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6 formas de evitar o ganho rápido de peso (a 3ª forma fará milagres para você)

Muitas vezes você deve ter se perguntado como o ganho de peso é tão rápido, mas perder dá trabalho e leva tempo.

Certamente um dos grandes mistérios da vida. E dos mais incômodos também. Diríamos injusto!

Você pode tomar todos os cuidados do mundo, controlar o que come por semanas, e parece que apenas em um final de semana, e algumas escapulidas depois, boa parte do seu trabalho duro simplesmente se desfaz.

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Seu jeans favorito que entrava tão fácil, agora mal chega na cintura. Nossa!

Antes que se dê conta, você está 4kg acima de quando se pesou na última vez. Isto é irritante demais, sem dúvida, mas não necessariamente é inevitável para você.

Promovendo algumas mudanças de estilo de vida, você pode acabar com esse fenômeno de ganho de peso, e melhor ainda, pode até perder mais peso no processo.

Então vamos saber como evitar o maldito ganho rápido de peso:

Evite a retenção de líquidos

A retenção de líquidos afeta o seu peso.
Evite o excesso de sal e o consumo de álcool e outras bebidas que desidratam.

Para algumas pessoas, o excesso de sal na dieta é a causa de retenção de água.

O sal (sódio) está presente em praticamente todos os alimentos processados, e desta forma, evitar estes alimentos é o jeito mais fácil de cortar o consumo de sódio.

Também você deve evitar adicionar sal quando cozinha em casa.

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Outra causa comum de retenção de líquido é perder peso rápido demais. Quando isso acontece, você força seu organismo a utilizar carboidratos armazenados, e a quebrar proteínas musculares.

Ambos ajudam a manter água dentro das células, e assim, a perda desses macronutrientes vai levar a uma perda de água.

Quando a situação se estabiliza após essa perda rápida, seu organismo vai procurar renovar o estoque das substâncias perdidas, de onde concluimos que a água vai ser levada ao interior das células de novo.

Portanto, é normal um ganho rápido de peso após uma perda rápida. E como podemos reduzir a retenção de líquidos?

  1. Evitar dietas muito restritivas, pois a perda gradual e lenta de peso é melhor;
  2. Diminuir o consumo de bebidas que desidratam como o chá, café e álcool, pois o organismo vai promover acúmulo de líquido como consequência;
  3. Beber muita água: Parece contraditório, mas um organismo bem hidratado é bem menos provável que retenha água; Como o fluxo de água é constante e elevado, a tendência à retenção é praticamente zero;
  4. Evite alimentos muito salgados, processados e principalmente que contenham carboidratos em grandes quantidades;
  5. Faça exercícios regularmente;

Aumente sua massa muscular

Ligação entre massa muscular e peso.
Ganhar massa acelera o metabolismo.

Particularmente quando você sai de férias, ou feriados prolongados, a comida e a bebida vêm em abundância, e as suas atividades diárias acabam mudando.

Isso frequentemente quer dizer que você é menos ativo que de costume.

Sem dúvida é algo cruel, mas alguns dias comendo mais do que você gasta, podem resultar naqueles quilos extras de volta.

Mas a melhor forma de parar com esse processo é acelerar o seu metabolismo, e isso se dá com o aumento de massa muscular.

Isso ocorre porque o músculo é um tecido que queima um bom número de calorias só para se manter. Além disso, queima ainda mais quando se torna ativo.

Em resumo, o músculo é um belo forno de queima de calorias. Quanto mais músculo, melhor.  Desta forma, essas pequenas trapaças na sua dieta vão ter um impacto reduzido na sua forma física.

Uma experiência pessoal que tive em relação à isso, é que à medida que fui reduzindo meu percentual de gordura, e ganhando músculos, pude ter a feliz constatação que engordar era muito mais difícil nessas eventualidades como viagens e festas.

E de quebra, perder os quilos ganhos era bem mais fácil do que antes. Vale a pena!

Evite a alimentação emocional

Alimentação emocional afeta o peso.
Evite comer como resposta à questões emocionais.

Se a sua resposta ao stress, depressão ou tédio é comer em excesso, essa pode ser a principal causa do aumento rápido de peso.

Infelizmente, nenhuma dieta funcionará para você, enquanto estiver comendo em resposta às suas emoções.

Uma informação que você precisa saber à respeito de alimentação emocional, é que há um motivo pelo qual você busca justamente os piores alimentos. Os que mais engordam. Já viu alguém triste comendo alface?

Isso porque o açúcar é capaz de trazer alívio à emoções ruins no seu cérebro. O problema é que ele age exatamente na mesma área que drogas como a cocaína e a heroína.

Talvez a palavra “vício” tenha vindo à sua mente… E não é à toa, porque o açúcar vicia inacreditáveis 8 vezes mais do que a cocaína. E aí vira um problemaço!

Procure ter em mente, anotar mesmo, qualquer episódio de alimentação emocional que você vivenciar durante uma semana, isso pode te ajudar a descobrir de onde vem essa comilança.

Esse pode ser o primeiro passo para te ajudar a lidar com essas emoções. Não vale a pena tentar?

Cuidado com medicamentos

Medicamentos podem reter líquidos.
Certos medicamentos podem causar a retenção de líquidos.

Se você está fazendo terapia de reposição hormonal, tomando anticoncepcionais, antinflamatórios, antidepressivos ou medicações para diabetes, por exemplo, todas essas substâncias podem causar retenção de líquido, aumento do apetite ou ganho de peso.

Vale a pena conversar com seu médico, se você acha que seus medicamentos podem estar contribuindo para esse ganho de peso, sendo que podem existir alternativas.

Coma menos (carboidratos)

A quantidade de alimentos deve ser revista de acordo com a idade.
Reveja a quantidade de alimentos que você come.

À medida que envelhecemos, nosso metabolismo começa a ficar mais lento, tornando mais difícil a manutenção ou mesmo perda de peso.

Portanto, se você está comendo a mesma quantidade de alimentos que comia quando tinha 20 anos, e agora você tem 40, é muito provável que você comece a acumular peso.

A solução é comer menos carboidratos. Isso porque eles disparam uma cascata de reações que vão, em última análise, fazer você armazenar gordura.

E comendo menos, esse armazenamento é menor.

Lembre-se que seu metabolismo não dá mais conta do recado, e qualquer ajuda é válida.

Outro ponto é que uma dieta com baixo carboidrato automaticamente fará você sentir mais saciedade e… comer menos! Porque sua fome estará finalmente sob controle.

Seus hormônios

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Com o passar dos anos, o corpo muda e seus hormônios passam a agir de forma diferente no seu corpo. Isso, naturalmente, afeta o seu peso.

Não há muito o que fazer a respeito deste aqui, mas é importante saber. Se você é mulher, os seus hormônios podem alterar seu peso.

Para algumas, certos períodos do mês vão trazer retenção de água, que naturalmente vai sumir em alguns dias.

Então, se isso for a causa para você, não é necessário se preocupar, e provavelmente não é resultado de você estar inativa ou ter comido demais.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Importante ressaltar que por volta dos 35 anos em diante, os níveis de progesterona começam a cair, com o estrogênio passando a predominar, o que pode resultar em ganho de peso.

Coloque a menopausa na mistura, e as mulheres têm uma receita infalível para ganhar peso, se não tomarem cuidado. Novamente, a solução é maneirar na comilança e fazer exercícios.

Lidando com o Ganho rápido de peso.

O mais importante de tudo é que você não deixe qualquer ganho de peso te tirar do seu rumo.

Desistir não é uma opção. Com uma alimentação saudável, controle de porções e uma rotina intensa e regular de exercícios, você será capaz de controlar seu peso.

A melhor forma de lidar com o ganho rápido de peso continua sendo evitá-lo.

Não é sempre fácil, mas se por acaso você perceber que está ganhando peso, tome providências o quanto antes, para que a coisa não saia de controle!

12 comentários

  1. aqui vcs falam que não deve tomar cha, morei no japão alguns anos e la se toma cha verde o dia todo, e a populaçao japonesa são magras e dizem que o cha verde ajuda a acelerar o metabolismo, isso é certo ou errado?

    • Olá, Ono.

      O seu comentário tem várias coisas misturadas. Vamos separar tudo aqui.

      O artigo fala sobre ganho rápido de peso, e aplica-se a quem está perdendo peso, porque esse é um problema que pode ocorrer no caso. Pessoas que já estão magras não têm o que temer.

      Em segundo lugar, apenas o chá verde não pode ser responsabilizado pelo fato da população japonesa ser mais magra. Japoneses têm uma dieta muito diferente da ocidental, não comem tantas frituras e fast food e também comem quantidades menores no total. Não surpreende que sejam mais magros.

      Sobre o suposto aumento do metabolismo, vamos publicar em breve um artigo sobre o assunto, mas já adianto que é muito mais provável que o chá verde ajude a manter magro pelo simples fato que, ao preferir chá verde à outras bebidas mais calóricas como sucos e refrigerantes, você vai deixar de ingerir açúcar. A consequência é uma óbvia perda de peso ou facilidade para manter o peso atual. A suposta “aceleração do metabolismo” atribuída a certos alimentos não chega a ser algo significativo.

      Conluindo, tomar chá verde no lugar de outras bebidas calóricas é ótimo para emagrecer. Mas uma pessoa que está tomando chá verde durante o processo de emagrecimento, deve apenas ter cuidado, porque o chá verde desidrata, e a reação do corpo pode ser uma absorção rápida de água, e um resultado ruim na balança.

  2. OLÁ,ESTOU UM TANTO PREUCUPADA POIS TIVE UM GANHO DE EM MÉDIA 20 QUILOS EM 3 ANOS E, ESTA ULTIMA SEMANA GANHEI 4 QUILOS É SINAL DE ALGUMA DOÊNÇA?
    TENHO 28 ANOS 1,63MT E 84KILOS.
    O QUE DEVO FAZER?

    • Olá, Ednalva

      Não posso afirmar muita coisa baseado nessas informações que você me deu. Existem diversas possibilidades, desde você realmente estar comendo mais do que deve, até estar desenvolvendo um quadro de hipotireoidismo. Outros sinais de hipotireoidismo são fraqueza global, unhas e cabelos quebradiços e aspecto inchado, além do ganho de peso.

      Procure um médico, e se ele descartar qualquer doença, o problema deve ser os seus hábitos, tanto de atividade física como alimentares.

  3. oi eu tenho um 1,72 e pesava 109 quilos aguara esto pesando 93 quilos mais eu nao seu porque eu ganho peso muito facio eu trabalho de gari ando todo dia 12 qulimitros e mesmo assim prder mais peso sera que meu organismo acostumo

  4. Olá, tenho 22 anos, 1.95 de altura e no momento meu peso varia de 108kg a 111kg, estou fazendo academia e tenho perdido em média 1kg por dia, já fazem quase 3 semanas que estou nesse ritmo mas tem algum problema pois recupero o que perdi logo no outro dia, mesmo comendo pouco… bebo muito líquido, água de preferência… isso pode ser retenção de líquido?

    • Chrislley, para estar perdendo 1kg por dia e recuperar no dia seguinte, isso para mim significa que você primeiro está se pesando mais do que devia, e provavelmente logo depois de se exercitar. Claro, logo depois do exercício você perdeu muita água, e certamente é fácil “perder 1kg”. Acontece que assim que você beber água, voce recuperará esse peso.

      O ritmo ideal para uma perda de peso saudável é de mais ou menos meio a 1kg por SEMANA. Isso mesmo, parece lento, mas é o que RESOLVE!

      Sugiro que você passe a se pesar semanalmente. Aí sim você terá parametro para avaliar se sua perda de peso está num ritmo bom.

  5. Olá tudo bem , não sou gorda porém tenho no abdômen gordura localizada barriga gorduras nas costas, não é muito mais sou magra e faz tempo que tento perder essa localizadas mãos e muito difícil, o que eu deveria afazer , prático academia a 5 anos meu corpo mudou muito fiquei mais cheia , porque eu era muito sem nada . Por em barriga eu sempre tive ….?

  6. Antonio Luz A Barreto

    Tenho 54 anos pesava 117kg comecei à 6 meses praticando exercícios em casa e estou com 109kg mas se eu ficar um dia sem treinar recupero 1 a 2 kg de um dia pra o outro. Como líder com isso?

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