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Whey protein engorda? Depende de um outro fator ao qual muita gente não presta muita atenção.

Um dos suplementos pra ganhar massa muscular mais conhecidos, especialmente o pessoal da maromba, é o whey protein.

Rapidamente ele se tornou um dos suplementos alimentares mais populares.

E existem muitas dúvidas sobre como tomar whey protein, sendo que uma delas é peculiar: whey protein engorda?

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Resolvemos então esclarecer a situação, e aqui você vai saber se o whey protein engorda ou emagrece, ou então se isso não tem nada a ver.

Primeiramente, precisamos saber o que é o suplemento whey protein.

Ele é encontrado no soro do leite.

Quando se produz queijo a partir do leite de vaca, um dos subprodutos é justamente o soro.

E essa proteína tem altíssimo valor biológico, ou seja, qualidade.

Tem como característica uma absorção rápida pelo organismo, ao ser ingerida, e por esse motivo, é muito utilizada pré e pós treino por praticantes de musculação.

Outras proteínas de qualidade são encontradas em alimentos com peito de frango e peixes, porém não são absorvidas tão rapidamente.

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Além disso, há a questão da praticidade. O whey protein é comercialmente encontrado na forma de pó, e seu preparo é praticamente instantâneo, bastando misturar em água ou leite e tomar. Muito mais fácil que preparar uma refeição.

Existem 3 tipos mais comuns de Whey Protein disponíveis no mercado: concentrado, isolado e hidrolisado.

  • Whey Protein Concentrado: Em sua fabricação não é feita a retirada das gorduras e carboidratos presentes no soro do leite.
  • Whey Protein Isolado: A proteína do soro do leite é isolada no processo de fabricação, sendo retirados os carboidratos e as gorduras.
  • Whey Protein Hidrolisado: Quando é produzido, é feita uma quebra de proteínas, que assim são absorvidas mais facil e rapidamente pelo organismo.

Um questionamento muito comum é para saber qual o melhor whey protein, e isso vai depender de cada caso e experiência com as inúmeras marcas disponíveis no mercado.

Algumas boas marcas internacionais – tendo em vista que hoje em dia é fácil importar – são Optimum Nutrition, AST Sports Science, Nutrilatina AGE, VPX Sports Zero e MuscleMed.

 

Mas então, whey protein engorda?

Teoricamente isso é muito difícil de acontecer.

As porções de whey protein normalmente ingeridas têm quantidade baixa de calorias.

Mas é sempre aquela história, a diferença entre remédio e veneno é a dose, ou seja, whey protein pode engordar sim, se você exagerar.

Mas acreditamos que não vai fazê-lo, tomando nas doses comumente recomendadas.

E no final das contas, engordar ou não tomando whey protein vai depender da sua dieta.

Se você gasta mais calorias do que ingere, você vai emagrecer.

E se ingere mais do que gasta, vai ganhar peso, sendo que neste caso, pode estar ganhando mais músculos, dependendo da qualidade das suas fontes de calorias e do seu treinamento.

Mas é possível que esse aumento seja predominantemente de gordura.

De qualquer forma, deve-se avaliar o balanço de calorias como um todo, não colocando a culpa toda no coitado do whey.

Outro cenário possível, mas já em estágios mais avançados de treinamento, é estar num balanço positivo de energia, mas ao mesmo tempo ganhar músculos e gordura.

Normalmente isso é provocado de forma deliberada entre fisiculturistas, o chamado bulking, e o whey protein contribuirá para isso.

O objetivo principal é tentar ganhar o máximo de músculo possível, através da ingesta de bons nutrientes e treinamento pesado, e minimizar o ganho inevitável de gordura.

Posteriormente, procede-se o cutting, onde o fisiculturista entra num balanço negativo de energia, mas visa perder o máximo de gordura e preservar o máximo possível de músculo.

Normalmente a combinação intercalada de períodos de bulking e cutting é efetiva para promover ganhos de massa.

E para emagrecer?

Primeiramente, uma enorme vantagem do whey protein para quem está emagrecendo, é o auxílio para manter ou diminuir a perda de massa muscular que pode ocorrer nesse processo.

O mecanismo é simples: criando um déficit calórico, você tenderá a queimar suas resevas de energia para sobreviver.

Essas reservas são suas gorduras e músculos.

Mas estimulando essa musculatura, você poderá preservá-la o máximo possível. Treinamento de força e o consumo de proteínas ajuda nesse intento, e é aqui que o whey protein entra.

Outra vantagem é a questão da saciedade.

Proteínas são mais lentamente digeridas e esse fato acaba tendo uma consequência benéfica, pois seu cérebro demorará mais para enviar o sinal de fome para o organismo, grosso modo.

Desta forma, o whey protein também ajuda você a sentir menos fome ao longo do dia, e com isso, você acabará comendo menos.

 

Ganharei massa muscular também?

whey protein engorda?
Se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, a abordagem sobre o whey muda um pouquinho.

Se você está acima do peso e vai começar a praticar musculação, é possível ganhar massa muscular mesmo em déficit de calorias.

Mas isso vai diminuir à medida que vai se tornando mais avançado, e chegará um ponto que você precisará ingerir mais do que gasta.

E claro, a qualidade do que você ingere conta muito.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

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Com uma ingestão adequada de proteínas de qualidade e, claro, treinamento, essas proteínas serão fatalmente utilizadas na construção de massa muscular.

Você vai precisar manter seu corpo em estado anabólico para isso, e um suprimento proteíco ao longo do dia é fundamental.

Já deu para perceber que o whey é um grande aliado aqui também.

O consumo pré e pós treino de whey protein aumenta a síntese de proteínas corporais, o que auxilia bastante o objetivo de hipertrofia muscular.

E ainda é rico em BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), que são aminoácidos não produzidos pelo organismo humano, e portanto, têm necessariamente que ser adquiridos pela dieta.

É atribuido aos BCAAs um efeito de melhorar a recuperação muscular após o exercício, e por isso são suplementos em moda no mundo fitness.

Pois bem, agora você sabe que terá esses benefícios ao ingerir whey protein.

 

Concluindo

Esperamos que a questão “whey protein engorda?” já seja coisa do passado para você.

Como dissemos aqui, é tudo uma questão de quantidade e qualidade do que você ingere, e claro, da sua atividade física.

A mensagem final que deve ficar é que o whey protein é um suplemento protéico (nada de anabolizante, como alguns pensam), e assim sendo, se a sua alimentação é suficiente em proteínas de qualidade, você pode até não precisar dele.

Mas é um aliado poderoso, especialmente para o ganho muscular, e pela sua praticidade ao substituir outras fontes de proteínas.

6 comentários

  1. Nossa que péssimo esse post.

    Whey que “engorda” (engordar = ganhar gordura), são os wheys de marcas sem compromisso, que colocam MALTODEXTRINA, e vendem 3g de proteina, e 27 de carbo, como se fosse 30g de proteina, 2 carbo.. Assim qualquer um engorda!!

    Com Whey de verdade, o máximo que você poderá conseguir, se fizer uma dieta no minimo razoavel, é ganhar massa!!

    • Olá Felipe

      Não entendi sua contrariedade com o post. Porque nele foi mais do que explicado que o que engorda é um balanço calórico positivo, e que dificilmente isso vai acontecer por causa apenas do whey protein.

      O que é a mais pura verdade. A culpa não é nossa que muita gente tem a dúvida se “whey engorda”, e estamos aqui para esclarecer os fatos.

      E o que você falou procede em parte, e posso te dar um exemplo: Se a pessoa tomar esses wheys “fajutos” e ainda assim estiver em deficit de calorias, ela vai… emagrecer.

      Abraço

  2. Amei as dicas. Só confirma o que eu realmente já sabia é sempre bom reforçar nosso conhecimento. obrigado.

  3. Excelente post, acredito que o Felipe analisou o post apenas pelo questionamento no titulo e não leu o texto completamente, o texto é bem explanativo e objetivo, parabéns.

  4. Bacana seu conteúdo parabens

  5. otimo artigo gostei de ler

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