã. Essa é a mais importante das refeições, pois é ela que vai lhe oferecer a energia necessária para gastar no começo do seu dia, quando você passou por um jejum mais prolongado e a tendência é que o metabolismo esteja mais baixo nesse momento. Por isso, você pode até incluir no seu café da manhã ovos, evitando os carboidratos refinados, como pães de farinha branca, cereais industrializados e biscoitos.

Outra dica para quem não possui os hábitos de uma alimentação equilibrada é, aos poucos, começar a fazer substituições, como trocar as gorduras e óleos ruins, como as gorduras trans (hidrogenado ou parcialmente hidrogenado) e óleos de grãos (de canola, girassol, milho, soja), pela gordura boa, que é fundamental para o nosso organismo.

Bons exemplos são as gorduras saturadas ou monoinsaturadas, como manteiga (quanto mais caseira, melhor), óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate e outros. Outra fonte de boas gorduras são os frutos secos, como castanhas e o abacate, que pode ser acrescido na salada.

Mais dicas para uma dieta equilibrada.

dieta equilibrada
Evite alimentos que contenham quantidade razoável de açúcar.

 

As bebidas adoçadas, incluindo sucos de frutas industrializados (nos naturais não precisa acrescentar açúcar), são calorias vazias, que não saciam, não oferecem os nutrientes necessários e engordam. Na realidade, o melhor é eliminar ao máximo todos os alimentos que sejam ricos em açúcar.

A isso se incluem os refrigerantes, bebidas esportivas, chás prontos industrializados, gaseificadas, água com sabor e mesmo leite e iogurtes com sabor, entre outros. Você que deseja ter uma dieta equilibrada deve ainda diminuir o consumo de carboidratos ruins, que se transformam em açúcar no seu organismo depois de ingeridos.

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Eles também têm pouco teor de fibras e baixo valor nutritivo, por consequência, não saciam a fome por muito tempo. Vegetais, frutas, batatas, batata doce, grãos integrais e mesmo legumes possuem carboidratos mais saudáveis, complexos que demoram mais para serem digeridos e por isso também aceleram o metabolismo.

Além disso, carboidratos de uma forma geral não precisam ser consumidos em demasia, mas sim, de acordo com as suas necessidades. Quem pratica atividade física precisa de mais carboidrato do que pessoas sedentárias, pois esse nutriente é transformado em energia, que quando não gasta se acumula na forma de gordura no corpo.

Alimentos industrializados/processados de modo geral também não são saudáveis e por isso não fazem parte de uma dieta equilibrada. Prefira alimentos caseiros, mesmo os doces, evitando comidas congeladas e enlatadas.

Outras dicas para uma dieta equilibrada de sucesso.

Conhecer o próprio organismo também é importante para uma dieta equilibrada de sucesso, pois existem pessoas que não se sentem bem ao ingerir determinados alimentos. Além das intolerâncias ao glúten e à lactose, você pode ter outras alergias, ou simplesmente não se sentir bem depois de comer algo.

Respeitar o próprio corpo é o primeiro mandamento de uma alimentação saudável.Há também alguns truques para quem deseja emagrecer com saúde, sem passar fome, pois existem alimentos que são bastante estratégicos. É o caso dos grãos integrais, como a aveia, amaranto e quinoa, que podem entrar na receita de pães, mas também serem consumidos com iogurtes, frutas e batidos com leite.

Um sinônimo para dieta equilibrada é a variedade, sendo o ideal comer um pouco de tudo, desde que alimentos saudáveis e com a exceção daquilo que não lhe faz bem. Essa máxima vale na hora de preparar o prato com vegetais de cores variadas para o almoço, sendo que sem restrições, você pode reunir em uma única refeição todos os vegetais que desejar.

Para o lanche entre as refeições, o mesmo funciona com as frutas, as quais devem fazer parte do seu dia e dia e substituem os doces na hora que der vontade. Embora todas tenham os seus pontos positivos, morangos, maçãs, ameixas e melão são as opções mais ricas em antioxidantes.

Essas substâncias previnem a formação de radicais livres no organismo, responsáveis pelo envelhecimento precoce, doenças como câncer e outros problemas.

4 comentários

  1. Não consigo permanecer fazendo dieta.derrepente me bate uma depre e começo a comer de novo.perco peso e ganho de novo.

    • Josiane, isso é porque os alimentos que estamos acostumados a comer criam uma certa dependência EMOCIONAL. O açúcar é campeão nisso, você sabia que ele age no seu cérebro na mesma área que drogas como a cocaína e a heroína? Comendo açúcar fica dificil emagrecer, e quando você tenta largar, sofre essa dependência. Daí pra sanfonar é um passo.

      A chave para tal é mudar os seus HÁBITOS alimentares. E não preciso nem te conhecer para saber que seus hábitos atuais te mantem acima do seu peso, e dieta nenhuma vai corrigir isso, pois assim que voce acabar, os hábitos ruins vão voltar e com eles o peso. Então você precisará se tornar uma versão 2.0 de você mesma para continuar magra.

      Recomendo a leitura de nossos textos: “Por que dietas não funcionam”, “Reeducação alimentar” e “dieta cetogênica” (só dar uma busca aqui no site), para você entender o que está acontecendo contigo e como resolver.

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