Garcinia cambogia emagrece mesmo?

Garcinia cambogia emagrece mesmo?

19 de Março de 2018

A garcinia cambogia é uma pequena fruta em forma de abóbora, oriunda do Sudeste Asiático e da Índia.

O principal ingrediente ativo encontrado na casca de garcinia cambogia é o ácido hidroxicítrico (HCA), que algumas pesquisas sugerem que pode auxiliar no emagrecimento.

Atualmente, existem diversos produtos que contêm HCA, vendidos sem receita aos consumidores e ditos como sendo “garcinia cambogia”.

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A maioria das pessoas é atraída pela idéia de usar a garcinia cambogia para emagrecer, devido ao potencial que pode oferecer sem esforço, rápido perda de peso sem a necessidade de alterar a dieta geral ou estilo de vida.

O que você já deve estar careca de saber, afinal de contas, se milagre existisse, já teria acontecido! Mas prossigamos.

 

Garcinia cambogia emagrece mesmo?

 

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Garcinia cambogia emagrece mesmo?

A garcinia cambogia em si não é uma novidade; na verdade, tem sido consumida em partes da Ásia por muitos anos, embora não com a finalidade de perder peso.

Como ela começou a ganhar popularidade nos Estados Unidos há vários anos – depois de aparecer com frequência na mídia e em programas de TV populares relacionados à saúde – as vendas aumentaram drasticamente.

Mais e mais pessoas estão comprando o chamado “medicamento milagroso de perda de peso” na esperança de perder gordura, contra a qual estão lutando há anos.

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Mas, como a maioria dos outros suplementos de perda de peso, pílulas e produtos, os estudos sobre os efeitos e a segurança da garcinia cambogia têm resultados mistos.

Embora exista alguma evidência de que o HCA possa ajudar na perda de peso, mesmo quando alguém não se exercita com freqüência ou muda muito a sua dieta, também há preocupações com efeitos colaterais graves que podem ocorrer, incluindo danos no fígado, ansiedade, fadiga , tonturas e problemas digestivos.

 

Lembre-se de que apenas porque algo é derivado de uma fruta natural, não significa que é sempre completamente seguro.

Então, vale a pena tentar a garcinia cambogia? Qual é a verdade com este suposto suplemento de perda de peso?

Vejamos como o HCA funciona, em que situações a garcinia cambogia pode ser útil e quais reações adversas são possíveis quando se utiliza qualquer tipo de medicamento para perda de peso.

E vale a pena considerar o fato de que várias vezes vemos várias dietas de moda e produtos divulgados para ajudar a acelerar a perda de peso – mas o que realmente funciona no final é viver um estilo de vida saudável a longo prazo.

Não tem para onde correr.

 

Garcinia Cambogia funciona mesmo? O que os estudos dizem a respeito.

 

Os resultados de pesquisa e testemunhos de perda de peso envolvendo o consumo de Garcinia Cambogia deram resultados variáveis,  para se dizer o mínimo.

De longe, o benefício mais bem divulgado do uso de garcinia cambogia é a sua capacidade de aumentar a perda de peso.

Outras alegações que são comumente feitas sobre os efeitos da garcinia cambogia incluem: perda de apetite ou menos desejo de comer do que o habitual, desejos reduzidos para alimentos não saudáveis, um humor mais positivo (incluindo sentir-se mais feliz, mais enérgico e menos cansado), aumento de energia e concentração, estabilização dos níveis de açúcar no sangue, melhora dos movimentos intestinais, redução de dores articulares, níveis de colesterol melhorados e aumento da disposição.

A maioria do que foi citado acima não foi evidenciada por estudos científicos, no entanto, algumas foram.

Vamos rever os benefícios da garcinia cambogia que realmente tem algum mérito e parecem ser eficazes de alguma forma.

 

  1. Emagrecimento

 

Alguns estudos descobriram que a garcinia cambogia pode, de fato, ser capaz de ajudar com baixas quantidades de perda de gordura, embora sua eficácia raramente seja forte ou consistente.

Por exemplo, a pesquisa sugere que o HCA funciona bloqueando uma determinada enzima chamada adenosina trifosfato-citrato-liase, o que contribui para a formação de células de gordura.

Mas os estudos que comparam os efeitos da garcinia cambogia aos grupos controles descobriram que ela poderia aumentar a perda de peso em apenas um a dois quilos em média.

É alguma coisa, mas longe de ser milagre como se apregoa por aí.

Essas descobertas são exatamente o que os pesquisadores publicaram no Journal of Obesity em 2011.

Quando compararam as pessoas que tomavam o extrato garcinia cambogia com aqueles que não o fizeram, a diferença de peso era muito pequena (em média, apenas cerca de 1kg).

Além disso, nem sequer era possível concluir que o efeito da garcinia cambogia era diretamente responsável pelos quilos adicionais perdidos.

A meta-análise levou em conta os resultados de 12 possibilidades diferentes envolvendo a garcinia,e revelou uma pequena diferença estatisticamente significativa na perda de peso, favorecendo o uso de produtos de garcinia cambogia contendo HCA, mas apenas ligeiramente superior ao uso de um placebo.

No entanto, a análise também descobriu que alguns estudos mostraram que efeitos colaterais digestivos foram duas vezes mais comuns em grupos contendo HCA, em comparação com placebo.

Os resultados de vários estudos de perda de peso envolvendo a garcinia foram muito variáveis.

Um estudo na meta-análise relatou uma diminuição significativa na massa de gordura no grupo HCA em comparação com o placebo e dois outros estudos relataram uma diminuição significativa na gordura visceral / gordura subcutânea / áreas de gordura total no grupo HCA em comparação com o placebo.

Mas dois outros estudos não encontraram diferença significativa entre HCA e placebo. Um estudo que foi publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que a garcinia utilizada por 12 semanas (dose de 1.500 miligramas) “não conseguiu produzir perda significativa de peso e perda de massa gordurosa além do observado com placebo”.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

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E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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A conclusão da meta-análise em relação a garcinia cambogia? Os pesquisadores resumiram suas descobertas afirmando que “a magnitude dos efeitos é pequena e a relevância clínica é incerta.”

Ou seja, que não há conclusão alguma.

 

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Você acha mesmo que a cidadã acima ficou assim só por causa da Garcinia?

 

  1. Redução do apetite

 

Estudos também sugeriram que é possível que a HCA encontrada na garcinia cambogia possa ajudar a diminuir o apetite, ao aumentar a produção do neurotransmissor serotonina, que está associada a sentimentos de calma e felicidade – e, portanto, às vezes a supressão do apetite, menos ansiedade e menor desejo de comer porcarias para se sentir melhor.

Estudos em animais mostram que também pode ajudar a aumentar o gasto de energia.

Tenha em mente, no entanto, que este não é o caso de todas as pessoas, e existem outras maneiras, potencialmente menos arriscadas, de gerenciar melhor seu apetite e aumentar a produção de serotonina (como comer refeições equilibradas com alimentos proteicos e carboidratos saudáveis ​​em horários regulares ao longo do dia).

No final das contas, o “milagre” é fazer o convencional mesmo.

 

  1. Redução do colesterol

 

Existem algumas poucas evidências no sentido de que a garcinia cambogia possa ser capaz de melhorar os níveis de colesterol e baixar os triglicerídeos altos.

Também poderá ajudar a aumentar o colesterol HDL “bom”.

Não é seguro para quem já está tomando medicamentos que afetam o colesterol, no entanto, e seus efeitos não parecem ser muito confiáveis ​​ou fortes.

Estudos descobriram que a garcinia cambogia não tem “efeito significativo nos parâmetros antropométricos, metabolismo basal, triglicerídeos ou níveis de glicose”, mas pode ter um pequeno efeito na redução do colesterol.

Tenha em mente que também há muitas outras maneiras naturais de melhorar os níveis de colesterol, incluindo exercitar e comer mais fibras alimentares de alimentos ricos em fibras, como vegetais, nozes, sementes e feijões.

 

 

  1. Estabilização dos níveis de açúcar no sangue

 

E sobre os efeitos da garcinia cambogia nos níveis de açúcar no sangue?

Algumas evidências existem mostrando que a garcinia cambogia pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, melhorando a forma como as células absorvem glicose.

Uma maneira pela qual ele pode melhorar a perda de peso é através da inibição da enzima pancreática alfa amilase, alterações na alfa glicosidase intestinal e alterações na síntese de ácidos graxos.

Isso pode ser capaz de alterar a forma como os carboidratos são metabolizados.

Se por um lado isso pode ajudar seu corpo a responder melhor à insulina, também pode aumentar o risco de ter baixos níveis de açúcar no sangue em algumas pessoas.

Se você tem história de problemas relativos à glicemia, é diabético ou está tomando medicamentos que alteram os efeitos da insulina, a garcinia cambogia pode fazer com que o açúcar no sangue atinja níveis perigosamente baixos.

Embora isso não pareça acontecer em todos os que tomam garcinia cambogia, é algo a considerar e a discutir com o seu médico.

 

Efeitos colaterais potenciais da Garcinia Cambogia

 

Enquanto algumas pessoas afirmam que não experimentam nenhum efeito colateral de usar garcinia, outros tiveram experiências muito diferentes.

Aqui está uma revelação perturbadora sobre o uso de extrato de garcinia cambogia, que você talvez não tenha ouvido falar: contribuiu para que pelo menos vários pacientes fossem levados ao hospital com insuficiência hepática e necessitando de transplantes de fígado de emergência.

Essa tal de garcinia não me fez muito bem…

Um artigo de 2016 publicado pelo Centro de Transplante na Mayo Clinic informa que milhões de americanos usam regularmente suplementos de ervas, muitas vezes em forma de pílula, mas não estão cientes de seus efeitos completos.

Muitas drogas para perda de peso representam potenciais perigos ocultos e estão “associadas a hepatotoxicidade e lesões hepáticas agudas”.

No caso da garcinia cambogia, pode ser facilmente usado em excesso e não está muito bem regulamentado.

Alguns fabricantes recomendam tomar altas doses várias vezes por dia, por exemplo, 30 a 60 minutos antes de cada refeição durante oito a 12 semanas seguidas.

Além de danos no fígado, outros efeitos colaterais de garcinia cambogia que podem ocorrer incluem: embotamento mental ou fadiga , erupções cutâneas, maior incidência de resfriados , queda da imunidade, boca seca , mau hálito, dor de cabeça, e problemas digestivos como náuseas, problemas para comer ou diarreia.

Outra coisa a considerar sobre garcinia cambogia são as potenciais interações medicamentosas.

Muitas pessoas devem evitar garcinia cambogia devido a como isso pode afetar outros medicamentos, gravidez, níveis de nutrientes, açúcar no sangue e muito mais.

Garcinia cambogia deve ser evitada nos seguintes casos:

– Gravidez e amamentação

– Existência prévia de danos hepáticos ou renais

– Uso de medicações para asma e alergias

– Diabetes em uso de medicações

– Uso de suplmentação de ferro

– Uso de analgésicos

– Medicações psicotrópicas

– Uso de estatinas (cholesterol)

– Uso de medicações para regulação da coagulação sanguínea, como o warfarin.

 

Qual dosagem de Garcinia Cambogia posso tomar?

 

 

Se você decidir quer tentar tomar garcinia cambogia para perda de peso ou seus outros benefícios, aqui está o que você precisa saber sobre recomendações de dosagem para produtos que contêm HCA:

Estudos usando garcinia cambogia usaram uma ampla gama de doses, desde e um grama a 2,8 gramas diariamente.

As doses típicas são usualmente entre 250-1 000 miligramas por dia.

As durações do estudo também variaram amplamente, variando desde o uso de garcinia entre duas a 12 semanas por vez.

A dose ideal de HCA ainda é desconhecida. Não está claro se uma dosagem de HCA mais elevada significa uma maior biodisponibilidade de HCA uma vez consumida.

Parece existir uma correlação significativa entre a dosagem de HCA e perda de peso corporal, o que significa que as doses mais elevadas têm um pouco mais de efeitos.

Garcinia cambogia continua a ser o suplemento mais utilizado em estudos para o fornecimento de HCA, no entanto, além dela, o HCA também pode ser encontrado em suplementos feitos a partir da planta Hibiscus subdariffa.

Como a maioria dos estudos investigou os efeitos da garcinia tomado por cerca de oito semanas, os pesquisadores acreditam que este é, em última instância, “um tempo muito curto para avaliar os efeitos da HCA no peso corporal”.

 

Concluindo

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Não tem milagre!

 

Por segurança, evite comprar “fórmulas” ou “misturas de suplementos” da garcinia cambogia, o que pode deixar de informar todos os outros ingredientes incluídos ou níveis precisos de HCA.

Muitas fórmulas são feitas por fabricantes que utilizam apenas uma fração do ingrediente ativo ou dose padrão para reduzir os custos.

Leia sempre os rótulos e procure as palavras “puro garcinia cambogia” e “extrato de ácido hidroxicítrico (ou HCA)” (isso deve ser em torno de 50% a 60% do produto).

Se você comprar uma mistura e ver um ingrediente listado sem uma quantia, pode ser alerta que você não sabe exatamente o que está recebendo.

Por fim, nenhum suplemento vai funcionar se você não fizer o básico, que é a clássica alimentação balanceada junto com a prática de atividade física.

Pode reparar que todo rótulo de suplemento possui essa recomendação. Que é mais ou menos “faça o que tem que ser feito, mas tome isso aqui também”.

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