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Pilates emagrece? Descubra como um dos seus incríveis benefícios acontece sem que você perceba.

A princípio, devido à sua natureza, pode-se ter dúvidas se a prática de pilates emagrece mesmo.

Isso porque o tipo de exercício realizado não chega a elevar sua frequência cardíaca a um nível compatível com a queima de gordura.

Mas mesmo sem gerar aquela suadeira típica de exercícios mais intensos, pilates é uma grande ajuda para emagrecer sim. E neste artigo veremos o porquê.

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O pilates pode ajudar a criar e manter massa magra (músculos), enquanto você perde peso, auxiliando a realinhar a postura à medida que o centro de gravidade do corpo muda.

Desta forma, não só sua postura como um todo melhora, como seus movimentos serão mais graciosos e elegantes, e você se sentirá mais centrado e energizado.

Estima-se que existam mais de 10 milhões de adeptos do pilates nos Estados Unidos.

Graças ao foco em grandes grupamentos musculares, e movimentos intencionalmente lentos, o pilates foi muito popularizado como uma forma de perda de peso “perfeita”.

Uma das razões do sucesso é que muitos praticantes acabavam tomando mais consciência a respeito do próprio corpo, e naturalmente passaram a tratá-lo melhor e escolher melhores alimentos.

 

O que é Pilates?

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates, na década de 1920.

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O programa por ele idealizado envolve condicionamento físico e mental e tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço.

O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e duradoura.

O método Pilates tem como base um conceito chamado contrologia.

Contrologia, como poderia se imaginar,  é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do corpo, com o total conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento.

Para atingir os benefícios do Pilates e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica do Pilates utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

Para tanto, Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, e é o equilíbrio desses dois mundos.

Do Oriente, Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente.

Do Ocidente, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular e a força, a resistência e a intensidade de movimento.

Essa mistura resultou no método Pilates, que traz diversos benefícios para pessoas de todas as idades.

 

Então pilates emagrece?

 

Pilates emagrece e ajuda a construir músculo.
Veja abaixo 5 motivos pelos quais o pilates não é o melhor exercício para gasto de calorias, mas sim é uma ferramenta útil para emagrecer.

 

Veremos agora uma coletânea de benefícios do pilates:

1- Pilates desenvolve músculos;

Como você já deve saber, desenvolver músculos é a melhor forma de aumentar o metabolismo basal, e consequentemente, queimar mais calorias. De forma simplificada, o pilates é um treinamento de força.

É feito um trabalho com resistência, para aumentar a força, e claro, a massa muscular.

Os diferentes equipamentos usados aumentam a carga em cima da musculatura, e assim ela acaba se desenvolvendo.

Uma variedade de equipamentos pode ser adicionada à rotina básica do pilates para tonificar a musculatura como um todo, e evitar o tédio.

Anéis tonificadores, faixas elásticas e halteres acabam gerando estímulos variados e trabalhando a musculatura em graus e locais diferentes.

 

2- Pilates faz você parecer mais magro;

Uma das melhores formas de parecer (e sentir-se) mais magro é ter uma boa postura.

O pilates ajuda a criar uma boa postura através da tonificação não só do seu abdome, mas também das costas.

Todos os exercícios do pilates são feitos com ênfase em alinhamento corporal e atenção à postura.

Através do bom alinhamento da coluna vertebral, você terá mais facilidade para a circulação sanguínea, melhora a drenagem linfática e aumenta a energia da musculatura ao redor da coluna.

Sem falar que essa musculatura se desenvolve, com os benefícios mencionados no item 1.

E a postura adequada vai fazer você automaticamente parecer mais magro, o que também aumentará sua autoconfiança.

 

3- Pilates desenvolve seu tronco (core);

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

O pilates coloca todo um foco no desenvolvimento de força no tronco.

E isso acaba indo muito além de conseguir um abdomen tanquinho, mas é inegável que esse efeito do pilates ajudou a popularizá-lo.

Seu tronco não é só a musculatura abdominal, mas as costas inteiras também.

O pilates ensina a usar os músculos abdominais corretamente, como contraí-los, ao invés de deixá-los distender.

Esse mecanismo simples pode ser utilizado toda hora no seu cotidiano, e esta é a razão pela qual o pilates tonifica o abdomen rapidamente.

Um tronco com abdomen e costas fortes provê vários benefícios, como prevenção de lesões, melhora da postura, redução de dores lombares e inclusive melhora da função intestinal.

 

4- Pilates te leva a melhorar sua alimentação;

Um tronco mais tonificado, costas fortes, aumento do metabolismo, é fácil ver como o pilates pode dar mais confiança a alguém.

E os benefícios acabarão estendendo-se a outros aspectos da vida.

Sua percepção corporal mudará para melhor, e isso vai deixar você menos propenso a hábitos ruins.

Toda essa transformação vai fazer você refletir sobre o que leva a sua boca, e naturalmente buscar uma alimentação mais saudável e balanceada.

Afinal de contas, você não vai querer desperdiçar todo esse esforço e jogar fora essa nova conquista, vai?

 

5- Pilates e Aeróbicos se completam;

Combinar o treinamento de força do pilates com uma rotina consistente de exercícios aeróbicos fará você perder peso e tonificar sua musculatura duas vezes mais rápido que fazendo apenas um deles.

Também não é necessário equipamento mais complexo.

Caminhada, corrida, natação, pedalar, enfim, a lista é extensa e você pode escolher o que for mais conveniente.

E dessa forma, obter o máximo de vantagem de ambos os exercícios.

 

6- É possível fazer pilates em casa

Uma das grandes preocupações modernas com exercícios físicos é a questão de custo e praticidade, e com isso, o pilates pode ter restrições para muitas pessoas, que não tem tempo ou dinheiro para sua prática.

Claramente a melhor forma é praticar num studio de pilates, com todos os equipamentos adequados e supervisão profissional.

Mas mesmo que você não tenha como praticar o pilates dessa forma, existem milhares de videos com aulas de pilates na internet, e alguns dos equipamentos são bem acessíveis. Exercícios com bola de pilates são bons exemplos.

Embora você não vá ter todos os benefícios que a prática num studio de pilates proporcione, é uma boa forma de contornar esse problema, se sua condição financeira ou falta de tempo não permitirem

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