Home / Comportamento / Série: Desculpas esfarrapadas para não emagrecer. A desculpa da falta de força de vontade não vai colar mais.

Série: Desculpas esfarrapadas para não emagrecer. A desculpa da falta de força de vontade não vai colar mais.

Dando prosseguimento à saga das desculpas esfarrapadas, vamos hoje ao quarto episódio. Suas desculpas para não emagrecer estão acabando? Ótimo. Nosso objetivo é detonar todas elas.

Confira os episódios anteriores aqui, aqui e aqui.

“Eu amo boa comida e não posso parar de comer”

desculpa esfarrapada: não comer boa comida
Em qualquer programa alimentar saudável e nutritivo, existem certos alimentos que você vai ter que abandonar.

Para começar, se essa comida fosse realmente boa, não teria feito você engordar, não acha? Boa comida significa comida que nutre bem o seu corpo, de forma a promover saúde, e não apenas aquela que nutre apenas o seu paladar, enquanto destrói você por dentro.

banner método emagrecimento fácil

Em qualquer programa alimentar saudável e nutritivo, existem certos alimentos que você vai ter que abandonar, ou torná-los a exceção da exceção da exceção. Caem na categoria “lixo alimentar” e incluem açúcar, alimentos industrializados como batatas fritas, refrigerantes, e farinha, pão e arroz brancos. Se os alimentos que você tanto ama acabam causando problemas com o seu peso, sentimos muito, mas é mais do que hora de repensar essa desculpa. Ou conformar-se com seu peso.

Mas se você acha que riscá-los da sua dieta é radical demais e assim você não vai conseguir, sempre tem um jeitinho. Com planejamento e moderação, você ainda pode comer estes alimentos não tão nutritivos e mesmo assim perder peso. Um bom controle de porções e a redução de bebidas adoçadas já serão de grande ajuda. E gradualmente você vai perceber que o seu desejo por esses alimentos vai reduzir-se. Vale lembrar que o consumo constante desses alimentos cria um certo vício no seu cérebro, e no momento que você fica sem eles, a tentação bate forte. No entanto, pouca gente sabe que basta ficar alguns dias abstinente para recuperar quase toda a sua força de vontade. É difícil no começo, mas totalmente possível, se você realmente quer ter o corpo que deseja.

E isso sem falar no famoso dia da trapaça, onde você tem um dia na semana para comer o que quiser, com a vantagem de manter o seu metabolismo acelerado, e continuar perdendo peso mesmo quando a tendência é que esta perda caia. Em breve faremos um artigo sobre o dia da trapaça e como ele pode lhe ajudar, tanto para diminuir o sofrimento de se abster dos alimentos que você tanto gosta, como em impedir a queda do metabolismo, que ocorre normalmente em um processo de perda de peso. Melhor ainda, com o tempo, você perceberá que simplesmente não precisa trapacear mais!

É verdade que muitos alimentos saudáveis não estimulam tanto nossas papilas gustativas como as porcarias, e aliás, nem têm como, porque essas porcarias são quimicamente alteradas justamente para “sequestrar” suas papilas gustativas e fazer você voltar para consumir mais. Ou seja, você foi manipulado para fazer a vontade da grande indústria. Mas sim, existem inúmeros alimentos saudáveis e deliciosos, com certeza você já gosta de alguns, e descobrirá outros que você passará a adorar. É mais do que possível mudar suas preferências alimentares e passar a comer alimentos saudáveis com prazer. Não se surpreenda se, depois de algum tempo, você se pegar com nojo daqueles alimentos gordurosos e doces que você tanto gostava.

Portanto, pare de dizer a si mesmo que “não pode parar de comer porcarias”, porque o simples ato de dizer isso, além de ser uma baita mentira, vai manter você exatamente onde está. Diga a si mesmo que pode, ou melhor, que vai conseguir, e o primeiro passo está dado. Em breve sua mente irá acreditar nisso e agir de acordo.

“Não tenho força de vontade”

desculpa esfarrapada: falta de força de vontade
A falta de força de vontade não é resposta para uma mudança bem sucedida de estilo de vida.

A falta de força de vontade não é resposta para uma mudança bem sucedida de estilo de vida. A chave é adotar um conjunto de atitudes e mentalidades que vão te levar aos resultados que deseja. Sua imaginação e seus objetivos vão prover a disciplina para vencer os momentos difíceis que inevitavelmente virão.

Mas uma grande parte dos problemas aos quais rotulamos “falta de força de vontade” vem do fato que tentamos sempre ser perfeitos no que fazemos. Anos de pesquisas em mudanças comportamentais trouxeram evidências fortes, que aqueles que fazem dieta e desejam a perfeição, são mais propensos a responder mal aos inevitáveis tropeços, ou seja, acabam desistindo.

banner método emagrecimento fácil

Demonstrando esse fato, um estudo feito com fumantes que tentavam parar demonstrou que os indivíduos que conseguiam evitar que uma simples tragada se transformasse numa tragédia completa, ou seja, que não estavam se cobrando a perfeição, tinham uma chance 3 vezes maior de manter seus hábitos saudáveis num prazo de 2 anos.

Uma dinâmica semelhante é aplicável a quem está fazendo dieta. Se por acaso você comer aquele chocolate que não devia, não se rotule um perdedor. Pelo contrário, saboreie cada mordida e prometa a si mesmo que você não fará o mesmo amanhã.E saiba também que parte da culpa não é sua, pois como disse anteriormente, determinados alimentos causam vício, e sob o domínio do vício, acabamos tendo nossa força de vontade minada. Só que isso também não é uma declaração de inocência para você. Não use isso para se fazer de vítima, mas sim, para reverter o quadro e tomar o controle da sua vontade, peso e vida!

Estes tropeços são parte inevitável da jornada do emagrecimento. Se você não se cobrar a perfeição, aprender com os erros, e principalmente, não desistir, vai atingir seu objetivo.

Por fim, culpar a força de vontade pode ser conveniente, mas se você for depender do seu humor ou sentimentos para promover uma mudança eficaz em sua vida, vai ter os mesmos resultados de sempre. Até porque o seu humor vai flutuar. Uma coisa importante é ter um sistema de motivação e de busca de objetivos o qual você cultive constantemente. Conhece aquela história de pessoas que começam uma dieta empolgadíssimas, e no terceiro dia nem lembram por que começaram? Motivação é igual a uma flor, se você não cuidar, ela murcha. Então lembretes diários sobre seu sonho de emagrecer, escrever uma lista com tudo de ruim que estar acima do peso te causa e ler de manhã, criar um quadro com fotos que te motivem e colar na sua parede, pendurar aquela calça que não cabe mais em você e que você tanto quer recuperar, na frente do armário, são pequenas coisas que lembrarão você do seu grande sonho, e com essa inspiração, vai ser mais díficil ceder às tentações.

Não importa se você acha que não tem força de vontade, importa é a escolha que você vai fazer em comer ou não. Como já dissemos, essas escolhas é que vão te levar ao resultado desejado. Portanto, procure pensar mais em escolhas positivas do que em força de vontade.

3 comentários

  1. Bom dia!
    Tenho uma dúvida: Tive que retirar a tireóide por causa de um tumor, faço reposição hormonal, mas não surtem o mesmo efeito q os hormônios gerados por essa glândula.
    Em 2012,, tive câncer de mama e desde então tomo Tamoxifeno.
    Isso dificulta o emagrecimento, certo?
    Grata
    Alice

    • Olá, Alice

      Primeiramente, pode ser que a dose da reposição hormonal tireoidiana esteja insuficiente para você. Neste caso, peça para seu endocrinologista checar a necessidade de aumento na dose. Outra possibilidade é a que te fez usar o tamoxifeno. Explico…

      Na verdade o efeito colateral de ganho de peso após quimioterapia (que eu presumo que tenha sido o seu caso) é descrito como pequeno. O principal vilão do ganho de peso é a menopausa precoce (não sei se é o seu caso) que a quimio provoca, e o tamoxifeno leva a culpa.

      De certa forma, essa conjunção de fatores – você tecnicamente tem hipotireoidismo e possivelmente fez uma menopausa precoce – dificulta sim o emagrecimento. Porém, ambas são tratáveis. É aquela história: Dificulta, porém LONGE de tornar impossível. Com uma alimentação balanceada e exercícios, você vai emagrecer, não tão rápido como antes, mas vai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *