Gripe low carb – Como evitar

Gripe low carb – Como evitar

12 de Abril de 2018

A gripe low carb pode ser algo quase catastrófico para as suas intenções de emagrecimento e saúde, se você não entender exatamente o que se passa.

Sem conhecimento prévio, os sintomas podem levar uma pessoa a acreditar que a dieta não está funcionando para eles.

Felizmente, esse não é o caso!

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Ela consiste de  uma reação natural à entrada em cetose, é temporária e existem maneiras de remediá-la.

 

O que é a Gripe low carb?

 

Seu corpo queima carboidratos (glicose) para energia por padrão.

Mas quando a sua ingestão de carboidratos é drasticamente reduzida, como na dieta cetogênica, seu corpo esgota a glicose armazenada e converte para queima de ácidos graxos como fonte de energia.

Este é o processo metabólico da cetose.

A gripe low carb é uma reação natural quando nossos corpos estão entrando em cetose e mudando para um estado de queima de glicose para queimar gordura.

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A resposta do seu corpo ao entrar na cetose pode frequentemente imitar os sintomas de uma gripe, daí o nome.

 

Os sintomas comuns da Gripe low carb

 

A maioria das pessoas têm esses sintomas quando entram em cetose pela primeira vez.

Aqui estão algumas das manifestações mais frequentemente relatadas:

 

– Dores de estômago

– Embotamento mental

– Tontura ou confusão

– Náusea

– Irritabilidade

– Diarréia ou constipação

– Cólicas

– Dores musculares

– Falta de concentração ou foco

– Problemas com o sono

–  Anseios por açúcar

– Palpitações cardíacas

 

Os sintomas da gripe low carb geralmente ocorrem no primeiro ou no segundo dia após o início de uma dieta cetogênica, e a gravidade e a duração dos sintomas variam por pessoa.

Algumas pessoas podem não ter sintomas, enquanto outras podem experimentar vários por até uma semana ou duas.

De qualquer maneira, os sintomas não devem durar mais do que algumas semanas e devem desaparecer assim que o corpo estiver adaptado à queima de gordura como combustível.

O que causa a Gripe low carb?

 

A gripe low carb é essencialmente o resultado de três coisas:

 

1- Adaptação ao estado de cetose

2- Perda de eletrólitos e desidratação.

3- Retirada de carboidratos e alimentos açucarados.

 

Adaptação ao estado de cetose

 

 

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Nossos corpos têm duas fontes primárias de energia:

-Glicólise: convertendo glicose em energia

– Beta-oxidação: convertendo gordura em energia

A adaptação significa acostumar o corpo ao processo de beta-oxidação.

Isso é mais fácil para alguns corpos do que para outros.

Flexibilidade metabólica refere-se a quão bem uma pessoa pode se adaptar a usar uma fonte de combustível diferente: mudando da queima de glicose para a queima de gorduras.

gripe low carb

Adaptação, a gente se vê por aqui

Aqueles com menos flexibilidade metabólica são mais propensos a experimentar sintomas de gripe low carb à medida que o corpo se ajusta. A genética também desempenha um papel. Algumas pessoas são simplesmente mais capazes de lidar com a conversão da fonte de energia.

Desequilíbrio eletrolítico

 

A dieta ocidental padrão contém muitos alimentos processados, que são ricos em açúcares e sais adicionados.

Quando mudamos para uma dieta cetogênica de alimentos integrais, a maioria das escolhas artificialmente salgadas é eliminada e a ingestão de sódio é drasticamente reduzida.

O sódio faz com que o corpo retenha água, portanto menos consumo de sódio significa menos retenção de água.

A falta de carboidratos também reduz os níveis de insulina.

Tudo isso leva os rins a liberar o excesso de água.

gripe low carb

Oi, eu sou o seu rim, e essa tal de low carb tá me matando de trabalhar!!

Com essa liberação excessiva de água, os eletrólitos são eliminados, levando ao desequilíbrio eletrolítico e à desidratação.

Isso pode causar sintomas semelhantes aos da gripe até que tudo se torne equilibrado novamente.

 

 

Retirada de carboidratos

 

Algumas pesquisas mostraram que o açúcar afeta o cérebro de maneira semelhante à heroína ou cocaína.

É prazeroso e temos uma boa dose do hormônio de “sentir-se bem”, a dopamina, ao comer açúcar.

Além disso, a natureza viciante desses alimentos não ajuda.

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Açúcar vicia mais do que as drogas

Quando o açúcar é drasticamente reduzido de iniciar uma dieta cetogênica, podemos experimentar efeitos de retirada, como alterações de humor, irritabilidade, desejos por açúcar e outros sintomas.

Alguém que está habituado a uma dieta cheia de carboidratos e açúcares processados ​​e refinados é mais propenso a ter esses sintomas de abstinência e provavelmente terá mais problemas para se adaptar à queima de gordura.

Como aliviar os sintomas da gripe low carb

 

Embora isso seja temporário, há coisas que podemos fazer para reduzir ou até mesmo eliminar os sintomas durante a transição para a cetose.

 

1- Fique hidratado

gripe low carb

Bora beber águaaaaa

A perda de água que ocorre no início de uma dieta cetogênica precisa ser compensada.

Isso pode ajudar a reduzir os sintomas da gripe low carb, como dores de cabeça, fadiga ou náuseas, que geralmente são causadas pela desidratação.

Mantenha a água perto de você para beber regularmente ao longo do dia.

Sempre beba quando sentir sede. Se a sua urina é amarela, você precisa beber mais água.

Clarear a urina é uma indicação de que você está bem hidratado.

Muitas vezes, a sede já é um sinal de desidratação, por isso, tente ficar à frente dela, forçando-se a ingerir água mesmo sem sede.

 

 

2 – Reposição de Eletrólitos

 

Como mencionado acima, os desequilíbrios eletrolíticos podem causar sintomas de gripe low carb.

Aqui estão alguns dos melhores maneiras de atenuar isso:

3 – Aumentar sua ingestão de sal.

Isso ajudará a neutralizar a perda de água que ocorre quando se inicia uma dieta cetogênica e repor o sódio.

 

4- Beba caldo de osso.

 

gripe low carb

Vai um caldinho aí?

O caldo de osso não é apenas um elixir anti-envelhecimento, mas também fornece eletrólitos como sódio e potássio, além de ser hidratante. Se você não quiser beber caldo de osso, tome suplementos de magnésio e coma alimentos ricos em potássio, como verduras, salmão, nozes, abacate ou cogumelos

5- Tenha um bom sono

Conseguir pelo menos sete horas de sono por noite é importante para qualquer um, e ainda mais para quem faz a dieta cetogênica. Seu corpo está passando por muitas mudanças à medida que troca fontes de combustível, então dormir bastante pode ajudar a reduzir o estresse e a fadiga. Se você luta para dormir o suficiente por noite, tente incorporar um cochilo ou dois no seu dia.

 

6 – Exercício leve

O desempenho no exercício pode cair temporariamente, enquanto o corpo está se adaptando a níveis mais altos de gordura e baixos de carboidratos. Ao mesmo tempo, fazer exercícios leves de 2 a 3 vezes por semana pode ajudar a tornar seu corpo mais eficiente nessa transição de fontes de energia, ajudando a diminuir os sintomas de gripe low carb mais rapidamente.

 

7-  Aumentar as gorduras e calorias

Seu corpo não está mais recebendo energia de carboidratos e açúcares, então precisa de muita gordura como combustível.

Certifique-se de que as calorias dos carboidratos sejam substituídas pela ingestão de muitas gorduras saudáveis. Suplementar com óleo MCT vai ajudar a aumentar ainda mais os níveis de cetonas como combustível. Se a gripe low carb persistir por mais de uma semana, reavalie suas macros. Você ainda pode estar comendo muitos carboidratos e gorduras saudáveis ​​insuficientes!

 

8- Cetonas Exógenas

As cetonas exógenas são sais cetônicos que você pode ingerir. Fornecem cetonas adicionais ao seu corpo para ajudar a tornar-se mais adaptado à gordura e a entrar mais rapidamente em cetose. Isso pode ser muito útil na prevenção ou até mesmo na eliminação dos sintomas da gripe low carb.

Concluindo sobre gripe low carb: Seja paciente e cuide de si

Use as dicas saudáveis acima para ajudar a reduzir os sintomas e, possivelmente, até mesmo evitar os sintomas da gripe low carb.

Também tenha em mente que a fase de indução da cetose é apenas o começo, e se você a sentir, os sintomas desaparecerão, é mera questão de tempo.

Quando a parte difícil terminar, você estará colhendo os benefícios da cetose.

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