Pão sem glúten: 4 receitas deliciosas que vão fazer você esquecer do pão comum.

Pão sem glúten: 4 receitas deliciosas que vão fazer você esquecer do pão comum.

12 de fevereiro de 2016

Que é possível ter pão sem glúten você já deve saber.

O problema é que as alternativas de pão sem glúten acabam apenas por substituir a farinha de trigo por outras que são altamente insulinêmicas.

Talvez você esteja substituindo o glúten por ter algum traço de doenças celíaca, mas muita gente faz isso no intuito de emagrecer, e graças aos estímulos insulinêmicos das alternativas comercialmente disponíveis, isso só vai atrapalhar.

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Neste artigo, você vai descobrir:

1- O problema dos substitutos comuns de pão sem glúten comercial

2- Por que isso vai te engordar

3- Qual o segredo para achar um pão sem glúten eficaz

4- Um perigo que o glúten oferece e que pouca gente sabe

5- Como ter certeza absoluta que o pão que você consome é realmente saudável

6- 4 receitas de pão sem glúten

Se você é adepto de uma filosofia low carb ou paleo de alimentação, alérgico a glúten, ou então simplesmente convenceu-se dos males que o glúten pode causar na sua alimentação e decidiu se livrar dele, talvez uma de suas maiores dificuldades seja achar um substituto adequado para um alimento básico de nossa dieta, o pão.

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Não só é possível como existem inúmeras alternativas por aí.

O segredo está principalmente na substituição da farinha, e escolha de alternativas com baixo teor de carboidratos.

Embora o pão sem glúten acabe não tendo toda a consistência e gosto do pão comum, com um pouco de criatividade, é possível chegar a um resultado bastante satisfatório.

Vale também saber que uma das características do glúten que o torna tão protagonista no processo de engorda da população, é o fato de, em algum grau, ele causar vício.

pao sem gluten dica

O glúten possui proteínas que, quando digeridas, são convertidas em proteínas que se assemelham à endorfina, que oferecem sensação de prazer.

Desta forma, cria-se um vício, onde a pessoa acaba buscando determinado alimento para sentir-se bem, perdendo totalmente o controle sobre suas vontades, e em última análise, desencadeando toda uma gama de problemas que vão desde o simples ganho de peso até suas consequências mais severas, tanto físicas como psicológicas.

Para ter certeza absoluta sobre os ingredientes que estarão no seu pão, nada melhor do que fazê-lo em casa.

 

Confira então 4 receitas de pão sem glúten.      

1- Pão de alho coberto com queijo

 pão sem glúten

Esse pão sem glúten na verdade é chato e parece com uma pizza, mas fica delicioso.

Ingredientes da massa:

– 1,25 copo de farinha de amêndoa (você pode triturar a amêndoa no liquidificador para obter a farinha).

– 1 colher de sopa de farinha de coco (serve coco ralado)

– 3 claras de ovos, batidas até ficarem fofas

-2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de abacate

– ¼ copo de água quente

– 1 colher de chá de fermento vivo

– 1 colher de chá de mel (para servir de alimento para o fermento)

– Meio copo de queijo muçarela ralado

– ¼ colher de chá de sal

-2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

– ¼ de colher de chá de alho em pó

 

Ingredientes da cobertura:

– 1 copo de muçarela ralada

– 2 colheres de sopa de manteiga derretida

– ¼ colher de chá de alho em pó

– ¼ colher de chá de sal

– ½ colher de chá de molho italiano.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

 

Modo de preparo:

1- Pré aqueça o forno a 200 graus.

2- Num pote largo, misture as farinhas de amêndoa e coco, sal, bicarbonato e alho em pó.

3- Em outro pote, misture a água quente e o mel, até dissolver, e adicione o fermento vivo. Reserve.

4- À mistura em pó, adicione azeite de oliva e a mistura do fermento, e misture bem com uma espátula. Junte os ovos e mexa.

5- Adicione a muçarela e misture bem até uma massa se formar, com o queijo bem misturado.

6- Unte uma forma quadrada e despeje a massa formando um retângulo.

7- Cozinhe a 200 graus por aproximadamente 15 minutos, ou até as bordas se tornarem douradas ou marrons. Remova do forno.

8- Combine a manteiga, alho em pó e sal. Misture bem, e pincele sobre a superfície da massa cozida. Assegure-se de espalhar sobre toda a superfície.

9- Cubra a massa com a muçarela ralada, e espalhe o molho italiano sobre.

10- Novamente cozinhe a 200 graus por 10 minutos ou até o queijo derreter.

11- Retire do forno e deixe o pão esfriar por 5-10 minutos antes de servir

 

2- Pão de amêndoa e coco

Pão sem glúten

Ingredientes:

– 1 copo e meio de farinha de amêndoa

– 2 colheres de sopa de farinha de coco

– ¼ copo de semente de linhaça moída

– ¼ colher de chá de sal

-1 e meia colher de chá de bicarbonato de sódio

– 5 ovos

– ¼ copo de óleo de coco

– 1 colher de chá de mel

– 1 colher de chá de vinagre de maçã

Modo de preparo:

1- Pré aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de pão

2- Misture num liquidificador as farinhas, a linhaça, o sal e o bicarbonato.

3- Após misturá-los bem, adicione os ovos, óleo de coco, mel e vinagre de maçã.

4- Despeje a massa na forma de pão

5- Cozinhe a 180 graus por meia hora

6- Deixe esfriar e é só tirar da forma e comer!

 

3- Pão chato de coco

pão sem gluten

Ingredientes:

– 1 ovo grande

– 1 colher de sopa de farinha de coco

– 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

– 1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 1/8 colher de chá de fermento em pó

– 2 pitadas de sal marinho

– 2 colheres de sopa de leite

Modo de preparo:

1- Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e sem grumos.

2- Deixe repousar por um minuto

3- Derreta manteiga numa frigideira e espalhe um pouco da massa como se fosse uma panqueca pequena

4- Quando começar a formar bolhas na massa e o fundo ficar marrom, vire e frite do outro lado até ficar pronto.

 

4- Pão paleo com sementes de chia

pão sem gluten

Ingredientes:

– ½ copo de farinha de coco

– 1,25 copo de farinha de amêndoa

– ¼ copo de sementes de chia

– 5 ovos

– ¼ colher de chá de sal marinho

– 4 colheres de sopa de óleo de coco

– 1 colher de sopa de vinagre de maçã

– ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

1- Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha, e os outros em outra vasilha separada.

2- Misture todos os ingredientes.

3- Despeje em uma forma de pão.

4- Cozinhe a 180 graus por 40 a 50 minutos

5- Deixe esfriar antes de servir.

 


 

Referências:

1- Non-celiac gluten sensitivity: literature review.

2- Non-Celiac Gluten sensitivity: the new frontier of gluten related disorders.

3- Demonstration of high opioid-like activity in isolated peptides from wheat gluten hydrolysates.

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Sim, eu quero.

3 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Eu vou experimentar minha amiga emagreceu muito

  2. Por favor, preciso de ajuda. Estou tentando fazer o pão sem glúten. Mas depois de pronto eu corto o pão e ele está oco por dentro. As fatias ficando com um buraco. O que pode ser ?

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

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