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Tapioca engorda ou emagrece? a resposta não é o que você está pensando.

A tapioca é um alimento tipicamente brasileiro, considerado fácil de fazer, com os mais variados sabores e que cada vez mais tem caído no gosto de todos. Mas tapioca engorda ou emagrece?

Quando você inicia uma dieta a maior dificuldade envolve a questão sobre quais alimentos cortar e quais continuar a comer.

Além é claro, da busca por uma maior variedade de alimentos sem infringir as restrições impostas.

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Surge então o questionamento: Afinal, a tapioca deve ser cortada da dieta, ou pode ser consumida sem medo?

A resposta é: depende…

Exatamente o que você acaba de ler!

Irá depender da quantidade consumida e do recheio.

Por exemplo, se você fizer uma tapioca com recheio de chocolate, seu índice calórico será muito maior que uma tapioca com recheio de banana ou outra fruta.

E para você que pretende emagrecer, a tapioca de banana seria algo muito mais saudável.

E também depende de outros fatores, que veremos mais adiante.

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O que tem na tapioca.

Um fator que fala contra a tapioca, é que ela contém baixa quantidade de nutrientes.

No entanto é rica dos chamados carboidratos simples, aqueles que o corpo consegue absorver de maneira mais rápida.

Isso na verdade pode jogar contra um processo de emagrecimento.

O consumo excessivo de carboidratos simples é capaz de disparar a insulina de uma forma que ela passa a não só promover a absorção de gorduras, bem como sabotar todos os seus mecanismos de saciedade.

Outro ponto é que, indiretamente, essa desvantagem nutricional da tapioca representa um impacto na manutenção de um corpo magro.

Isso porque um dos fatores chave para a regulação do que comemos, tanto em quantidade quanto em qualidade, é a questão da saciedade.

Quanto mais rico em nutrientes é um alimento, melhor ele supre você, e com isso o seu corpo “sente menos falta” de outros nutrientes.

Sem você perceber, ao se entupir de alimentos ricos em calorias, mas pobres em nutrientes reais, como as porcarias da vida, você não mata sua fome como deveria.

E aí pode apostar que seu organismo vai trabalhar de forma silenciosa nos bastidores, para fazer você compensar isso.

Pensou naquela fome que nunca passa? Pois é, é uma das estratégias do nosso corpo para nos sabotar

E voltando à tapioca, sua “pobreza” em nutrientes é um dos fatores chave que pode fazer você sentir fome entre uma refeição e outra, guardar mais gordura devido à secreção excessiva de insulina, e isso pode sabotar seu esforço.

Mas nem tudo na tapioca é ruim. Ela também possui algumas vitaminas como a K e as do complexo B.

Uma grande vantagem da tapioca é ela ser livre de glúten e gorduras, e fonte de Ferro, Fósforo e Cálcio.

Vale comentar que esses dados referem-se apenas a massa, que inclusive é mais saudável que uma fatia de pão branco.

Em resumo, consumir tapioca é uma opção menos pior que pão. Ao menos você evita os efeitos do glúten e outras porcarias contidas nos pães.

Portanto, dependendo do recheio escolhido a quantidade de carboidratos pode se tornar maior.

Por isso, para tornar esse alimento funcional e benéfico à sua dieta, primeiro é preciso atentar para o recheio.

A tapioca é indicada para emagrecer ou engorda?

tapioca
Afinal… A tapioca emagrece ou engorda? Essa dúvida é resolvida a seguir…

Se você pratica exercícios físicos constantemente precisará repor os carboidratos em sua dieta, então não há problema algum em incluir a Tapioca entre seus alimentos do dia a dia.

Ela pode até ser uma boa substituta do pão branco no lanche da tarde.

No entanto, se está tentando emagrecer apenas com a reeducação alimentar, o melhor é deixar a Tapioca apenas para o fim de semana, por exemplo, quando se desejar comer algo diferente ou até mesmo para aquele “dia de folga” da dieta.

E numa dieta low carb, ela infelizmente não tem lugar, por motivos mais do que óbvios.

Ao invés de abusar de outros alimentos calóricos, naqueles momentos que o desejo por doces aumenta você pode optar pela tapioca doce.

Por fim, vale citar o que chamo de “Lei do emagrecimento”, que se traduz no seguinte: o nível de atividade física necessário para emagrecer é diretamente proporcional ao seu nível de carboidratos na dieta.

Coma uma quantidade excessiva de carboidrato, e você pode fazer 10 horas de exercícios por dia, que no máximo vai ser um atleta fofinho.

Coma uma quantidade grande de carboidrato, e você vai precisar de muito exercício para se manter magro ou emagrecer.

Coma uma quantidade moderada de carboidrato, e com um bom nível de atividade física, você emagrece e se mantém magro.

Coma pouco carboidrato, e com um bom nível de atividade física, você emagrece bem.

Não coma carboidrato algum, e você emagrece sentado no sofá. E se fizer atividade física, emagrecerá a jato!

Como preparar uma tapioca.

De consumo comum na região nordeste do país, a Tapioca é de origem indígena.

Diferente do que muitos pensam, o preparo da Tapioca não é difícil e envolve apenas a goma de mandioca.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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Antes de prepará-la é importante peneirar a goma de mandioca, de forma que não fiquem caroços na farinha. Em seu preparo não é necessário utilizar óleo ou gordura.

Espalhe duas colheres de sopa da farinha de goma de mandioca em uma frigideira pré-aquecida, espere que a massa se aqueça e depois basta acrescentar o recheio.

O preparo leva em torno de três a quatro minutos.

Você pode tornar a massa mais saudável e funcional acrescentando alimentos ricos em fibras como a linhaça ou a chia.

Receitas com tapioca para emagrecer.

 

TAPIOCA SALGADA DE QUEIJO COTTAGE

Prepare a massa conforme descrito no tópico anterior.

Quando a massa estiver aquecida coloque uma colher de sopa de queijo cottage, meio tomate picado e um fio de azeite.

Mantenha no fogo por mais um minuto.

 

TAPIOCA DOCE DE BANANA COM CANELA

Essa receita é indicada para quando você estiver com desejo de comer algo doce.

O preparo da massa segue igual ao tópico preparo da tapioca.

Para o recheio você vai precisar de uma banana madura e canela em pó a seu gosto.

Nessa receita existem duas opções de preparo do recheio: você pode assar a banana por um minuto no micro-ondas e então amassá-la para depois polvilhar a canela em cima.

Ou pode fatiar a banana e acrescentar a canela a seu gosto.

Como você pode perceber, é possível comer tapioca e ainda assim conseguir emagrecer.

Experimente acrescentar esse alimento a sua dieta e comente aqui seus resultados, se a tapioca engorda ou emagrece, para você.

5 comentários

  1. Ótimo artigo, pois retrata bem a dificuldade que muitas pessoas possuem em saber se um alimento x emagrece ou não, porém devemos sempre saber o que se esta comendo com ele né, não adianta de nada uma tapioca com doces ou alimentos gordurosos. Parabéns

  2. Gostaria de receber as receitas

  3. Boa noite vi seus comentários e fiquei em dúvida, uma nutricionista disse que é bom tomar suco de couve pela manhã em jejum todos os dias eu comecei e emagreci, meu objetivo é massa muscular não faço academia quero adquirir peso, 1.76 de altura 61 quilos, a tapioca todos os dias devo comer não vou emagrecer ainda mais. Abraço dr Maurício.

  4. Devanir Aparecido Bissoli

    O que devo fazer para adquirir massa muscular, tenho objetivo de chegar aos 66 quilos, tenho 60 anos 176 altura, devo fazer academia ou outros nutrientes como tapioca. Eu tinha 66 quilos perdi 5 o que fazer da . Maurício.

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