Home / Low Carb / Posso fazer dieta low carb por muito tempo?

Posso fazer dieta low carb por muito tempo?

Nosso papo de hoje é sobre os efeitos de longo prazo de uma dieta baixa em carboidratos.

Eu quero falar sobre isso porque muitas pessoas têm comentado, muitas pessoas têm feito perguntas, e nós queremos fazer o nosso melhor para educar você, elevar você, ter certeza de que você está tomando uma decisão informada, com qualquer dieta que você escolher fazer, desde que o magnésio esteja na equação.

Então, sem mais delongas, vamos direto à ciência.

banner método emagrecimento fácil

Eu vou detalhar sobre os estudo com duração de 3, 6, 12 e 24 meses que eu pesquisei, que avaliam as dietas low carb versus low fat (pouca gordura).

Então vamos mergulhar.

Efeitos da dieta low carb em 3 meses

emagrecer para sempre
O primeiro efeito é sempre o emagrecimento

O primeiro foi publicado em Medicina Diabética em 2006, e o que ele viu foi um grupo muito grande de pacientes com excesso de peso.

Esses pacientes em particular eram diabéticos, e colocaram metade deles em uma dieta baixa em carboidratos e colocaram metade deles em uma dieta com baixo teor de gordura.

O que eles queriam medir era, em geral, a perda de peso, mas eles queriam ver algumas outras coisas que eram referente ao diabetes.

Bem, o que eles descobriram, depois de três meses,foi que o grupo com baixo teor de carboidratos perdeu em média 4 quilos, e o grupo com baixo teor de gordura perdeu em média apenas um quilo.

Ok, isso é apenas peso, não é um grande negócio.

banner método emagrecimento fácil

Temos que olhar para alguns outros biomarcadores.

Mas há realmente mais um estudo que a Diabetic Medicine fez em 2007, que deu uma olhada em mais algumas pessoas.

Este analisou 13 pacientes obesos e 13 não-obesos e quiseram comparar baixo carboidrato versus baixo teor de gordura.

Bem, depois de três meses, o que eles acharam de novo?

Eles descobriram que esse tempo, em média, os pacientes com baixo consumo de carboidratos perderam 7 kg versus 2kg na baixa gordura.

Agora, novamente, este é um estudo de três meses, o que significa que não vamos ver os resultados de cauda longa dos níveis de triglicerídeos, os níveis de colesterol, e todas essas coisas, mas vamos começar a ver perda de peso.

E isso é muito incrível.

Mas eu sei que muitas das refutações vão voltar e dizer: “Bem, e quanto ao colesterol?”

Se eu ganhasse um real para cada pessoa, quando falo de cetose ou baixo nível de carboidratos, que diz: “Eu gostaria de ver o interior de suas artérias” ou “Eu gostaria de ver suas medições de sangue” ou “Eu gostaria de ver seus níveis de colesterol “, eu provavelmente seria capaz de, pelo menos, comprar um bom conjunto de pesos de academia, porque muitas pessoas dizem isso.

Efeitos da dieta low carb em 6 meses

Ok, o primeiro estudo de seis meses foi publicado no New England Journal of Medicine.

Examinou 132 pessoas diferentes.

Examinou obesos e não-obesos, mas principalmente pacientes com excesso de peso, e eles estavam medindo várias coisas.

Claro, eles estavam olhando para a perda de peso novamente, e eles também estavam olhando para os triglicerídeos em geral e olhando para os níveis de colesterol, que é onde isso começa a ficar muito interessante.

Bem, claro, quando se tratou da perda de peso, novamente, vimos que o grupo com baixo teor de carboidratos perdeu 6 kg contra o outro grupo, perdendo apenas cerca de 4.

Triglicerídeos, insulina, glicemia, colesterol e inflamação

Então, quando se trata de triglicerídeos, este é o lugar onde os resultados ficaram interessantes.

O grupo com baixo nível de carboidratos teve uma redução de 38 miligramas por decilitro de triglicérides em relação ao grupo com baixo teor de gordura, apenas sete.

Ok agora, vamos falar sobre insulina.

 Redução de 27% nos níveis de insulina no grupo low carb versus o grupo low fat.

Agora você pode estar dizendo “Claro que vai ser níveis mais baixos de insulina.

“Eles não estão tendo carboidratos”, então é claro que a insulina deles será menor. ”

Mas vamos pensar em algo por um segundo.

Qual é o principal contribuinte para doenças cardiovasculares e aterosclerose?

Bem, não são gorduras saturadas, é uma inflamação que é errônea e intencionalmente atribuída às pobres gorduras saturadas.  

É uma inflamação que é crítica.

O que também melhorou foi a glicemia de jejum, com queda de 26 pontos.

Mais uma vez, você provavelmente está dizendo “Bem, claro glicose em jejum vai ser para baixo “porque isso é simplesmente uma dieta baixa em carboidratos” versus uma dieta com pouca gordura. ”

Mas, esses números permaneceram, mesmo depois de consumir carboidratos mais tarde.

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Isso significa que os níveis de glicose em jejum naturalmente evoluíram e mudaram, mesmo que não fossem diabéticos.

Tudo bem, agora vamos entrar em outro estudo do espectro de seis meses.

Um estudo foi publicado no Journal of Endocrinology and Metabolism.

Este olhou para as mulheres. Por que escolhi este estudo?

Elas também se beneficiam

Porque há alguns comentários em particular, o que disse “Bem, só os homens realmente têm sucesso com dietas baixas em carboidratos” porque eles estavam tentando acoplá-lo com diferentes hormônios, combiná-lo com testosterona e coisas assim.

Não é o caso, de fato, este estudo analisou 53 mulheres com sobrepeso e, mais uma vez, elas mediram a perda de peso.

Bem, não só as mulheres viram uma perda de peso média de 9 kg, contra uma perda de peso de 4,5kg com baixo teor de gordura, como houve enormes e enormes reduções nos níveis de triglicérides, melhorias massivas nos níveis de HDL e reduções maciças nos seus níveis de LDL.

Então, nós realmente acabamos tendo alguns resultados bastante significantes lá.

Sem falar que há um efeito colateral adicional de pressão arterial baixa também.

Realmente não é uma coisa ruim no grande esquema das coisas, certo?

Mas isso é apenas seis meses. Quem realmente se importa com seis meses?

Efeitos da dieta low carb em 12 meses

Vamos falar de 12 meses.

Vamos falar sobre o que pode acontecer depois de um ano cheio fazendo essas coisas.

Houve um estudo publicado no Journal of American Medical Association, que é um dos principais jornais do mundo, uma revista que muitos médicos mencionam e, honestamente, uma revista que muitos outros periódicos procuram quando se trata de fatos.

Este estudo foi grande. Este estudo analisou 311 participantes, todos acima do peso, novamente comparando os baixos níveis de carboidratos, mas desta vez comparando baixo teor de carboidratos com baixo teor de gordura de três formas diferentes.

Por que eles fizeram isso?

Porque seria fácil dizer que a dieta com baixo teor de gordura pode ter sido influenciada pelos tipos de carboidratos que eles estavam consumindo. E isso é verdade.

Então, ao fazer isso, eles disseram: “Ok, vamos ter carboidratos de baixo índice glicêmico, de médio índice glicêmico e de alto índice glicêmico no espectro de baixo teor de gordura, e estamos indo em geral com pouco carboidrato para essa idéia.

Bem, eles ainda descobriram depois que o baixo carboidrato prevaleceu, não apenas para perda de peso novamente, mas desta vez reduções maciças na pressão sanguínea, melhorias enormes novamente em triglicérides depois de um ano, continuando, e então um enorme aumento de HDL e novamente, uma redução no LDL.

Por que eu digo isso? Simplesmente porque é exatamente aí que todo mundo tenta combater uma dieta baixa em carboidratos.

Dizendo que os níveis de colesterol vão na estratosfera.

Metade do que você pensa sobre colesterol pode estar errado

Se você já me conhece, sabe que não dou tanta atenção aos níveis de colesterol. Porque a maioria do aumento do colesterol na low carb se dá por frações inofensivas. O grande vilão é o colesterol oxidado.

O colesterol, quando fica oxidado, e se transforma em um problema com a peroxidação lipídica, e causa, o que você sabe, inflamação.

Efeitos da dieta low carb em 2 anos

Então, com isso dito, vamos direto para o estudo de dois anos, que deu uma olhada nos Annals of Internal Medicine, que compilaram muitos estudos diferentes, e eles descobriram, após dois anos, resultados quase idênticos ao que aconteceu depois um ano.

Então os resultados continuaram os mesmos e continuaram.

Agora, há muitos estudos de cauda longa em andamento.

Ok, esses estudos de cauda longa estão olhando, todas as pessoas que começaram a fazer a dieta de Atkins, todas essas pessoas que estavam fazendo a dieta Atkins nos anos 70 e 80, e eles estão começando a se tornar as pessoas agora que normalmente começariam a desenvolver problemas cardíacos e outros problemas.

