Home / Comportamento / Zumba emagrece mesmo? Como emagrecer dançando muito!

Zumba emagrece mesmo? Como emagrecer dançando muito!

Que tal um treino que reúne movimentos de dança, ginástica e muitos ritmos musicais, e que ganha a cada dia mais adeptos?

Porém, as pessoas ainda se questionam se a dança zumba emagrece de verdade ou é só mais uma moda.

A resposta é sim, uma sessão desse exercício físico bastante intenso, que tem em média duração de uma hora, pode proporcionar uma queima de até mil calorias.

banner método emagrecimento fácil

Sem contar que pelo fato de aliar a dança ao treino, a zumba é uma atividade que faz bem também para a mente, mandando o estresse e a ansiedade para longe, o que, aliás, facilita a perda de peso.

Basta lembrar que o stress aumenta os níveis de cortisol no sangue, e esse hormônio facilita o acúmulo e reduz a queima de gordura.

E quanto à ansiedade, bom, você deve conhecer aquela cena clichê clássica de cinema, onde alguém está triste ou nervosa e afoga as mágoas num pote de sorvete.

Isso se chama alimentação emocional, e menos ansiedade = menos chances de atacar a geladeira em busca de algo doce.

Outros benefícios do exercício estão no fato de promover uma maior resistência e flexibilidade do corpo, já que todos os grupos musculares são trabalhados.

 

O que é zumba, afinal de contas?

zumba emagrece

banner método emagrecimento fácil

Zumba é um tipo de treino, onde ao longo das aulas os praticantes se movimentam ao som de um mix de ritmos musicais latinos, entre eles, mambo, salsa, merengue, rumba, calipso, flamenco e reggae.

Dessa forma, são utilizados os movimentos da dança para trabalhar pernas, braços, bumbum, abdome, quadríceps, panturrilha e posterior da coxa, tonificando todas as partes do corpo. Ninguém escapa!

Já que os movimentos são cheios de energia, o metabolismo é estimulado, ajudando na prevenção de doenças, pois deixará o corpo funcionando melhor.

Além disso, por se tratar de um exercício bastante aeróbico, o que o torna tão eficiente para queimar calorias, pelo mesmo motivo colabora em muito com a saúde do coração, ao estimular o sistema cardiovascular.

 

Descubra outros benefícios da zumba.

 

Para tornar ainda mais eficiente a perda de peso durante uma aula de zumba, os participantes dançam uma música de forma muito intensa e fazem um intervalo antes que inicie a próxima.

Além de emagrecer, o dinamismo das sessões faz o exercício ser muito divertido, incentivando os participantes a praticá-lo com frequência.

Se você parar para pensar em por que motivos a esteira é tão odiada, e existem diversas estratégias (como ouvir música) para fazer você tolerar um exercício extremamente monótono como ela, bom, esse é um problema que nunca acontecerá numa aula de zumba.

A zumba é indicada ainda a quem deseja trabalhar a barriga, perdendo as gordurinhas localizadas e tonificando os músculos.

Com os movimentos de subir e descer das danças, a região é bem trabalhada. O mesmo pode-se dizer dos braços e pernas, que trabalham de forma constante.

Outros músculos que saem ganhando são os do core, que estabilizam o corpo, situados ao redor do tronco, na linha da coluna lombar. Vale dizer ainda que pesquisas realizadas associam o treino aeróbico ao equilíbrio da gordura do fígado.

Sem contar que o zumba é ideal para trabalhar a coordenação motora, já que os participantes devem seguir uma sequência de movimentos que se repete, em velocidades diferentes.

Além disso, o dinamismo deixa os reflexos mais rápidos, ajudando ainda o equilíbrio.

 

Mais motivos para praticar zumba.

zumba emagrece

Mesmo quem não precisa emagrecer encontra no zumba um grande aliado da boa forma, já que colabora não só com a definição dos músculos, mas também com o seu fortalecimento.

Dessa forma, é possível deixar coxas, bumbum e pernas definidos e durinhos. Sem contar que é uma das melhores atividades para manter o condicionamento físico.

Além disso, qualquer pessoa pode praticar o zumba, basta ter vontade.

Mesmo quem não gosta de frequentar academias pode praticar o treino, já que ele está disponível em mídia para assistir em casa. Quem não sabe dançar os ritmos latinos também não precisa se preocupar, pois os movimentos são fáceis e bem ensinados.

Para se ter uma idéia, se você jogar “aula de zumba online” no Google, ele retona 606000 links. Já no Youtube, são 101000 videos.

Opções não faltam, e se você souber conectar seu computador na televisão, sua sala vira sua academia, e você pode suar à vontade, sem sair do conforto de sua casa.

Porém, é importante seguir algumas recomendações, como realizar o alongamento antes de cada aula para aquecer o corpo.

Já quem fizer zumba para emagrecer não pode esquecer que a atividade física é apenas parte do processo de emagrecimento. É preciso ter uma dieta adequada, além de beber muita água por dia, em torno de dois litros.

Por fim, vale dizer que a zumba promove a interação social a quem escolhe realizar a atividade em uma academia com outros participantes, bem como o desenvolvimento da sensualidade.

Participar de um grupo onde pessoas têm os mesmos objetivos e interesses é uma estratégia muito inteligente, diria fundamental, para manter a disciplina e perseverar rumo ao seu tão sonhado objetivo.

Com isso todo mundo sai ganhando, inclusive, no aumento da autoestima!

 

Zumba emagrece em quanto tempo?

 

É uma pergunta muito comum, e a resposta não poderia ser outra: depende!

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Isso porque exercício não emagrece ninguém. Isso mesmo que você leu.

O fator responsável por 80% do emagrecimento é a dieta. Se sua dieta é um lixo, você pode fazer o exercício que for, que não vai emagrecer nada. Então primeiro ajeite a dieta, que você já vai começar a emagrecer.

E aí sim, uma boa aula de zumba para emagrecer tem mais chances de ser eficaz. Não dá para precisar em quanto tempo isso acontece, mas é garantido que será mais rápido do que sem ela!

Um treino de zumba pode proporcionar um gasto de 400 a 1000 calorias por hora, como mencionado anteriormente.

Se considerarmos também que ele segue alguns princípios do treino intervalado de alta intensidade – esforços máximos seguidos de intervalos com esforços leves – a zumba também promove a queima de gordura mesmo após a atividade física.

Então, o que você está esperando para começar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *