Home / Alimentação / Estévia para emagrecer (e 1001 outras utilidades).

Estévia para emagrecer (e 1001 outras utilidades).

A estévia – ou stévia como também costuma ser chamada– é uma opção de adoçante totalmente natural, recomendada para quem deseja perder uns quilinhos de maneira saudável.

E como emagrecer com saúde é o que mais nos interessa por aqui, vamos falar um pouco mais sobre esse importante ingrediente que está fazendo bastante sucesso no mundo inteiro e que, apesar de ser amplamente utilizada no Brasil há décadas, somente agora parece ganhar força, devido as suas propriedades.

Nesse artigo, você vai descobrir:

banner método emagrecimento fácil

1- Um alerta necessário sobre adoçantes em geral

2- Por que adoçantes na verdade podem engordar

3- As vantagens de usar estévia

4- Por que a estévia pode ser uma grande aliada de quem quer parar de fumar

5- As diversas formas de uso da estévia

6- As contraindicações da estévia (dica: são zero!)

Assim, a planta originária da América do Sul, mais especificamente entre o Brasil e o Paraguai começa a se tornar muito popular entre as pessoas que buscam melhorar a forma física sem prejudicar sua saúde.

Nas lojas de produtos naturais já pode ser encontrada essa planta medicinal conhecida como açúcar verde.

banner método emagrecimento fácil

A estévia recebe esse apelido porque pode substituir completamente o açúcar em diversas receitas e também no suco ou no chá, com a vantagem principal de ser 100% natural e, mais importante: é um ingrediente zero calorias.

 

Um alerta sobre adoçantes em geral, antes de começar

Há um certo senso comum no que diz respeito a adoçantes serem boas alternativas, justamente pelo baixo número de calorias.

E quando se compara o número de calorias ingeridas com o uso de açúcar ou adoçante, parece algo óbvio.

Mas essa lógica é falha, uma vez que interações altamente complexas entre substâncias que você ingere e seu organismo acontecem.

E esse impacto vai muito além de calorias ingeridas x calorias gastas.

Por causa disso ocorre um fato que parece não ter explicação: praticamente nenhum estudo conseguiu comprovar que o uso de adoçantes no lugar do açúcar foi capaz de provocar emagrecimento de uma maneira eficaz.

Pior, outros estudos demonstraram que na verdade, o uso de adoçantes engorda!

Mas como isso seria possível?

Vamos dar uma olhada no problema das interações entre substâncias no organismo.

Quanto às calorias ingeridas, já está mais do que provado que elas não são todas iguais.

Se duvida, tente ingerir 500 calorias de pudim de leite e 500 calorias de couve-flor. Passe aqui para contar os efeitos no seu organismo depois. Pois é!

O açúcar, além de provocar secreção de insulina no organismo, que não só inibe os níveis de saciedade como promove o acúmulo de gordura, também ativa um centro no cérebro que causa sensação de recompensa.

Essa sensação, apesar de levar ao vício na substância, também desempenha um papel secundário de saciedade.

Ela não gera saciedade por si só, mas ao menos promove uma mensagem ao organismo, digamos assim, que você comeu alguma coisa, que está “nutrido”, e isso provavelmente se dá por causa das calorias contidas no açúcar.

E aqui está o pulo do gato em relação aos adoçantes.

Apesar de prover o gosto doce, os adoçantes não fornecem tais calorias.

Não acontece esse mecanismo de comunicação ao organismo que você ingeriu calorias.

E como acontece sempre que você tenta enganar o seu organismo, ele vai reagir.

O que foi apurado é que, através de mecanismos de compensação  sutis (e você mal vai perceber), o uso de adoçantes pode ter justamente o efeito contrário.

Seu organismo começa a “trabalhar nos bastidores” para compensar aquela eonomia de calorias que você fez ao usar o adoçante.

Essa é a explicação pela qual adoçantes nunca foram comprovados como úteis em processos de emagrecimento.

Pelo contrário, a impressão é que adoçante engorda mesmo, graças à essa “maldita” compensação.

Dado este alerta, passemos à estévia, por si só. Já que ela é uma alternativa “menos pior” do que adoçantes artificiais.

Vantagens de usar Estévia.

Além de ajudar a equilibrar o uso do açúcar de maneira saudável, a estévia tem outros inúmeros benefícios, pois contém propriedades digestivas, diuréticas, hipotensivas, adoçantes e estimulantes, além de ser um forte elemento antibacteriano e ajudar a prevenir cáries e outros problemas bucais.