Bem, adivinhe?

Estamos descobrindo que há uma diminuição nessas instâncias, especialmente quando elas são consultadas em que tipo de estilo de vida eles estavam vivendo mais cedo em sua vida.

Você vê, agora estamos chegando a um ponto em que as pessoas que estão envelhecendo e normalmente precisam de mais suporte médico, estão caminhando para o lado oposto, contrabalançando o efeito nefasto da recomendação de retirada de gordura da dieta, lá nas décadas de 60 e 70.  

Então, é interessante ver que as coisas estão realmente melhorando.

Não é tanto uma epidemia quanto pensamos quando se trata do mundo de baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos.

Mas sim, existem alguns efeitos “danosos”

Agora tenho que ser honesto com você.

Deixe-me falar sobre algumas das implicações negativas da dieta low carb realmente rápido, para que você tenha a verdade, ok?

O primeiro é simplesmente vai ser minerais.

Você não tem os mesmos minerais. Isso é um fato.

Simplesmente porque você não está retendo tanta água. Então, o que acaba acontecendo?

As pessoas podem ter problemas cardiovasculares porque não estão modulando seus níveis de potássio e magnésio.

Eles também não estão assistindo seus níveis de sódio.

Eles estão ficando desidratados, e eles não estão recebendo os minerais certos.

Portanto, problemas cardiovasculares e problemas de taquicardia e problemas neurológicos podem ocorrer se as gorduras estiverem alinhadas e você não estiver certificando-se de obter os minerais certos. Então eu quero ter certeza de que você está claro sobre isso.

Ok, o próximo vai ser problemas de humor, depressão, coisas assim.

É comum, é muito comum e por quê?

Simplesmente tem a ver com o triptofano.

O triptofano é um aminoácido. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, mas o triptofano é ativado e introduzido no cérebro pela insulina e, infelizmente, numa dieta baixa em carboidratos, quando você não está tendo carboidratos, você tem muito pouco ou nenhum Insulina permitindo que o triptofano entre no seu cérebro.

Se esse triptofano não entrar no seu cérebro, ele não poderá ativar a serotonina, que é o neurotransmissor que ajuda você a se sentir bem.

Também ajuda você a dormir, porque se converte em melatonina mais tarde na linha.

Como você combate isto? Carboidratos de vez em quando.

Ou certifique-se de que você está pelo menos tomando triptofano, ou certifique-se de que você está dormindo o suficiente, para que seu corpo possa se recuperar e ser um pouco mais receptivo às menores quantidades de insulina que você consome.

Então, finalmente, temos que lidar com a desidratação, que se liga diretamente aos minerais, e isso pode ser um grande problema.

Você não está recebendo a água, seu fígado não pode funcionar direito.

Seu fígado não pode metabolizar gorduras. Seu fígado realmente tem dificuldade.

Isso coloca muita pressão nos seus rins.

Existem algumas coisas que vão junto com uma dieta baixa em carboidratos, mas também, você tem que levar em conta o mau hálito.

Se você estiver indo para a cetose, sim, terá hálito cetônico, mas dura apenas uma pequena quantidade de tempo. Isso desaparece com o tempo.

Ele desaparece quando seu corpo se adapta a utilizar gorduras como fonte de combustível.

Concluindo

Portanto, não tenha medo de low carb, só por causa disso.

A última coisa que eu queria que você fizesse era ter medo de dietas com pouco carboidrato, quando a ver com a ciência.

Eu detalhei isso para você.

Eu eliminei todos os mitos que existem sobre isso, e acho que isso é o suficiente para você decidir se é ou não para você.

Eu não estou dizendo a você uma maneira certa ou errada, mas estou lhe dando os fatos.

Um comentário

  1. Olá Maurício,muito obrigada pelas informações, seu texto é muito bom!
    Eu sempre fiz a low carb antes de engravidar e me dei muito bem com essa dieta. Eu não precisava perder peso especificamente, mas sempre senti desconforto quando comia muito carboidrato, principalmente farinhas. Minha qualidade de vida mudou bastante depois que comecei a seguir a low carb, mas parei devido a amamentação. Minha filha hj tem 14 meses e pretendo continuar a amamentação até os dois anos, mas gostaria muito de voltar a dieta. Você acha que é possível seguir a LC amamentando? Eu parei por que ouvi horrores sobre a dieta para mães em amamentação e minha médica me botou muito medo! Mas alguns dias atrás encontrei uma outra mãe que fazia a low carb desde o nascimento do bebê e estava super bem. Qual a sua ideia sobre isso? Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *