Os males do refrigerante (você não conseguirá mais bebê-los após conhecer esses 11 fatos estarrecedores).

Os males do refrigerante (você não conseguirá mais bebê-los após conhecer esses 11 fatos estarrecedores).

29 de setembro de 2015

O consumo de refrigerantes no Brasil é desenfreado, fazendo com que muita gente beba mais refrigerante do que água, inclusive. Se é que bebem água mesmo.

Mas é importante ter consciência de todos os males do refrigerante, e suas consequências para a saúde.

Mesmo o consumo moderado pode ser perigoso, e refrigerantes zero ou light também não são uma boa alternativa.

banner método emagrecimento fácil

Só para começar, preparamos um infográfico mostrando o que acontece no seu corpo uma hora após você tomar o seu refrigerante favorito.

 infografico refrigerante faz malClique na imagem para ampliar

Sendo assim, segue uma lista de males do refrigerante, com 11 razões para você evitá-los.

Lista dos 11 males do refrigerante

Veja abaixo as razões para evitar o consumo de refrigerantes.

 

1- Refrigerantes contém ácido fosfórico, que interfere com a capacidade do organismo em absorver cálcio, e pode levar à osteoporose, cáries e fraqueza dos ossos em geral.

O ácido fosfórico também interage com a acidez do estômago, diminuindo a absorção de nutrientes.

Uma outra forma indireta pela qual o refrigerante pode afetar os ossos é o chamado “milk displacement”, ou “deslocamento do leite”.

Isso se deve ao fato que quem bebe mais refrigerante tende a beber menos leite e assim, receber menos cálcio.

banner método emagrecimento fácil

Pesquisadores da Universidade Tufts estudaram milhares de homens e mulheres, e descobriram que mulheres que bebiam refrigerantes à base de cola (3 ou mais por dia) tiveram uma densidade óssea 4% menor nos quadris, mesmo quando os pesquisadores controlaram fatores como a ingesta de cálcio e vitamina D.

E a cafeína contida em algumas marcas de refrigerantes também pode estar envolvida na redução da densidade mineral óssea.

 

2- Esse é um dos malefícios do refrigerante mais assustadores: uma lata de refrigerante contém o equivalente a 10 colheres de açúcar.

Essa quantidade absurda vai causar um aumento incrível da glicose no sangue, com os subsequentes picos de insulina.

Isso aumenta a capacidade do corpo em armazenar gordura, além de, no longo prazo, poder levar ao diabetes e outros problemas de coração.

Sem falar que os picos de insulina causados pelo açúcar do refrigerante ainda têm o efeito de sabotar seus mecanismos de saciedade, ou seja, você vai sentir mais fome, mais vezes ao dia.

 

Apenas retirar as bebidas açucaradas da sua dieta é capaz de reduzir em inacreditáveis 40% a ingestão de açúcar.

Pesquisadores da Harvard descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia aumenta 20% o risco de um homem ter um infarto durante um período de 22 anos.

 

3- Os refrigerantes zero ou light são alternativas boa apenas na aparência.

As substâncias usadas para adoçá-los podem inclusive ser mais danosas.

Existem evidências que essas substâncias estão ligadas a problemas como convulsões, esclerose múltipla, tumores cerebrais, diabetes e transtornos emocionais.

Também podem aumentar o risco de síndrome metabólica, com aumento do colesterol, do açúcar sanguíneo e pra completar a desgraça, da barriga.

Apesar de parecerem boas alternativas para a sua dieta, nenhum, repito, nenhum estudo conseguiu comprovar que trocar refrigerantes normais por zero ou light foi eficaz para perder peso.

Pelo contrário, ao menos o açúcar consegue mandar uma mensagem para o cérebro de “ingesta de nutrientes” (apesar que isso gera um efeito colateral indesejado), enquanto adoçantes, apesar das baixas calorias, não o fazem.

Com isso, seu organismo vai “compensar nos bastidores”, fazendo você comer mais sem perceber, e bem vindo à auto-sabotagem.

Em suma: refrigerante zero faz mal também!

 

4- Essa é óbvia: Refrigerante engorda!

Um estudo de Harvard estabeleceu o elo entre refrigerantes e obesidade.

Crianças de 12 anos que bebiam refrigerantes, eram muito mais propensas a se tornarem obesos do que aquelas que não bebiam, e para cada porção de refrigerante consumido diariamente, esse risco aumenta 1,6 vezes.

E acredite, no passado, existiam propagandas de refrigerante que estimulavam a mistura deles na mamadeira de bebês, como forma de “nutrir” os pequenos.

 

5- O valor nutricional de um refrigerante é ZERO.

Além das consequências ruins para a saúde, não há benefícios que contrabalancem esse fato. Refrigerantes são substâncias artificiais que danificam o corpo, ponto.

O que dizer de um produto que pode ser usado para desentupir pias? Você realmente precisa disso?

 

6- A concentração de açúcar, sódio e cafeína (esta em alguns tipos) desidrata o organismo, principalmente se o indivíduo não tiver o hábito de beber água.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Isto pode levar, em última análise, à desidratação crônica.

Lembrando que um organismo hidratado tem seu metabolismo acelerado, ou seja, essa desidratação ainda vai ajudar a engordar.

 

7- Beber refrigerante regularmente ajuda na formação de placa bacteriana nos dentes, e pode levar a cáries e doenças da gengiva.

O açúcar é o principal combustível das bactérias que atacam nossos dentes e gengivas.

Uma prova disso é que pessoas em dietas de baixo carboidrato não só têm menor tendência à cáries, mas também, por estarem ingerindo menos agentes pró-inflamatórios, acabam por reduzir as inflamações na gengiva.

Resumindo: menos açúcar é igual a melhor saúde oral.

Tomar refrigerante é como se você estivesse fazendo gargarejo com açúcar, ao invés do seu Listerine usual.

 

8- O aspartame, usado para adoçar refrigerantes zero ou diet, tem uma particularidade perigosíssima: quando submetido a temperaturas acima de 30C, ele libera ácido fórmico, que normalmente é utilizado como parte de venenos para matar formigas.

Vale lembrar que a temperatura média no interior do corpo humano é de 36C.

Por via das dúvidas, melhor não pagar para ver.

 

9- Novamente sobre o ácido fosfórico: pesquisadores descobriram que os altos níveis de fosfatos aceleram sinais de envelhecimento.

Níveis elevados de fosfato podem também aumentar a prevalência e severidade de complicações relacionadas com a idade, tais como doença renal crônica e calcificação cardiovascular e podem também induzir muscular severa e atrofia da pele.

 

10- Refrigerantes podem aumentar o risco de câncer por diversas formas.

A vigilância sanitária dos EUA (FDA) está analisando o caso do corante caramelo utilizado em refrigerantes de cola, pois estudos demonstraram que uma substância neles contida, o 4-metilmidazol, causou aumento de tumores em ratos.

Outra forma, esta já comprovada, é que refrigerantes aumentam a distensão gástrica e causam refluxo do conteúdo ácido para o esôfago, o que aumenta o risco de câncer esofagiano.

 

11- Assim como todas as bebidas com açúcar , refrigerantes podem provocar um efeito no cérebro semelhante àquele observado em viciados em drogas, ou seja, refrigerante vicia.

Funciona assim: A área no cérebro ligada a sensações de prazer se chama nucleus accumbens. E o açúcar é capaz de transformar essa área numa verdadeira árvore de Natal iluminada, em imagens de ressonância magnética.

Essa mesma área está envolvida na resposta a drogas como cocaína e heroina. E como você deve saber, quando o “barato” passa, vem a depressão e você precisa de mais daquilo.

Com um agravante: açúcar vicia aproximadamente 8 vezes mais que a cocaína. Estudos com ratos mostraram que quando eles são previamente viciados em cocaína e você passa a oferecer água com açúcar, eles largam a cocaína.

Aliás, comportamento semelhante é visto em fumantes, quando tentam largar. É muito comum que eles engordem nessa tentativa. Isso porque eles usam o açúcar para sentir-se melhor, insconscientemente.

 

Isso explica porque você vê tanta gente que simplesmente não consegue largar essa bebida.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

5 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Eu não conssigo para de beber refrigerante e horrivel viciante eu queria muito parar mas não sei como…
    Eu não conssigo estou com 21 anos e peso 88kg só queria voltar aos 65kg
    Buaaa

    • Começa trocando ele, prepare todos os dias uma jarra de suco de preferência natural,e depois aos poucos vai trocando por água aromáticas com frutas que vc mesma prepara, vc tem que começar, vai de vagar pq provavelmente vc fez uso do refrigerante sua vida toda,entao não será possível tirar de uma vez só.
      Aprenda a respeitar sua compulsão e só assim vc vai se livrar dela.
      Tenho 38 anos,a 2 anos atrás eu pesava 75 kg, tenho 1.50 de altura,usava 48, consegui eliminar 20 kg, sem nutricionista, apenas me reeducando mesmo e, por incrível que pareça, com ajuda do Facebook. Tenha fé, foco e acima de tudo tenha muito amor próprio 😘😘😘

  2. Penso eu que, as pessoas deveriam riscar a palavra”dieta” de suas vidas, só conseguiram atingir o objetivo de emagrecer qnd passarem a terem “hábitos” de vida alimentar melhores, isso acontece qnd trocamos a palavra “dieta” por “hábitos”.

    • Concordo em gênero, número e grau.

      A mudança começa na forma que falamos, porque tudo tem um contexto subentendido

  3. Consegui parar de tomar refrigerante,não é tão difícil quanto parece….é só você dizer não!
    Se toda vez que tiver sede comprar uma lata de refrigerante ou correr para geladeira em casa e beber o tal do refri,acredite você nunca conseguirá.
    o truque é trocar refrigerante por água,suco natural etc
    qualquer coisa mais saudável.
    Refrigerante engorda excessivamente!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas para emagrecer: as 10 melhores. - Comece a Emagrecer - […] As bebidas adoçadas por exemplo, podem chegar a ser responsáveis por 40% do açúcar ingerido. Isso sem falar nas…
  2. Suco emagrecedor - por que isso é mentira? | Comece a Emagrecer - […] casos, foi pura enganação. Isso porque o suco de fruta contém tanto açúcar e calorias como um refrigerante açucarado…
  3. Como perder aquela maldita gordura abdominal que teima em não sumir. - […] um todo. E isso começa com a alimentação. Eliminar os alimentos processados, bebidas adoçadas e refrigerantes, dar preferência a…
  4. Você provavelmente vai engordar. O que fazer? - […] as mudanças de hábitos podem ser difíceis, mas devem ser gradativas, como evitar o consumo de refrigerantes e sucos…
  5. O pacotão de dicas de emagrecimento que fará você se perguntar como não tinha pensado nisso antes. - […] Adeus refrigerante: Deixe essa bebida de lado. Refrigerantes, além de outros malefícios, ainda fazem os músculos queimarem menos […]
  6. Sucos para emagrecer: o maior golpe do século (e que ainda está fazendo muita gente de trouxa). – Comece a Emagrecer - […] vezes até mais que refrigerantes – estes possuem até inacreditáveis NOVE colheres de açúcar, em uma […]

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *