Treino para hipertrofia: 13 mentiras que ainda enganam muita gente.

Treino para hipertrofia: 13 mentiras que ainda enganam muita gente.

22 de outubro de 2015

Sempre enfatizamos aqui a construção muscular como uma das melhores estratégias para emagrecer.

Um “problema” comum a muitos fisiculturistas, é que eles precisam chegar a ponto de precisar comer muito mais do que uma pessoa comum, e isso só para manter sua massa muscular.

Guardadas as devidas proporções, qualquer indivíduo pode se beneficiar desse princípio.

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Desta forma, um bom treino para hipertrofia é altamente desejável.

Sendo assim, neste artigo, comentaremos sobre as 13 maiores lendas sobre treino de hipertrofia.

E se você é mulher, não se preocupe em ficar com aspecto muito masculinizado, pois você simplesmente não tem carga hormonal para que isso aconteça .

Sua hipertrofia virá muito mais na forma de densidade e força, do que tamanho.

E claro, você ainda emagrece no processo.

Aliás, essa é uma lenda bônus, digamos assim, porque a musculação feminina, guardadas as limitações, em nada deve diferir da masculina.

Um bom treinamento de força é aplicável a ambos os sexos, sem restrições.

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Nota: Aspectos sobre exercícios aeróbicos e nutrição também foram incluídos, afinal, também fazem parte da construção de músculos e mudança da composição corporal.

 

Conheça as 13 maiores lendas sobre treino para hipertrofia

treino para hipertrofia

Veja abaixo as 13 lendas mais comuns (e as verdades) quando se trata de treino para hipertrofia.

1. Se quiser ficar sarado, coma apenas peito de frango, claras de ovos, arroz…

… ou apenas os alimentos clássicos de dietas de fisiculturistas. Essa é uma clássica daquelas dicas de musculação comuns.

Mas seu corpo precisa de micronutrientes e vitaminas, contidos em outros alimentos que ficariam fora dessa “dieta restritiva”. Por favor, não faça isso.

Bom senso sempre, é claro que esses alimentos citados são importantes para o ganho de massa, mas eles não devem ser exclusivos.

 

2. Gorduras engordam.

Gorduras são essenciais para inúmeros processos corporais.

À exceção das gorduras trans, todas as outras são boas, claro, nas devidas e adequadas proporções.

 

3. Preciso pegar pesado para crescer.

Pegar pesado realmente ajuda, mas o que vai fazer você realmente crescer é uma boa execução do exercício, e maximizar a tensão durante o mesmo.

Não adianta fazer supino reto pesadíssimo se você não consegue descer até a barra quase encostar no peito.

Pude sentir essa na própria pele, em relação a um dos exercícios mais duros da musculação, o agachamento.

Certa vez, eu percebi que estava evoluindo “rapidamente” na carga dos pesos nos meus agachamentos. Então fui dar uma lida sobre a boa execução.

E descobri que eu estava aguentando muito peso justamente por não executar a amplitude completa do movimento.

E para fazê-lo, precisei baixar o peso.

Mesmo com peso menor, a execução era muito mais “sofrida” – quem faz agachamento sabe do que falo – e mesmo com a evolução de aumento de peso mais lento, o ganho de hipertrofia e força foi bem mais significativo.

 

4. Uma caloria = Uma caloria

Não, as calorias não são iguais.

Duas refeições com a mesma quantidade de calorias, sendo uma rica em carboidratos refinados e gorduras trans, e a outra com proteínas, gorduras insaturadas e carboidratos complexos vão trazer resultados completamente diferentes.

 

Se duvida, tente comer 700 kcal de batata frita e 700 kcal de brócolis, e depois volte para contar a sua experiência.

Atenção à qualidade sempre!

 

5. Aeróbico em jejum queima mais gordura

Já comentamos sobre esse assunto aqui, e é fato provado que além de piorar o desempenho durante o exercício, consumir calorias antes do mesmo tem um efeito termogênico maior.

O jejum é algo aplicável e até vantajoso em contexto de uma dieta low carb, num organismo já adaptado ao estado de cetose, mas isso costuma ser a exceção da exceção.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

 

6. Se você parar de se exercitar, os músculos viram gordura

Músculo e gordura são tecidos diferentes, e um não se transforma no outro.

O que pode acontecer é você engordar, e seus músculos atrofiarem.

 

7. Tomar glutamina e whey protein juntos é ruim, porque eles competem.

Essa é uma dúvida comum sobre suplementos para musculação.

Sem fundamento, porque na verdade, eles se ajudam, aumentando a síntese proteica.

 

8. Tenho medo do “overtraining”

Overtraining é um conceito um tanto superestimado, especialmente para nós reles mortais.

Com fisiculturistas profissionais já não acontece com tanta frequência, imagine para nós, que passamos 1 horinha na academia no máximo 5 vezes por semana, e pegando bem menos pesado que eles?

O grande Arnold Schwarzenegger dizia que o problema é muito mais repouso insuficiente do que treino demais, e isso para profissionais que passam mais de 2 horas na academia, que dirá para amadores.

 

9. Aeróbico de baixa intensidade é melhor para queimar gordura.

Meia verdade. Isso se considerarmos apenas o período durante o exercício.

Mas se formos olhar a elevação do metabolismo que ocorre nas horas seguintes ao treino, outras modalidades são capazes de fazer isso, enquanto o aeróbico de baixa intensidade não é.

E no final, os treinos mais intensos, como o intervalado de alta intensidade acabam queimando mais gordura no longo prazo.

 

10. Gordura saturada é ruim

Na verdade, nunca houve uma correlação provada entre a gordura saturada e todos os problemas que a mídia te fez acreditar que ela causava.

O fato é que realmente ela começa a causar problemas quando combinada com açúcares.

A gordura saturada sozinha na verdade apresenta diversos benefícios para o corpo, incluindo a produção hormonal.

Aliás, é estranhíssimo culpar a gordura saturada, que esteve presente na alimentação humana por milênios, por problemas que começaram a aparecer há algumas décadas, não acha?

 

11. Vou fazer dieta e perder gordura antes de começar treino de hipertrofia

Parece mentira, mas muita gente ainda pensa assim.

Basta dizer uma coisa: o treino de hipertrofia é uma das melhores formas de perder gordura e mudar a composição corporal, ponto.

Já deveria ser senso comum o uso da musculação para emagrecer.

Se ainda não crê, a razão pela qual homens têm metabolismo maior que mulheres, é exatamente a maior quantidade de músculos. Eles são como fornalhas, e mais músculo significa maior metabolismo, e mais facilidade para emagrecer.

Lembre-se disso ao sentar naqueles aparelhos de academia.

 

12. A creatina causa cãibras e lesões musculares

Outra dúvida comum sobre suplementos para musculação.

Nada foi provado à respeito disso, mas a mídia adora contar histórias sensacionalizando tudo.

 

13. Eu não consigo desenvolver meu bíceps/tríceps/qualquer outro músculo ou grupamento

Olha, você pode desenvolver o seu “grupamento fraco” sim.

Talvez ele apenas precise de um trabalho mais intenso e focado que os outros músculos.

Isso varia bastante de pessoa para pessoa.

Arnold Schwarzennegger, por exemplo, no começo da carreira tirava fotos com as pernas dentro d’água, porque suas panturrilhas não tinham o mesmo desenvolvimento do resto do corpo.

O que ele compensou com um programa bastante intenso e focado nesse grupamento.

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