Estar em cetose e não emagrecer, é possível?

Estar em cetose e não emagrecer, é possível?

28 de fevereiro de 2018

E nosso assunto de hoje é sobre a badalada cetose. Afinal de contas, estar em cetose e não emagrecer é possível?

Eu respondo que sim.

Fala-se tanto sobre cetose por aí que muita gente simplesmente pensa que quando está em cetose, o emagrecimento é automático.

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Cetose não é igual a emagrecimento

 

Então a primeira coisa que você precisa colocar na sua cabeça é que cetose e emagrecimento não são sinônimos.

Não basta apenas estar em cetose para emagrecer.

Você vai entender isso já já.

Antes, a inspiração para fazer este artigo veio de uma dúvida postada em nosso canal do Youtube.

 

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Eis a dúvida

 

Vamos à ela:

“Doutor Maurício eu já vi vários vídeos seus, e em um deles você fala que nosso corpo pode entrar em cetose em algumas horas ou dias, mas em outros vídeos eu já vi na net que nosso corpo pode entrar em cetose a partir de 12 horas de jejum, e outros falam que a partir de 72 horas.

Nesse sentido a minha pergunta é qual dessas informações é verdadeira, e outra pergunta é porque nem sempre quando estamos em cetose, emagrecemos.”

Excelente dúvida, por sinal.

 

É preciso mesmo ficar medindo cetose?

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Não precisa fazer isso o tempo todo!

 

Infelizmente muita gente leva a história da cetose a ferro e fogo.

É natural querer fazer tudo certinho, mas pelo que eu vejo aqui chega a flertar com uma verdadeira obsessão.

Quando não precisa ser assim.

Salvo situações que exijam que você permaneça em cetose o tempo todo, como no caso da epilepsia, eu vejo a monitoração (uma consequência natural da obsessão com a cetose) totalmente desnecessária.

Primeiro porque existem sinais de cetose que são bem fidedignos

Falei deles neste artigo aqui (linkar 10 sinais de cetose).

Segundo porque obsessões criam stress, que aumenta a secreção de cortisol, que previne seu emagrecimento.

Já viu…

E terceiro, o que eu recomendo é:

1- Fazer o que tem que ser feito em relação à sua dieta cetogênica.

Se você seguir estas instruções aqui, dificilmente escapará da cetose e do emagrecimento

2- Monitorar seus resultados.

Parece óbvio, mas já vi gente dizer que está emagrecendo e perdendo medidas, mas não sabe se está em cetose.

A não ser que a pessoa tenha algum motivo para permanecer em cetose (como a já citada epilepsia), o que importa?

Você está emagrecendo, está atingindo seus objetivos.

Vai gastar dinheiro com tirinhas ou furar o dedo para que?

Prossigamos.

 

Quanto tempo leva para entrar em cetose?

 

A primeira pergunta da dúvida do espectador era sobre quanto tempo se leva para entrar em cetose.

Ele queria saber quais das informações estavam corretas.

A resposta é TODAS.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Não, eu não fiquei doido.

Conhecimento sobre corpo humano não é uma coisa binária, sim ou não, é ou não é.

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Não é A ou B, tem mais coisas aí

Vejo muita gente pedindo uma posição definitiva sobre o assunto.

Mas a verdade é que DEPENDE.

Entrar em cetose é um fator além de gradual, dependente das reservas de glicose que você tem no organismo, da quantidade de fontes de glicose que você está (ou não) ingerindo, e da sua velocidade de esgotamento dessas fontes.

Então uma pessoa que tem amplas reservas de glicose (na forma de glicogênio), que ingere um pouquinho menos de glicose do que gasta (ou seja, a fonte vai secar uma hora) e que tem um metabolismo mais lento, vai levar mais tempo para atingir um nível x de cetose.

Já uma pessoa com poucas reservas de glicogênio, que come zero carboidratos e tem um metabolismo aceleradíssimo, já entrou em cetose antes de você terminar de ler esse parágrafo!

Não existe essa de “você entrará em cetose após 10 horas, 25 minutos e 43 segundos de jejum”.

Varia, e muito.

E para colocar isso de vez na sua cabeça, eu vou apresentar uma analogia sobre a entrada em cetose.

 

Entrar em cetose não é um botão de liga-desliga

 

Para entender melhor como funciona a entrada em cetose, precisamos considerar os fatores que acabei de citar.

Se você tem muito glicogênio acumulado, precisa esgotar esse estoque antes.

Precisa também consumir menos fontes de glicose do que gasta, senão você repõe e não entrará em cetose nunca.

E por fim, depende do quão rápido seu organismo consumirá essas reservas. E aí entram fatores como massa muscular, gênero e afins.

Por isso, a entrada em cetose não se parece com um botão de liga e desliga.

Mas mais com isso aqui:

 

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Vai girando!

 

Um botão de volume.

E a velocidade na qual ele girará é dependente de tudo que foi citado anteriormente.

Portanto, preocupe-se menos com “quanto tempo levará para entrar em cetose” e sim com fazer as coisas certas.

Antes do que você imagina, você estará lá. Seus resultados não mentirão.

Eu creio que visualizar a sua entrada em cetose como um botão de volume vai clarear as coisas.

Até porque existem graduações de cetose, no que tange à intensidade.

Só um alerta: Vai levar um tempo para entrar na cetose, mas para sair, o botão de volume pode ser girado num mísero instante.

Basta você jacar, enfiar uma penca de carboidratos para dentro.

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Como transformar o botão de volume em liga-desliga

 

Aí o seu botão de volume foi girado de volta para a posição inicial tão rápido quanto um de liga-desliga.

E bem vindo à estaca zero.

É possível estar em cetose e não emagrecer?

 

Vamos então à segunda parte da pergunta.

Deixa eu entrar de sola para começar: Cetose é uma coisa, emagrecimento é outra!

Para você estar em cetose, você precisa ter um consumo de carboidratos tão baixo, que seu organismo vá precisar de outras fontes de energia.

Nesse momento, ele começa a buscar os corpos cetônicos, provenientes da gordura ou da dieta, ou das reservas corporais.

Só que há uma pegadinha aí.

Vamos falar sobre o que emagrece.

E não tem para onde correr, você só vai emagrecer se estiver em DÉFICIT CALÓRICO.

—– PAUSA PARA PROTESTOS ——-

estar em cetose e não emagrecer

“Fora – quem disse que calorias não importam!”

 

Eu sei que agora vai ter um monte de gente lendo esse artigo que dirá “Mas disseram que calorias não importam e tal…”

O correto é que as calorias não importam TANTO assim.

Primeiro o que mais importa são as fontes dessas calorias.

Tente comer 300 cal de brócolis e 300 calorias de sorvete, e volte para me contar os efeitos.

Vai ser mais ou menos como “não quero comer mais nada por dias” x “2 horas depois eu queria comer pipoca”.

É diferente.

Segundo, o segredo do sucesso na cetogênica é que É MAIS FÁCIL FICAR NATURALMENTE EM DEFICIT CALÓRICO. Você não precisa ficar contando calorias se fizer a coisa correta.

Falaremos disso mais adiante.

 

Para você entender de vez como é possível estar em cetose e não emagrecer

 

Isso posto, se você estiver em cetose, mas não em déficit de calorias, você não emagrece.

Mesmo usando gordura como combustível.

É como se você mantivesse uma bomba injetando gasolina no tanque do seu carro. Saiu um pouco de gasolina, entra logo um pouco. O tanque não esvazia nunca.

Então vamos ver como funciona na prática.

Vamos criar um cenário perfeito onde você….

 

1- Está em cetose plena

2- Tem uma alimentação cetogênica PERFEITA, que não quebra a sua cetose nem por decreto

 

Maravilha. Você está em cetose e nada pode tirar você da cetose. Seu corpo está consumindo toda a sua gordura e emagrecer é o único caminho.

ERRADO!

Eu provo para você. Vamos acompanhar 24h do seu dia, porque uma coisa que não te contei, é que você comete um pequeno errinho…

Você come pelo ato de comer. Alimentos cetogênicos, mas come porque é hora do almoço, e mesmo sem fome, você come.

Vamos lá com o seu hipotético diário.

 

Um dia na vida de uma pessoa em cetose que não emagrece

estar em cetose e não emagrecer

Oi, eu estou 24h por dia em cetose há 1 ano, e não sou um unicórnio!

8 da manhã: Você acorda lépido e fagueiro, e como sua cetose está à toda, você não está com fome. Mas mesmo assim você resolve fazer aquele ovo com bacon e café com manteiga esperto.

Nesse momento, o seu organismo está dizendo o seguinte:

“Oba, veio combustível de fora. Bora devorar isso aí”

E ele consome a gordura da dieta como combustível. Sua gordura corporal está intacta.

Meio dia: Digamos que nesse momento, o seu corpo acaba de consumir aquela gordura que você comeu no café.

Então ele dirá: “Precisamos de mais energia e não tem mais combustível. Vamos puxar do estoque.”

Entenda por estoque a sua gordura corporal.

Só que apesar de sua fome ser zero, tá na hora do almoço e você come porque…. É hora do almoço, ora bolas.

Então você faz aquele pratão de salada regada no azeite, e duas fatias de picanha com a capinha de gordura.

Seu corpo diz o seguinte:

“Ih, para tudo, deixa a reserva quieta. Tão enchendo o tanque, bora usar esse combustível.”

Você para de usar suas reservas e volta a consumir a gordura da dieta.

As reservas corporais continuam iguaizinhas.

 

3 da tarde: Vamos supor que você consumiu a gordura do almoço. A situação é a mesma de meio dia.

Só que agora você leu que precisa comer de 3 em 3 horas, e apesar de não estar com fome, faz uma boquinha. Come umas amêndoas e uma fatia de queijo.

Novamente, seu corpo que iria pensar em consumir as reservas, volta a consumir a gordura ingerida.

 

8 da noite: Você já deve saber o que vai acontecer aqui… Não vou me alongar.

 

Entendendo o drama

 

Quando você come por que tá na hora de comer, você não dá espaço para o seu organismo consumir a gordura armazenada, como foi exemplificado aqui.

Em termos de calorias, isso eleva o consumo a um ponto que você não estará em déficit.

E o resultado é: NÃO EMAGRECE.

E olhe só, você não saiu da cetose em momento algum. Está consumindo gordura.

Só que você come tanta gordura que só essa gordura é consumida. Suas reservas corporais se mantém.

 

Concluindo: Como ficar em cetose e emagrecer

 

É simples. Basta SÓ COMER QUANDO TIVER FOME.

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Acho que agora tá na hora de comer…

Se chegou a hora do almoço e você não está com fome, passe a refeição.

Seu organismo te dirá quando você precisa comer.

Em cetose, você aguenta horas e horas sem comer. E nesse tempo, você consome suas reservas corporais como fonte de energia.

É a forma mais natural e fácil de provocar déficit de calorias. Ao contrário de dietas convencionais, que você tem que ficar controlando não só a quantidade delas como a sua fome também, na cetose o controle é automático.

Desde que você respeite os sinais de fome do organismo. Em cetose, a fome é algo que está totalmente sob controle, e você precisa jogar com isso.

Outra forma de provocar esse déficit é fazer jejum intermitente, mas aí é papo para outro artigo.

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Sim, eu quero.

2 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Olha… comecei a cetose com JI em 2014. Foram 25kg embora. Tive uma lesão nos ossinhos do pé e poucos meses depois na panturrilha… o músculo rompeu 8cm… meses parado, dieta com JI firme. Após fisioterapia voltei a andar normalmente e esse período foi o mesmo das férias das crianças em Julho (vivo em Portugal) após as férias não voltei ao ginásio mas seguia firme na cetose… dezembro viajo de férias novamente e aí a coisa descambou 🙂 adeus cetose e JI, natal, ano novo… enfim. Janeiro recomecei. Fevereiro fiz um transplante capilar e como quando com 8 ou 10 anos tive novamente asma e bronquite… cortisona na veia… bombinha. Xau dieta. Resultado. Recuperei todo o peso. Intercalo JI, como poucos carbs. Não estou em cetose a muito tempo e não faço exercício a mais tempo ainda. Cansado dos mesmo erros… o déficit calórico realmente foi uma falha… resta recomeçar….

  2. Estou fazendo acompanhamento com Nutri. Estou em cetose mas só perdi medidas. Li que devo alimentar somente quando tiver fome. Isso não vai me prejudicar?

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

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