A planta, que apesar de se popularizar recentemente, já é conhecida dos povos indígenas há séculos, e vem sendo estudada em diversos países, devido a sua eficácia no tratamento de distúrbios e sintomas como a azia, má digestão, fadiga, depressão e até diabetes, já que pode substituir completamente o uso de açúcar nas receitas.

Especialistas ainda afirmam que a estévia pode contribuir para diminuir a vontade de fumar ou beber álcool, sendo, portanto, um agente ativo no combate a esses vícios que tanto prejudicam a saúde.

Além desses já citados, veja quantos benefícios mais a estévia pode gerar:

Benefícios da Estévia para a saúde.

estévia

– Não causa alterações no nível de açúcar no nosso sangue.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

– Algum papel no combate à obesidade.

– Não é tóxica e pode ser consumida sem contraindicações.

– Pode ser usada na culinária de forma natural, como um tempero de pratos quentes e como adoçante de sobremesas.

– Eficaz no combate à acne, psoríase e outros problemas de pele.

– Para fins estéticos, fortalece e dá brilho aos cabelos e tonifica a pele.

Além dos incontáveis benefícios da estévia relatados aqui, ela também se mostra versátil, sendo comercializada atualmente em diversos formatos – o que facilita a variação de receitas.

Como usar a Estévia.

Você pode usar a própria folha como ingrediente para chás, mas nas lojas de produtos naturais é possível adquirir a estévia em forma de adoçante em pó e líquido, enxaguante bucal (para os casos de tratamentos dentários), gomas de mascar ou em cápsulas.

Além de natural e benéfica para sua saúde, a estévia é muito doce, portanto seu uso não se equivale ao do açúcar de cana, podendo ser até 20 vezes mais doce.

Se você utilizar adoçante a base de estévia no café, por exemplo, duas gotinhas são mais do que suficientes para dar sabor sem calorias à bebida!

Sobre a segurança do consumo de estévia, mais de 200 estudos já realizados sobre o seu uso, fato que atesta a total segurança no seu uso estético, medicinal e culinário.

E por não possuir contraindicações, qualquer pessoa que busque uma alimentação mais magra e saudável pode aderir, até mesmo crianças.

Uma ótima forma de usar é substituindo o açúcar de doces como geléias, pudins, bolos e tortas.

Mas nesses casos, vale lembrar que a estévia não elimina as calorias dos outros ingredientes, então consuma com moderação.

 

Referências:

1- Stevia (Stevia rebaudiana) a bio-sweetener: a review.

2- Antioxidant, anti-diabetic and renal protective properties of Stevia rebaudiana.

3- Effects of stevia, aspartame, and sucrose on food intake, satiety, and postprandial glucose and insulin levels.

Um comentário

  1. Não conhecia a estevia, vou ver se acho e experimentar, prefiro os alimentos naturais do que os químicos que são muito perigosos!

    Para perder peso e ter saúde é ideal fazer uma alimentação balanceada e consumir alimentos coloridos, ajuda bastante!

    Consumo alimentos sem glúten e caminhar 30 minutos todos os dias.

    Também indico consumir alimentos naturais como o goji berry e o café verde, são excelentes, estou usando e está ótimo!

    O goji e o café verde emagrece e é tudo de bom! Considerado um o alimento natural mais completo do mundo, basta ver as reportagens nas revistas e do globo reporter!

    Tomar água ou líquidos durante o dia também ajuda muito, eu tomo suco de limão com couve, que além de ter ferro mata a sede!

    O goji me ajudou perder peso e ter mais disposição e energia, minha pele também ficou mais macia!

    Tome o cuidado de comprar com extrato puro, tem algumas marcas na internet que tem o extrato fraco e não funciona, além de serem muitos caras, basta pesquisar um pouquinho para comparar os preços!

    Encontrei uma marca excelente e com preço bom, funcionou muito bem pra mim e tenho prazer em indicar, o site é este aqui: http://www.gojimais.com.br/

    Consumo 2 cápsulas por dia e sempre 30 minutos antes das refeições!

    Tb tomo o goji berry com café verde, que é termogênico e ajuda queimar as gordurinhas da barriga, é muito bom! a página é esta: http://www.gojimaiscafe.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *