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Esteira emagrece: como obter o melhor desempenho (e nunca enjoar)

Esteira emagrece sim e, por isso, não pode faltar durante o treino de quem busca a perda de peso. Um dos motivos está no fato de poder se tornar um exercício aeróbico de intensidade vigorosa, devendo ser praticado por adultos saudáveis.

Para ter todos os benefícios da esteira, é preciso estar com roupas adequadas, próprias para a prática esportiva. Também são importantes tênis de corrida com boa aderência e uma toalha para secar o suor.

Além disso, é preciso estar familiarizado com o aparelho e se é a primeira vez na esteira aconselha-se ter um profissional capacitado para orientá-lo. É essencial saber quais os botões usados para aumentar e diminuir a velocidade e inclinação.

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No painel também vão aparecer os indicadores de calorias queimadas e frequência cardíaca, bem como o botão de parada de emergência. Tudo isso você deve identificar na tela. Aparelhos mais modernos contam ainda com programas pré-estabelecidos.

Porém, nada melhor do que um instrutor para ajudar a montar o seu treino conforme a sua necessidade.Academias sérias contam com esses profissionais.

Programas para emagrecer na esteira.

Dicas extras: esteira emagrece

As esteiras geralmente contam com programas pré-estabelecidos. Conheça quais são os mais comuns:

Cardiovascular: programado para alterar a velocidade a fim de manter o ritmo cardíaco entre 70-85% da sua frequência cardíaca máxima. Em geral, calcula-se a frequência cardíaca máxima dos homens com a seguinte fórmula: 220 – idade e para as mulheres: 226 – idade.

Zona de queima de gordura: serve para alterar a velocidade de modo que o ritmo cardíaco fique entre 60-70% da frequência cardíaca máxima.

AlpinePass: programais mais duro que aumenta a inclinação e, em seguida, diminui, a fim de imitar uma caminhada ou corrida em subidas e descidas.

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Aleatório Hill: altera aleatoriamente a inclinação e a velocidade.

Intervalo de formação: programado para definir uma velocidade de jogging e uma velocidade de sprint e depois alternar, assim, é possível mudar as velocidades rapidamente para o treinamento do intervalo.

5K: programa de longa duração onde o atleta completa cinco quilômetros na esteira.

Fitness Test: serve para manter o controle dos níveis de aptidão, monitorando a frequência cardíaca.

Dicas para usar esteira e perder peso.

É de extrema importância que, antes de qualquer exercício físico, o atleta se aqueça, sendo que o mesmo serve para a esteira. Caso contrário, podem ocorrer lesões, ainda mais se a pessoa começar a usar a esteira com uma velocidade rápida.

O ideal é que ela aumente gradualmente, a fim de dar ao corpo o tempo necessário para se ajustarao movimento. Uma dica é iniciar a esteira com 6 km/h, sendo que esse ritmo deve durar pelo menos três minutos.

Outra dica é não segurar nas barras, pois isso pode atrapalhar a caminhada ou corrida, que devem ocorrer de forma natural, além de prejudicar a postura e queimar menos calorias. Também vale atentar para a forma como você pisa, sendo que deve ser com cuidado.

É importante pousar o pé corretamente, que consiste em manter os dedos apontados em linha reta para frente. Já para tornar o exercício mais eficiente na queima de calorias, aconselha-se intercalar ritmos mais rápidos e lentos.

Para tanto, uma sugestão é seguir períodos de treinamento de alta intensidade e depois de menor intensidade. Um exemplo é começar com 6 km/h por três minutos, depois mudar a velocidade para 10 km/h por dois minutos e, em seguida, voltar para 6 km/h.

Isso pode ser repetido até completar 15 minutos. O declive na esteira é um grande aliado, pois como a subida é mais difícil do que correr em terreno plano, o esforço será maior e a queima de gordura também.

Dicas para não enjoar da esteira.

Dicas para não desistir: esteiraemagrece

Uma das principais queixas quanto à esteira é o fato de ser um exercício chato. Mas não necessariamente precisa ser assim.

Por exemplo, em algumas academias você pode encontrar aulas de running, que grosso modo é um “spinning com esteiras”, e a música e energia do instrutor impedem o marasmo.

Os já aqui citados programas variáveis embutidos na esteira também impedem a monotonia. Uma hora você está correndo, outra caminhando, e assim o tempo flui de forma mais interessante.

Aparelhos reprodutores de Mp3 também são bastante úteis na hora de fazer esteira, para a energia da música te distrair. Ou então você pode colocar áudios que lhe interessem, até audiobooks ou podcasts durante a esteira. É como matar dois coelhos com uma cajadada só, você emagrece e aprende algo.

Por último, um dos grandes segredos tanto para emagrecer com eficiência como para não enjoar da esteira, é ter controle de alguma das variáveis (tempo, velocidade ou distância), e SEMPRE aumentar um pouco na próxima sessão. Se você correu 3km ontem, corra 3,1km hoje, amanhã corra 3,2km, e etc. Ou então se você correu ontem a 9km/h, corra hoje a 9,1km/h, e vá aumentando gradualmente.

Dessa forma, você estará sempre desafiando seu organismo, e impede que se ele se acomode. Acredite, as calorias serão gastas com maior eficácia dessa forma, sua disposição atingirá a estratosfera, e claro, os quilos partirão em definitivo. E sem ser algo chato!

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